T.25: o carro do criador do McLaren F1 pode ser brasileiro



O T.25 é um carro que impressiona bastante à primeira vista, principalmente pela pintura fosca, abertura de portas interessante e tamanho bem compacto. O que não surpreende é saber que quem o criou foi o gênio Gordon Murray, que aperfeiçoou modelos de Fórmula 1 e desenvolveu o McLaren F1, esportivo que atingiu o recorde de velocidade mais alta nos anos 1990. O modelo foi criado na Inglaterra, mas poderá não só ser comercializado como também fabricado no Brasil.

Menor que o smart fortwo, o T.25 tem apenas 2,40 m de comprimento, 1,30 m de largura e 1,60 m de altura. Apesar do tamanho, é seguro: tem freios ABS, ESP e controle de tração de série. O T.25 é bem leve, pesando 575 kg, contra 770 kg do smart.

O motor é 1.0 de três cilindros turbocomprimido, com 84 cv. O modelo chega a limitados 145 km/h, e vai de 0 a 100 km/h em 16,2 s. O câmbio é um semi-automático seqüencial de cinco velocidades. O consumo chega a 26,1 km/l.



Assim como no McLaren F1, o motorista dirige no centro do carro, e os dois passageiros se sentam pouco atrás do motorista, um de cada lado.

O modelo tem apenas uma porta, ao estilo dos aviões-caça, que se abrem por inteiro para dar acesso ao interior.

O empresário Eike Batista pretende fabricar no Brasil o T.25 que vinham sendo projetados por Gordon Murray. Huw Owen, diretor executivo da Gordon Murray Design, disse à Car and Driver que virá ao Brasil no início de julho para uma reunião com o empresário brasileiro. No entanto, a EBX, holding do grupo de Eike Batista, nega haver algo de concreto para anunciar.

Comentários