Automóveis a diesel se adequam à Euro 5 de 2012

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A partir de 1º de janeiro de 2012, todos os veículos que utilizam motores a diesel (estão incluídos caminhões, ônibus e máquinas agrícolas) deverão se adequar às normas antipoluição Euro 5 e Proconve 7, utilizando combustível com, no máximo, 50 parte por milhão de enxofre. A Petrobras, que não havia disponibilizado o diesel adequado ao Euro 4, deverá desta vez oferecer o combustível mais limpo. Para se ter uma ideia, o atual diesel oferecido pela Petrobras contém entre 500 e 1800 ppm.

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Ou seja, nos postos haverão bombas distintas de diesel: algumas adequadas à Euro 5 e outras destinadas à "frota velha" que usa diesel com mais enxofre. A desvantagem é que algumas montadoras estimam aumento no valor dos veículos de até 15%.

Entre as novas tecnologias dos motores a diesel está o sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva), composto por um catalisador redutor acoplado a um sistema de injeção de ARLA 32 (líquido composto por 32,5% de uréia diluída em água desmineralizada), transformando o NOx em água e nitrogênio puros mais facilmente e reduzindo o consumo em cerca de 5% (veja vídeo abaixo).



Comentários

Nem todos os motores usarão o SCR, alguns já conseguem bons resultados com o EGR.