Avaliação do carro mais polêmico da Hyundai


Apresentado em primeira mão no NAIAS 2011, o Hyundai Veloster é a materialização de um concept-car que chegou com um estilo original e as famigeradas três portas: duas ao lado direito, uma para o motorista. Mas poucas vezes, em tão pouco tempo, um carro gerou tanta polêmica em torno de si. Agora, talvez você esteja recordando do “Caso Stilo”, que teve unidades com defeitos nos cubos de roda do eixo traseiro, ou do i30, que chegou ao Brasil bem mais caro/com menos itens do que era anunciado. As primeiras unidades do Veloster subiram de preço antes de chegar. Depois, a CAOA passou a cobrar mais pela... cor branca. E muitos se viram obrigados a levar essa tonalidade, menos austera do que as únicas disponíveis: preto e prata, além de dar um sinal de 10% do valor do carro (o que não era garantia de pronta entrega). Até surgiu em letras de funk, mais especificamente em músicas dos MCs Guime e Boy do Charmes. E algumas unidades chegaram aos donos sem equipamentos prometidos, como faróis com projetores, oito alto-falantes no sistema de som e oito airbags. Outra: o Veloster vinha declarado com 140 cavalos, como se o motor fosse o 1.6 GDI, mas não passa do DOHC de 128 cv. Para completar, o preço do Veloster teve um aumento considerável devido ao reajuste da alíquota do IPI para carros produzidos fora do eixo Mercosul-México. Mas esqueçamos por um tempo a curta história do Veloster (além de sua má fama) e tratemos do carro em si.



A Hyundai criou um carro que, admirado ou desprezado, não passa despercebido (se não estiver num bairro mais nobre...). Os faróis e lanternas alongados, as diversas curvas, vincos e formas arredondadas, conjugados a elementos curiosos, como a dupla saída central de escape, as rodas aro 18’’ com filetes na cor do carro, os LEDs, a antena tipo Shark, o aerofólio que corta a lateral: tudo isso atrai olhares bem demorados ao Veloster.




E por dentro também não há mesmice: o ambiente é adequado tanto a um passeio tranqüilo (e, como você verá logo mais, essa é a proposta mais adequada de condução ao Veloster...) quanto a uma volta em um autódromo. O volante, os intrumentos e os pedais são esportivos; o teto panorâmico, o câmbio automático e a central multimídia “neutralizam” o interior. Na versão completa, o Hyundai é equipado com volante multifuncional, ar-condicionado digital, botão de partida do motor, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), vidros e travas elétricas, com trava manual da porta traseira (adequada a crianças) e sensor antiesmagamento (apenas para janela do motorista), porta-óculos no teto, volante e bancos de couro com assento do motorista ajustável eletricamente, “piloto automático” (controlador de velocidade), atendimento de celular via Bluetooth utilizando teclas do volante, rede atrás dos bancos traseiros, apoio de braço na dianteira, entre outros itens. Parece muita coisa, mas muitos dos itens descritos são cobrados pelos consumidores para um carro nessa faixa de preço.



Entra-se pela porta do motorista como num carro convencional de duas portas (?), com boa posição ao volante e ergonomia aprovada. Apesar da porta do passageiro frontal ser menor, não há problemas de acesso. O mesmo não se pode afirmar da porta de trás. Apesar de ser aberta com facilidade, entrar é difícil (especialmente para quem tem 1,80 metro ou mais) e ficar não é agradável, apesar da visão do teto panorâmico (opcional) e dos dois porta-copos.



Os joelhos encostam no plástico duro atrás dos bancos da frente, e a cabeça não fica apoiada no encosto. Eu fiquei com o pescoço voltado para cima e a testa perto demais da tampa traseira. Só há um local pior do que o lado direito do banco de trás do Veloster: é o lado esquerdo. A sensação de claustrofobia é indisfarçável.




Pensando por outro lado, o Veloster definitivamente não foi pensado para transporte de passageiros, e o banco traseiro fica sendo apenas uma cordialidade para trajetos curtos. O porta-malas leva bons 440 litros, mais que o sedan Elantra.



O motor do Veloster possui 140 cavalos na teoria, mais especificamente no documento de licenciamento. Mas, se o Veloster tem apenas três versões pelo mundo (1.6 DOHC de 128 cv, 1.6 GDI de 140 cv e 1.6 Turbo de 204 cv)... Bingo! Como o torque (16,1 mkgf) só aparece totalmente às 4850 rpm, exige pé pesado para desempenho apenas razoável, inferior ao de muitos sedans de peso e dimensões similares, com propostas bem menos esportivas. Ao menos o consumo é contido – cerca de 10 quilômetros por litro na cidade, com gasolina – o Veloster não é flex-fuel.




O preço varia muito de concessionária para concessionária e depende bastante dos itens opcionais, mas geralmente está acima da tabela. A FIPE registra como preço mais baixo R$ 72 900, e como maior preço R$ 83 900. A Smaff possuía duas unidades completas, uma branca e outra vermelha (os carros das fotos), cada um por R$ 97 000.

Veredicto: quem curte exibicionismo pode optar pelo Veloster - embora existam outras opções, como o Peugeot RCZ, o Range Rover Evoque... porém, estes dois são mais caros. Sem concorrentes no mercado nacional, o Hyundai se enquadra como hatchback medio. Mas o custo-benefício definitivamente não é seu ponto forte. Mas, como "carro-show", cumpre bem seu papel.



Nota Final
8,6

Bônus - Vídeo do Hyundai Veloster

Comentários

  1. Se for para ficar nas mãos do CAOA por uns 5 anos vale mais a pena comprar um Subaru Impreza.

    ResponderExcluir
  2. É um carro muito bom, bom para que curte exibicionismo (eu posso comprar!) e também não se importa em passar um atestado público de que não entende "patavinas" de carros.
    Sim, porque pagar isso por um carro que não tem conteúdo para custar tanto e ainda vem com motor de compacto, com tantas opções mais interessantes nesta faixa de preço, é rasgar dinheiro mesmo.

    ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compra um golf Jetta.sao carros comuns.ultrapassados.nos anos 2000 era leval.mas agora !

      Excluir
  3. Respostas
    1. O vontade de ter um dia um Veloster.vai esperar muito ctempo.o preço do carro não cai!

      Excluir
  4. Tem muitas pessoas falando mal do Veloster sem ter sequer entrado em um. Tenho um prata top 12/13, e posso afirmar que o carro é show. Muito bonito, confortável e com bom desempenho. Acho que as pessoas deviam dar uma volta nele num belo dia de sol com o teto solar panorâmico aberto, confortavelmente sentado em belos e esportivos bancos de couro, curtindo uma música no belíssimo e potente multimídia com tela de 7". Não podemos deixar de citar as rodas de 18" lindíssimas. Sem esquecer a segurança com freios ABS com EBD e ESP e seis Airbags. Chega...ainda tem muitos equipamentos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TAMBEM TENHO UM A 2 ANOS E NAO TROCO POR CARRO NENHUM. NEM AUDI, NEM BMW, NADA. MINTO SO SE FOSSE UMA EVOQUE MAS ESTA EU NÃO POSSO AINDA.

      Excluir
    2. Era tudo que eu precisava saber, pois sou apaixonado por veloster, tenho um fox prata, e quero trocar, soube que o veloster caiu de linha no entanto, continua custando 50mil, duvido muito que ele perca preço, ainda mais com o novo veloster.

      Excluir
  5. Tem muitas pessoas falando mal do Veloster sem ter sequer entrado em um. Tenho um prata top 12/13, e posso afirmar que o carro é show. Muito bonito, confortável e com bom desempenho. Acho que as pessoas deviam dar uma volta nele num belo dia de sol com o teto solar panorâmico aberto, confortavelmente sentado em belos e esportivos bancos de couro, curtindo uma música no belíssimo e potente multimídia com tela de 7". Não podemos deixar de citar as rodas de 18" lindíssimas. Sem esquecer a segurança com freios ABS com EBD e ESP e seis Airbags. Chega...ainda tem muitos equipamentos...

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamento com o Marcelo, também tenho um 12/13 e o carro de um modo geral é muito bom, inclusive no desempenho....é muito fácil deixar os outros pra trás...Só não consigo concordar é com o conforto. O carro é Duro demais!!! Na verdade não é o carro e sim os pneus...coisa que poderia ter vindo melhor...vou trocar os pneus e ainda estou pesquisando qual a melhor opção. Se algum proprietário já trocou ou tem uma opnião semelhante, escreva... Também acho que já deveria ter vindo com GPS de fábrica. São minhas maiores reclamações, fora isso o Carro é muito Show!!!

    ResponderExcluir
  7. Amigo comprei um 12/13 troquei os pneu por 215 45 18 coloquei pirelli p7 cinturato fico show de bola, ficou bem macio e econômico.

    ResponderExcluir
  8. decidi vou comprar um veloster ass mayco nacif

    ResponderExcluir
  9. Então rapaziada,tô querendo comprar um veloster 2011,o q vcs achão,no aguardo da respostas de vcs,obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Comprei um 2012 completo . Estou adorando o carro. Quem reclama deve ter um palio, gol ou Mobi !!!

    ResponderExcluir
  11. Comprei um 2012 completo . Estou adorando o carro. Quem reclama deve ter um palio, gol ou Mobi !!!

    ResponderExcluir
  12. Comprei um 2012/13 após muita pesquisa de opiniões. Existem muitas outra boas opções no mercado, entretanto, nenhum outro veículo oferece um custo benefício tão bom quanto o veloster. Carro completaço bonito, resistente e econômico. Quem quiser melhorar o conforto é só trocar os pneus pelos 225/45/18. troquei os meus e ficou muito top. Vale cada centavo.

    ResponderExcluir
  13. Melhor carro da categoria esportiva com certeza é o veloster!

    ResponderExcluir
  14. esse carro é dor de cabeça manutenção cara peças cara algumas em falta esse teto dá muito defeito vai na internet que vc vai ver tantos veloster a venda as pessoas querem se livrar do carro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo jeito vc não entende nada de veloster amigo. Sou dono a mais de 1 ano e só tenho satisfação em te lo. É óbvio que os carros que não passam por revisões e etc ficam bixados,deve ser bem o caso desses que vc já viu por ai.

      Excluir
    2. Esse não entende nada de veloster !!! a manutençao é barata as mesmas peças do hb20, carro economico e lindo!!

      Excluir
    3. ronaldo vc ja teve um? estou querendo pegar este carro mas estou ouvindo muita gente falando mal e esta me deixando muito na duvida

      Excluir
  15. Também estou pensando e pagar um, acho o carro muito bonito

    ResponderExcluir
  16. Pessoal eu tenho um civic 2009 a 5 anos nunca me deu nenhum problema em nada agora estou querendo pegar um veloster 2013 o que acham?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.

Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com

Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).