Nissan March: todos os detalhes do novo hatch popular


O Nissan Inova Show está sendo um grande aliado à divulgação do March, compacto de quatro portas que já está disponível nas concessionárias. O modelo vem brigar com Uno, Sandero, Fiesta (RoCam), Picanto, Gol e Novo Palio. Qual é o melhor? Depende do que você quer, como pode-se conferir na tabela ao término da matéria.

Um ou outro traço remete ao novo Kia Picanto, mas, diferentemente do que revistas andam dizendo, o March não tem nada parecido com o Chery QQ.

Primeiramente, o March não empolga tanto pela parte externa – como todo Nissan. Apesar dos faróis ovais, lateral e, principalmente, traseira, não têm muita graça. 

Traseira não aparece nas propagandas. Não se assuste, a porta do motorista está mal-fechada, mesmo.
Porta-malas de 265 litros é razoável
As maçanetas sem pintura e as calotas destoam um pouco, mas não decepcionam na versão avaliada, 1.0S.



No interior, o March revela seus dotes. O acabamento é superior à maioria dos hatchbacks básicos (exceto Kia Picanto), o espaço interno é bom (especialmente para a cabeça) e o modelo vem com airbag duplo em todas as versões (tática adotada no lançamento do Renault Clio nacional em 1999).

Se o interior não é inspirado, ao menos é bem-montado
Airbags duplos de série em todas as versões
Bom sistema de som (opcional)
Repare na altura do teto
Botões de vidros elétricos traseiros são duros e pequenos. Maçaneta lembra a do Nissan 370Z, mas sem pintura

Peculiaridades do Nissan March

Nissan pretende vender 5000 unidades/mês do March
O motor 1.6 ainda não está disponível, mas a Nissan promete liberar o propulsor para o March até o final de 2011. Por enquanto, só o 1.0 16V de 74 cavalos, flex-fuel, presente nos Renault Clio, Logan e Sandero.


O March não terá freios ABS disponíveis nem como opcional. Isso por conta de problemas no fornecimento de peças na fábrica. A própria Nissan afirmou que só poderia optar por um dos dois equipamentos no lançamento, e que o público-alvo entenderia melhor os benefícios das bolsas infláveis do que dos freios que evitam travamento das rodas, que chegam no primeiro semestre de 2012.


O teto exibe dois relevos, em forma de “U” – ou bumerangue, como preferir – que deixaram o teto ligeiramente mais leve e silencioso, além de melhorar a aerodinâmica.

iPad para consultar mais informações sobre o March ou outros modelos da linha

O bocal do tanquinho de partida a frio localiza-se na “grelha” próxima aos limpadores de para-brisa. Qualquer descuido poderá desbotar a pintura do carro.


Você deve ter notado os adesivos na lataria do March vermelho Fuji, anunciando o preço de R$ 27 790. Na verdade, este é o preço da versão 1.0 de entrada, sem calotas, ar, direção elétrica ou trio elétrico. Seus itens de série são “computador de bordo” com cinco funções, conta-giros, tomada 12V e para-sóis com espelhos para motorista e passageiro.

Tomada 12V está numa posição pouco usual
Ponteiro do conta-giros (série) fica na vertical, como nos esportivos da Nissan

Veredicto: O Nissan March chega sem pretensões de se tornar o carro mais vendido, mas possui qualidades como o aproveitamento de espaço, o bom motor e a garantia de três anos. Antes que se diga que ele é sem graça, a Nissan disponibiliza diversas “tatoos”, spoiler frontal, saias e rodas de liga aro 15’’.

Nota Final

8,8

Como o Nissan March reage diante dos concorrentes?

Nissan March


POSITIVO! Espaço para ocupantes, organização da cabine, manutenção, garantia

NEGATIVO... Consumo com etanol (cidade), câmbio

Fiat Uno [avaliado em 22 de outubro de 2010]



POSITIVO! Design, sensação de modernidade, consumo

NEGATIVO... Preço completo, espaço na traseira, encostos de cabeça dianteiros fixos

Volkswagen Gol


POSITIVO! Confiabilidade, design

NEGATIVO... Preço completo, espaço (comparado aos concorrentes)

Kia Picanto


POSITIVO! Design, garantia, equipamentos de série

NEGATIVO... Preço (com IPI elevado), manutenção, porta-malas

Ford Fiesta RoCam [avaliado em 20 de agosto de 2010]


POSITIVO! Condições de compra, espaço interno

NEGATIVO... Futuro incerto, acabamento, design

Renault Sandero [avaliado em 12 de abril de 2011 e 24 de junho de 2011]


POSITIVO! Espaço interno, porta-malas, preço, garantia

NEGATIVO... Manutenção

Fiat Palio (nova geração)



POSITIVO! Design, sensação de modernidade

NEGATIVO... Motor 1.0, preço completo

Comentários

  1. Júlio, Como você consegue avaliar o Novo Palio? Não se sabe o preço completo e já que criticou o seu motor teria que ter criticado o do Uno também. Além de achar que vai cair bem o 1.6 etorq nele. Abs

    ResponderExcluir
  2. Tipicamente, os carros da Fiat alcançam preços elevados quando equipados com todos os opcionais. Citei o preço do Palio completo como desvantagem porque ele ultrapassaria o valor dos carros comparados, entre R$ 30 e 40 mil.

    O motor 1.0 é apenas suficiente para o Uno; com o 1.4 a situação melhora. Mas, no Palio (mais pesado), o desempenho deverá ser inferior.

    (comment atrasado)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.

Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com

Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).