Opinião: GM Rally


Este game é voltado especialmente aos fãs dos carros da General Motors. Aqui é possível jogar na terra três carros de quatro grupos, das marcas Chevrolet, Opel e Saab. Doze carros num game pago parece pouca coisa num primeiro momento, mas todos eles são competitivos entre si, podendo um pequeno hatchback correr junto com um SUV. E as opções de personalização de carros são interessantes.


Gráficos lembram o MotorM4X, mas a engine do game é parecida com a do VW GTI Racing

Quem jogou Volkswagen GTI Racing vai achar este jogo bem familiar – até alguns sons do menu são iguais. E muita coisa é semelhante mesmo: as corridas com até três oponentes (embora sem os divertidos modos Capture The Flag, Drifting e Drag), os mesmos comandos, handling parecido, mesmas visões (como cockpit, só que agora com conta-giros e velocímetro funcionais)... 


No entanto, um atrativo é o sistema de danos ao veículo, muito mais elaborado (enquanto no GTI Racing no máximo se via o vidro trincado, aqui os para-choques arranham, deformam e por fim caem, conforme os acidentes, assim como os vidros trincam e estilhaçam e mesmo as portas podem cair). Mas o lado ruim é que reparar os danos em porcentagens acima de 10% começa a sair caro, embora seja possível consertar apenas algumas partes.


Subaru Impreza SW no game? Não, é um Saab 9-2X

O modo Championship é composto por oito campeonatos, cada um com três corridas de trajetos diferentes, mas sempre na França ou Espanha. As pistas iniciais contêm mais asfalto, gradualmente perdendo porcentagem para a terra à medida que se avança no jogo. Pode-se optar ao executar o game pela primeira vez por ser um dos cinco pilotos: Jürgen Wolf, Juha Ristonen, Ryan McCallistair, François Enval ou Peter Juhansson. A cada dois campeonatos é possível comprar (no modo Carreira) e jogar (no modo Single Race) com os carros dos grupos B1, C1 e S1, respectivamente. Apesar da designação de carros de rally, todos os veículos apresentam o mesmo interior dos modelos de produção. No manual do GM Rally existe um breve parágrafo sobre cada veículo.


Grupo A: composto por veículos de porte compacto: Chevrolet Aveo, Opel Corsa, Saab 9-2X.
Grupo B1: carros de porte médio: Chevrolet Lacetti, Opel Astra, Saab 9-3.
Grupo C1: modelos de porte médio-grande. Chevrolet Evanda (acima), Opel Vectra, Saab 9-5.
Grupo S1: utilitários esportivos. Chevrolet TrailBlazer, Chevrolet Tahoe, Saab 9-5X.

Os Chevrolet Aveo, Lacetti e Evandra são baseados nos Daewoo. Como a Opel não produz SUVs, apareceram dois Chevrolet no grupo S1 (Tahoe e TrailBlazer). No jogo, os Saab são os mais baratos (tanto que um 9-5 custa o mesmo que um 9-2X, carro de menor preço no jogo) e os Opel são mais caros.



Todos os carros podem receber alterações mecânicas e visuais, sendo que alguns ajustes podem fazer a diferença dependendo do  circuito (chuva, muita terra, etc.).


Turbo, filtro de ar, radiador, suspensão, freios, transmissão, pneus, pintura, aerofólio, para-choques e saias laterais, rodas e material da carroceria podem ser adicionados/trocados. Além disso, você pode realizar o setup em altura da suspensão, tipo de pneus, força dos freios, tipo de tração, relação de marchas, etc.


Atenção: apesar de ser um jogo de rally, não há orientação de navegador (“cantando” curvas, retas e suas extensões, pontos de atenção, etc.). Só há o mapa do local. 


Além disso, se distanciar demais do mapa, cortar caminho por outras vias ou atropelar os espectadores dá pênalti de cinco segundos parado.  E os checkpoints só contam como “Passed” se o carro passar entre as duas plaquinhas que indicam o local.


O Modo Replay é interessante – e exatamente igual ao Volkswagen GTI Racing, com várias opções de ângulos e efeitos de câmera (incluindo câmera de segurança, blur, filme antigo, entre outros).


Veredicto: é um pouco frustrante ver um game completo com somente 12 carros, e o comportamento dos carros em curvas exige treinamento. GM Rally agrada por trazer carros reais, alguns conhecidos dos brasileiros, como Corsa e Astra (o Vectra GT daqui). Pena que os carros da Hummer ficaram de fora. A interface artificial é bem competitiva e o avanço no nível Carreira não é nem tão fácil nem tão complexo, de modo que motiva a jogar. No entanto, para um game de 2009, poderia trazer carros mais atuais.

Nota Final

8,7


Apesar do GM Rally ser de 2009, Corsa presente é de 2000, sendo que uma nova geração surgiu em 2006

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