Opinião: Super Racing decepciona até mesmo os otimistas


Onde estão os gráficos de performance?

Recentemente disponibilizado para download, o Super Racing (175 MB) aparentemente tem características que o favorecem: carros famosos (Mazda RX-7, Chevrolet Camaro, Audi TT...), pistas interessantes e opções legais. Engano fatal!

O jogo já começa desagradando na instalação: ele não obedece a língua a ser selecionada. Ou seja, pode-se escolher Português Brasil, mas no game a língua que ficará é o inglês.

O menu é bastante mal-projetado, com uso obrigatório do mouse (péssimo para fãs de NFS) e um erro inaceitável: SinglePalyer??? O jogo não passou por revisão ou mesmo pelas mãos de algum gamer? (veja abaixo)


Em momento algum se vê escrito "Super Racing". Em seu lugar, aparecem caracteres em japonês.

O jogo peca por oferecer mais menus incompletos. Observe que, na foto de abertura, seria possível comparar os modelos com seus gráficos de performance. Seria, pois na prática eles não aparecem. E o que dizer das setas que permitiriam visualização em 3D do veículo, que simplesmente não funcionam?


Os modelos até são bem-feitos, porém nenhuma opção adicional é aceitada pelo Super Racing. Exemplo: não é possível correr contra carros controlados por computador (o chamado AI), nem mesmo quando esta opção é selecionada. O nome Kenshin permanece na placa do automóvel, mesmo quando se seleciona outra nomenclatura ao usuário.

Não parece, mas a combinação de inglês (facilmente entendido) com o japonês irrita não por não se compreender, porém pelo visual, que fica bem mais pobre. Veja abaixo o horroroso "GO" escrito acima do carro, para indicar a partida. Às vezes parece se tratar de um jogo dos anos 1990.

O que não é verdade. Outro detalhe: o jogo reproduziu carros famosos sem autorização, então apagou todos os nomes de modelos e marcas (mesmo assim, é muito fácil identificar quem é quem). Exceção feita ao VW Polo, que aparece no game com o símbolo da marca e seus logotipos, inclusive em chinês.


A câmera tenta passar sofisticação ao adicionar um efeito parecido com o MotionBlur, e se distancia, como no ProStreet. Se distancia demais, na verdade. Sem falar que o velocímetro dos modelos é o mesmo, feio e mentiroso (em todos os teste que fiz, os carros passaram longe dos 400 km/h alardeados).



Pesando muitos contras e magros prós, Super Racing é leve perto de quase todos os jogos da série Need For Speed e se passa por dublê de ProStreet para quem não pode ocupar o HD com 7,81 GB, ou para quem tem um PC mais fraco.

Porém, estamos em 2011, e para um game lançado este ano, Super Racing merecia ser analisado novamente. Uma boa desculpa seria afirmar que o jogo estaria em fase de testes, o que não é o caso. Os menus apresentam erros grosseiros, a jogabilidade deixa a desejar (para não dizer ridícula, tanto em curvas como até mesmo nas retas) e a apresentação visual é bastante horrorosa. Parece até que o Super Racing não passou por testes com usuários, ou mesmo foi criado apenas por uma pessoa.

Vale lembrar que os carros não tem uma unidade visual entre si. Mas nada decepciona mais do que ser um jogo que, na verdade, não oferece o que ele mostra.

Para quem acredita que o Auto REALIDADE tenha exagerado no quesito reclamações, vale lembrar que diversos outros games foram testados, nenhum com tantos problemas. E o Baixaki (um dos maiores sites que reúne downloads) também escreveu avaliação negativa sobre o game, algo raríssimo de ocorrer. http://www.baixaki.com.br/download/super-racing.htm

Comentários