Reportagem: Lancia Musa


A Lancia, marca pertencente à Fiat, comumente vende veículos semelhantes aos de sua proprietária, porém com alterações para garantir mais conforto (diferente da Alfa Romeo, que investe na esportividade). Um exemplo ocorreu após o lançamento do Fiat Idea, em 2002 no mercado europeu. Pouco depois, no Salão de Genebra de 2004, a Lancia apresentou o monovolume Musa (atual quarto veículo mais buscado no Auto REALIDADE). Durante sua avant-premiere, garotas muito bonitas a apresentavam aos visitantes, justificando seu nome...


O Musa foi o monovolume compacto mais vendido em 2006 e 2007 na Itália.

Para a linha 2008, o Musa recebeu um face-lift, que inspirou a re-estilização do Idea brasileiro (curiosamente, o modelo europeu não acompanhou a mudança).



Entre as principais alterações, destaque para os para-choques, que abandonaram os frisos pretos, novas rodas, nova tampa do porta-malas, maior e rebaixada em 4 cm para facilitar a acomodação de bagagem, e lanternas de LEDs.


O Musa é um veículo familiar, mesmo tendo 4 metros de comprimento. Porém tem 2,51 metros de entre-eixos, ampliando o espaço interno, e 1,66 metros de altura.


A minivan da Lancia possui motores 1.4 de 95 cavalos, 1.3 Multijet 16V de 70 cavalos (movido a diesel) e 1.9 Multijet de 100 cavalos (também diesel). O modelo poode ser equipado com câmbio robotizado (automatizado) DFN (Dolce Far Niente, gosto por não fazer nada), semelhante ao Dualogic adotado no Fiat Idea.

Outro dispositivo encontrado também nos modelos Fiat é o Blue & Me, sistema de som que permite comunicação entre celulares via Bluetooth, além de contar com portas USB (Universal Serial Bus).

Por dentro, nem parece um derivado do Fiat Idea, ao menos para nós, brasileiros, que temos que nos contentar com o painel trazido do Palio III (2003). Tanto Idea europeu quanto Musa possuem instrumentos centrais. A alavanca de câmbio é elevada, há sistema de navegação, ar condicinado digital automático com dupla seleção de temperatura, bancos de couro...


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