Quatro Rodas completa 50 anos em meio a alegrias, tristezas e dúvidas



Seria meio que obrigação informar a comemoração dos 50 anos da revista Quatro Rodas, produzida pela editora Abril. Juntamente com a Autoesporte (da editora Globo), nas bancas desde 1964, são as fontes de pesquisa, entretenimento e diversão mais procurados quando o assunto é carro (sem desmerecer Motor Show, Carro, Fullpower...)

O "diálogo" vai ficar meio chato, pela falta de fotos...

A revista tem mais idade do que publicações como a Veja, a mais comprada do Brasil, desde 1968 em circulação. E comemora com uma edição de 264 páginas, com destaques realmente surpreendentes, como a avaliação do Fiat Idea (que, tecnicamente, não foi lançada); VW Jetta, recentemente renovado (abaixo); New Fiesta vs. Honda City, e, como matéria de capa, Kia Sportage vs. Hyundai ix35.



Recentemente, duas perdas abalaram quem acompanha a "QR", como é chamada: Nehemias Vassão, o "homem dos carros de segredo", que fez vários furos de reportagem entre os anos 1960 e 1980, e Douglas Kawazu, que cuidou da parte tecnológica, como alguns aplicativos disponíveis no site da revista.

A Autoesporte começou, de alguns anos para cá, a despertar a atenção de quem só comprava Quatro Rodas (meu caso, inclusive). Suas capas elaboradas, segredos publicados bem antes do lançamento (veja o caso do Uno, revelado em maio de 2009) e a pontualidade na entrega fizeram os leitores da revista da Abril ficarem um pouco desapontados.

Obviamente, as duas seguem linhas diferentes: a revista da Globo é mais enxuta, com uso de desenhos amplos, cores fortes, e textos algumas vezes irônicos. Já a "QR" é discreta (às vezes até demais: algumas fotos saem bem pequenininhas...), talvez um pouco mais fácil de entender para uma pessoa que, por exemplo, não curte carros e compra a revista para se decidir sobre um lançamento.

Infelizmente, há uma grande discrepância de tempo entre a divulgação da nova capa da Quatro Rodas no site e a chegada da edição às bancas ou aos assinantes. E mais: os assinantes estão recebendo a revista depois de quem comprou no jornaleiro.

Outra crítica foi em relação a diversos comparativos, onde carros que não tinham chance eram declarados vitoriosos, mas isso eu não posso comentar, afinal trata-se de uma metodologia adotada pelos editores.

Eu, particularmente, acompanho a Quatro Rodas desde 1999, quando tinha cinco anos. Tenho guardadas todas as edições desde então, além dos CD-ROMs "Todos os carros de Quatro Rodas", com os modelos avaliados desde 1961 (abaixo). Para minha felicidade, todo o conteúdo da "QR" desde esta época será publicado no seu site, também.



Assim como outros leitores de longa data, o Auto REALIDADE deseja tudo de bom à Quatro Rodas, assim como a todas as outras publicações que cobrem o mercado, sem contar todos os sites e blogs automotivos, parceiros ou não.

Comentários