Avaliação do Chevrolet Celta LS


Amado por uns, odiado por outros, o carro que abre a temporada de avaliações do Auto REALIDADE é o Chevrolet Celta, que completa doze anos no mercado nacional. De 2000 para cá algumas coisas mudaram, mas nunca deixou de ser o modelo de entrada da linha GM. A versão avaliada foi a LS, mais simples.


A linha 2012 do Celta foi apresentada... em fevereiro do ano passado. O modelo recebeu retoques externos e internos para não perder mercado até a chegada de seu sucessor, o Projeto Ônix, no primeiro semestre de 2013.


Foram alterações pequenas. A frente ganhou para-choque com grades redesenhadas (a grade superior é bipartida, com o logo dourado da Chevrolet sem o aro cromado) e faróis escurecidos. 


Na lateral, só as calotas e o logotipo “LS” são novos. E na traseira, só o “novo” emblema da Chevrolet e as lanternas fumê. 


Contudo, as pequenas mudanças remoçaram o Celta, embora ele não possa ser classificado como totalmente novo, como o Uno ou o Gol Geração 5.


Por dentro, o Celta também ganhou alterações. O visor de horas e quilometragem passou da cor amarelada para o “Ice Blue” presente em outros modelos da Chevrolet. O quadro de instrumentos tem nova tipologia, o volante tem novo desenho (e na teoria permitiria a instalação de um air-bag), o pomo da alavanca é novo, os botões de ar-condicionado tem novo desenho (parecido com o de Agile, Montana e Cobalt) e os bancos possuem nova estampa.

De resto, mantém suas qualidades e defeitos. O consumo e o seguro estão a favor do Celta, assim como o desempenho: no tiro rápido que fizemos hoje no modelo, percorria-se as ruas com facilidade, com boas retomadas: mérito do motor 1.0 VHCE introduzido em 2009, de 77/78 cavalos com etanol. O espaço interno, no entanto, comporta mal uma pessoa de 1,80 metro na frente e outra de mesma altura atrás, que ficaria sem poder posicionar as pernas corretamente. Sem falar que o encosto de cabeça dos bancos da frente é fixo, o que pode causar o “efeito chicote” num acidente, pois não alcança a cabeça dos mais altos. Já os encostos traseiros são de série (no Mille são opcionais e no Gol Geração 4 não estão disponíveis) e reguláveis em altura.


Seu porta-malas de 260 litros está na média do segmento, e recebe apenas a iluminação da placa, que fica no para-choque.

A suspensão lhe garante boa estabilidade em curvas, mas compromete bastante o conforto, trepidando em pisos que Palio e March passariam invictos. Às vezes se tem a sensação de estar num carro usado, por conta de certas vibrações.


Para quem está de olho em um Celta, o momento de levar um é agora. Estão ocorrendo promoções do modelo em algumas concessionárias, para esgotar o estoque dos modelos 2011/2012. Quanto mais próxima a estréia do Chevrolet “Ônix” estiver, pior vai ser para quem comprar um Celta, por conta da desvalorização – apesar de o hatch ser um dos carros que menos perde valor em um ano do Brasil, esses novos donos perderão a oportunidade de levar para casa um modelo renovado e melhor do que o Celta. Aproveite os pátios cheios e peça descontos...


O Celta LS duas-portas sem opcionais tem valor sugerido de R$ 26 008, valor que pode ficar abaixo dos 23 mil com as promoções. O LS quatro-portas custa R$ 27 558 na tabela, valor que também pode baixar na concessionária. Estes modelos trazem muito pouco de série: calotas, ajuste da altura dos cintos de segurança dianteiros, conta-giros, para-choques da cor do veículo, indicador de temperatura do motor e de combustível analógicos, preparação para som, porta-moedas, brake-light e forração parcial de tecido nas portas. Apesar de parecer muito, é o mínimo para um carro. O LT sumiu do configurador da Chevrolet.


Veredicto: Definir o Celta como sendo um carro bom ou ruim depende especialmente do objetivo do proprietário. Para um carro popular, o Celta apresenta baixo custo de manutenção, seguro e combustível, oferece boa agilidade na cidade, baixa desvalorização... mas pesam contra o espaço interno, a segurança (não é possível equipá-lo com airbags ou freios ABS), a suspensão dura e a falta de equipamentos de série - e também de opcionais. Não que o Celta os tenha, já que com os acessórios vendidos apenas nas concessionárias, pode atingir R$ 33 616.


Nota Final

7,9

Bônus


A Chevrolet já está disponibilizando nas concessionárias o Corsa Hatch e o Meriva linha 2012 – o último ano de produção dos dois carros. Ambos podem contar com air-bag duplo como opcional, como o modelo das fotos.


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