Enquanto o Renault Clio Campus, que só tem opção de motor 1.0, perdeu em vendas...
A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) divulgou hoje seus números de mercado de 2009 que não se diferenciam muito dos mostrados pela Fenabrave no início desta semana. Segundo a associação, o mercado interno de automóveis e comerciais leves fechou o ano com 3,14 milhões de unidades, 11,4% a mais que em 2008.
A produção, no entanto, caiu 1%, tendo como principal causa a queda de 40,5% no volume de exportações, em função das consequências da crise econômica mundial. O Brasil mandou para o exterior 475,3 mil carros no ano passado, enquanto em 2008 esse número foi de 734,6 mil. E a expectativa para 2010, ao menos, é de melhora. A associação dos fabricantes espera vender 530 mil carro para outros países, com uma alta de 11,5%.
Uma surpresa no fechamento de dezembro foi a superação dos carros com motores entre 1,1 litro e 2,0 litros antes os populares de até 1,0 litro. É a segunda vez na história que isso acontece. 'Desta vez, além da redução do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado), o brasileiro está com maior poder de compra', justificou Jackson Schineider, presidente da Anfavea. Já os carros flex dominaram de vez o mercado e fecharam 2009 com 88% da participação geral. Desde 2003, já foram licenciados 9,6 milhões de automóveis bicombustíveis. Quanto a este ano, a previsão de vender 3,4 milhões de veículos foi mantida, assim como a de produzir 3,39 milhões de unidades.
... Vectra (motor 2.0 flex) e Fiat 500 (motor 1.4) se beneficiaram
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