Andando no Ford Focus



Sabe todos aqueles excelentes comentários que fazem sobre o Ford Focus? Pois é, agora o Auto REALIDADE também assina embaixo: o sedan e o hatch são superiores aos seus respectivos concorrentes em âmbito geral.



As versões avaliadas foram: hatch 1.6 Sigma Flex GLX, sedan 2.0 Flex GLX e hatch 2.0 Flex Automatic Ghia.



Primeiramente, vale dar uma boa olhada no carro parado. Tudo é fluido, vivo, o que passa a impressão de um carro superior.



Os cromados estão nos pontos certos, e o design não comprometeu o espaço interno. Só uma ressalva: as rodas aro 16’’ da versão básica são mais bonitas que as da versão Ghia, também aro 16’’.

Por dentro, o requinte é visível na presença de materiais semelhantes a alumínio (raios do volante, bordas das saídas de ar, sistema de som) e fibra de carbono (console central).



A versão Ghia avaliada contava com todos os opcionais, inclusive teto solar. Estavam na lista também o computador de bordo (com comandos mal-posicionados), ar-condicionado digital, sistema de som MyConnection da Visteon, câmbio automático, entre outros itens.

Um recurso muito chique é a iluminação do piso quando abrimos a porta. Nem o Fusion oferece isso! Outra novidade no Focus é a possibilidade de ligar o motor sem chave, apertando o botão “Ford POWER” próximo ao porta-copos.



Vamos apertar e ver no que dá?

Aqui vai uma ressalva: o local de colocar a chave (no GLX) foi tampado com uma peça de baixa qualidade no Ghia.

O GLX tem várias peças (maçanetas e carcaças dos retrovisores externos) sem pintura, mas o motor Sigma (o mesmo utilizado no New Fiesta, clique aqui para ver a avaliação dele) é silencioso e entrega boa potência, claro que inferior ao 2.0.



O sistema de som é bacana, mas só os donos de Focus encontrariam a entrada USB dele.



Perdoando de prontidão os fãs de Astra, Golf, Stilo e Vectra GT, o Focus é mais carro. Citroën C4, Hyundai i30 e Subaru Impreza 1.5 podem até agradar outros tipos de público, e até tem pontos onde são melhores do que o Focus. Mas no âmbito geral, o Ford é o melhor.

Avaliação final

Focus VS. “Meu carro”

*****

Meu carro (0 km) ficou parecendo uma lata de ferro perto do Focus.

Focus VS. “Carro do papai”

**

Ele não gostou tanto assim do Focus, prefere o carro dele!

Comentários