Os fatos que marcaram o Auto REALIDADE em 2011



O ano de 2011 marca a estabilização do Auto REALIDADE como um blog de atualizações freqüentes, com conteúdos exclusivos e aumento do número de visitantes, além do registro de 1 milhão de visitantes! Vamos marcar os destaques do ano:


Janeiro: foi o mês de renovações internas, no modo de editar as postagens: veio um novo notebook para realizar as “Opiniões dos Games”. No começo do ano foram revelados a polêmica Ferrari FF e o substituto do Zonda, o Pagani Huayra, além da apresentação do Civic Concept em Detroit, carro-conceito que definiu as linhas gerais do sedan de produção.

Fevereiro: expectativas geradas pelo Renault Fluence e o lançamento do Lamborghini Aventador marcaram o mês.


Março: se a máxima brasileira é de que “o ano só começa depois do Carnaval”, realmente só a partir deste mês foi aberta a temporada de lançamentos do ano. Vieram JAC J3, VW Jetta, Renault Fluence, Peugeot 408...


Abril: conseguimos avaliar o Renault Fluence pouco após sua chegada às concessionárias. No mês foram apresentados o novo VW Beetle e a nova geração do Nissan Tiida, modelos que interessam aos brasileiros e previstos para serem lançados próximo ano.


Maio: teve o face-lift do Sandero, algo simples mas que foi interessante para quem estava de olho no modelo, além do lançamento do Citroën C3 Picasso e do face-lift no Peugeot 207. No primeiro dia do mês tivemos acesso ao Need For Speed Shift 2 Unleashed.



Junho: o Auto REALIDADE cobre pelo segundo ano consecutivo o Tuning Show, evento anual ocorrido no Atlantic City. No mês surgiram a nova geração do Mercedes Classe M, o Fod Ka renovado e o Cobalt Concept, que daria origem ao modelo de produção. No dia 29 de junho foi criado o grupo Auto REALIDADE no Facebook, equivalente à comunidade do Orkut, porém com atividades bem mais freqüentes.

Julho: o mês que marcou a parceria do Auto REALIDADE com a revendedora independente de Teresina Getúlio Veículos. Assim, durante o mês conseguimos modelos de pauta como Camaro e BMW X1. No mês, foram revelados o Renault Frendzy e o Peugeot 508 RXH. Além disso, o editor passa a compor matérias para o blog Bizarrices Automotivas, parada obrigatória para conferir as curiosidades e esquisitices que rondam o mundo do automóvel.


Agosto: o mês de apresentação do Fiat Freemont, do Kia Picanto, do Porsche 911, Toyota Camry, Ford Evos...

Setembro: no começo do mês, avaliamos o Cruze, ainda sem divulgação pela GM, e o Camaro Convertible, com exclusividade. Outro destaque que foi visto por aqui em primeira mão foram os flagras reveladores de diversos modelos da Chevrolet, incluindo interior dos modelos. No dia 19, comemoramos 1 milhão de acessos contabilizados! Foi o mês do lançamento do Renault Duster e do Ford New Fiesta Hatch.


Outubro: o Auto REALIDADE avalia pela primeira vez um carro elétrico, o Nissan Leaf. Este mês foi o escolhido para inaugurar o novo visual do blog, com um novo banner e agora contando com a área de postagens mais ampla, o que abriu espaço para fotos bem maiores, mais cômodas de se ver. E foram lançados os Hyundai Elantra e Veloster.



Novembro: um Nissan March é comprado para tirarmos a prova real: será que este compacto é um bom produto? Estamos fazendo uso intenso dele para darmos a resposta...
Neste mês, também tivemos acesso ao Nissan Versa e ao March SR no dia de suas simultâneas apresentações. E ainda chegou o novo Fiat Palio.


Dezembro:  o mês que tipicamente é menos movimentado não teve um dia sem postagens do Auto REALIDADE. A média de acessos subiu e estamos contatando mais parceiros. A avaliação de destaque do mês foi a do recém-lançado Chevrolet Cobalt.


Repercussão na mídia

Até 2011, o Auto REALIDADE era um blog sobre carros mais privado, mas a partir deste ano passamos a ter destaque. Primeiramente com a matéria sobre os modelos em testes da Chevrolet, assunto de pauta do site Autossegredos, referência nacional em desvendar modelos a serem lançados. As fotos da Chevrolet PM7 chegaram a estampar uma matéria da revista Autoesporte, sem contar que nomes reconhecidos no Brasil, como Notícias Automotivas e Bizarrices Automotivas, realizaram parcerias. Outro fator de suma importância foi a divulgação realizada por pessoas, seja no Orkut, no Twitter ou no Facebook.

O que o Auto REALIDADE teve de novo em 2011

Página do Facebook: é só digitar “Auto REALIDADE” na caixa superior do Facebook para se deparar com a página de atualizações do Auto REALIDADE. Mas aqui no blog existe a opção de “curtir”, na barra lateral. Assim, todas as atualizações do blog terão seus links publicados no seu mural.


Grupo Auto REALIDADE: não é um grupo só sobre as postagens do blog. Nele, realmente abordamos tudo que envolve carros e até temas “off” (que nada tem a ver com automóveis), mas sem perder o bom humor e o espírito de união entre os membros, que são de várias partes do Brasil e tem perfis bem diferentes, embora a maioria seja jovem. No grupo, blogs parceiros também podem ter suas matérias e projetos postados por lá.

Abas: além de conferir as novidades – na “Home Page” do Auto REALIDADE – os leitores podem saber como contribuir para o blog na aba “Contribua!” e os interessados em patrocínios terão mais informações na seção “Anuncie!”. Além disso, na página “Sobre mim...” você fica sabendo mais sobre o perfil do editor do blog.

Contador de visitas do Blogger: utilizávamos um contador de visitas elaborado por terceiros, e que terminou por não contabilizar corretamente o número de acessos reais. Com a primeira renovação do Blogger, passamos a adotar um registrador de visitas animado, que varia em tempo real o número de pessoas que já visitou o blog.

Banner: o Auto REALIDADE entrou em 2011 com o banner do Koenigsegg Agera criado em julho de 2010, o primeiro criado com o recurso do Photoshop e igualmente o primeiro em alta resolução. Com o lançamento do Agera R, decidimos reformular o banner, adicionando na própria imagem o slogan “Tudo sobre carros. Tudo mesmo!” que acompanha o blog desde os primórdios. O atual banner do Auto REALIDADE foi ao ar em 23 de outubro, data do segundo aniversário do blog – e deverá permanecer inalterado por um bom tempo. Ou não...

Layout: o Auto REALIDADE sempre teve um perfil clean clássico, com fundo cinza-claro sobre letras pretas, uma configuração que facilita a leitura. Neste ano, decidimos melhorar as leituras das imagens, pois muitas delas precisavam ser clicadas para se ver mais detalhes – e para complicar, o período de readequação do Blogger fez com que imagens “upadas” não pudessem ser ampliadas até o uso do Novo Blogger. Assim, todas as matérias desde o dia 23 de outubro possuem as imagens devidamente postas em tamanho “X-Large”, e não apenas “Large” como a partir de 2010 ou “Medium” antes disso...

Vinheta de vídeos: o Auto REALIDADE teve primeiramente como vinheta a própria logomarca do blog, que aparecia por alguns segundos. Em meados de 2011 continuou assim, mas com um trecho de música de fundo: uma parte instrumental da música Tout Est Bleu (Jean Michel Jarre). Entretanto, esta vinheta nunca foi completamente ao ar nos vídeos do Auto REALIDADE, já que algum som se sobrepunha ao vídeo de abertura.

A partir de 12 de novembro, todos os vídeos apresentados pelo Auto REALIDADE possuem uma curta vinheta de cinco segundos, elaborada pelo próprio editor-chefe Júlio Max (é, tudo quem faz aqui sou eu mesmo...) com recursos visuais elaborados com o Sony Vegas e com um trecho final de um remix da música Buttons do grupo Pussycat Dolls. E o ronco que vem logo depois? Acredite ou não, é de um Mitsubishi 3000GT!

Em breve, escreveremos aqui sobre as novidades de 2012!

Comentários

Xracer disse…
Muito bem !
Continuem assim !
Excelente blog, parabéns !

Um excelente 2012 para o editor-chefe e o blog ! rs