Avaliação com o Fiat Doblò 1.8 e.TorQ Locker



Lançado em 2002 no Brasil, o Doblò acompanhou a mudança do europeu em 2009 – tanto tempo que surgiu no mesmo ano um Doblò completamente reformulado na Itália.

O ineditismo fica por conta da versão Adventure, que traz um conjunto de estilo ousado, com plásticos, apliques cromados e estepe na traseira.



De perto, o novo Doblò é muito mais simpático do que o anterior – que era horrendo, especialmente na versão Cargo, com para-choques pretos e rodas de aço sem calotas. Evidente que o Doblò renovado não chegou a ficar lindão, afinal, trata-se de um multiuso.

Um ponto falho é o estribo, feito de alumínio, que parece ter saído de uma fábrica de piso de ônibus. O material está presente também na traseira, algo que tem constraste berrante com o suporte de estepe, bem desenhado.



A versão Adventure tem lugar para seis passageiros. Nas versões ELX e HLX, dois bancos podem ser comprados como opcionais, totalizando sete passageiros.

O Doblò pode ser comprado com motorização 1.4 8V (que permanece em produção) e 1.8 e.TorQ de 132 cavalos, a qual foi avaliada pelo Auto REALIDADE.

Por dentro, tudo é (quase) igual ao Doblò antigo. O espaço é ótimo, mas o acabamento não é de ótima qualidade.

O grande problema do Doblò no mercado brasileiro é que seu preço é alto. Com motor 1.4, inadequado para o peso do modelo, o preço já começa em R$ 51 990, e sem ar-condicionado, oferecendo de série apenas calotas, direção hidráulica e vidros e travas elétricas.

Completo, como o modelo que avaliamos, prepare-se para desembolsar R$ 69 881, mais caro que Grand Livina, Zafira e até mesmo Kia Carens, que pelo mesmo preço (ou até menos) tem estilo e dirigibilidade mais próximos de um modelo de passeio.

AVALIAÇÃO FINAL

Doblò VS. “Meu carro”

** (Duas estrelas)

O Doblò é o tipo de carro que é usado para transportar muita gente e bagagem. Como este não é meu caso, acredito que o Fiat cobra um preço bastante alto pelo espaço que oferece, já que mesmo na versão completa faltam itens de comodidade.

Doblò VS. “Carro do papai”

*/* (meia estrela)

Foi um dos carros que passaram pelo Auto REALIDADE mais criticados. Ele amou o espaço interno, mas quando lhe disse o preço do Doblò... saiu dizendo uma porção de termos impublicáveis aqui...

Comentários

Anônimo disse…
A avaliação estética foi muito útil, pena que não tenha sido feita uma avaliação funcional.