Memórias do Passado: Out Run


Um dos jogos mais populares surgidos durante os anos 1980 foi Out Run – foi pioneiro em desfocar a direção de um carro das competições com outros veículos: o jogador tinha à disposição uma Ferrari Testarossa vermelha, uma loira no banco do passageiro e uma pista numa praia ensolarada, com direito à seleção de música – tudo raro nos jogos àquela época. Vamos abordar aqui, além do game original, dois remakes dos anos 2000 para computador.


O game começava numa praia que remete à Califórnia, e depois os circuitos iriam variando – isso se o jogador chegasse aos checkpoints antes do tempo estipulado. Vinham, então, as bifurcações (à esquerda a pista era mais fácil, enquanto à direita a pista era mais desafiadora). 


No total eram 25 combinações possíveis de percursos, sempre indo para a frente e optando por pistas à esquerda ou à direita. Podia-se alterar a trilha sonora executada durante o jogo, sendo a inicial a clássica Splash Wave. 


Out Run surgiu em 1986, criado por Yu Suzuki. Cuidado ao bater ou sair da pista, pois sua Ferrari vai rodar!


RunOut, remake não-oficial apresentado em 2003, é simples e traz bem a essência do velho game, além de representar menos de 17 MB instalado. 


O carro é uma Ferrari 512M, enquanto os veículos que circulam são caminhões que trazem as identificações “Retro Remakes” e “Momor Productions”, que desenvolveram este game, e os Porsche 911 nas cores prata ou vermelho. Há quatro músicas, selecionáveis como no jogo original. 


Ao se avançar todas as cinco etapas é possível ter acesso ao editor de pista (na verdade ele sempre está disponível, apertando-se simultaneamente as teclas E e D). A física do game, entretanto, tira totalmente o ânimo de jogar: bater em outros carros ou sair da pista vai resultar num capotamento que pode impedir você ir para o próximo setor.


Out Run Coast 2 Coast, de 2006, é a versão para computador do “Out Run 2”, revelado em 2003 e apresentado pela SEGA. 


É uma releitura que abrange bem os fatores que levaram Out Run ao sucesso, com a vantagem de trazer dezenas de carros da Ferrari, devidamente licenciados. Da 250 GTO à Enzo, passando por Dino, F355, Modena e F430...


...além da Testarossa (que não poderia faltar), incluindo inéditas versões customizadas (OR).


Enzo conversível? Pois é, no jogo tem!

Notavelmente é um game árcade: os carros de tráfego são lançados longe quando atingidos; as transformações de cenário são rápidas demais e o modo de atender os desejos da namorada incluem se desviar de meteoros, OVNIs e empurrar uma bola de praia gigante pela maior distância possível. E por isso mesmo diverte. Cuidado para não levar tapas da garota caso cometa falhas!


Os pontos acumulados durante as corridas podem ser trocados em carros, músicas, colorizações, pistas, etc. 


O tempo presente no canto superior é quase figurativo em algumas corridas, mas às vezes perder segundos em batidas ou sem rapidez podem fazer a diferença em percursos longos.


Há também o Time Attack mode, para competir com dois carros "fantasmas".

Lista de carros de Out Run Coast 2 Coast

Dino 246 GTS
365 GTS/4
F50
360 Spider
F355 Spider


Superamerica
Testarossa


288 GTO
328 GTS
250 GTO
512 Berlinetta Boxer


F40
550 Barchetta
F430
Enzo Ferrari

Os pedidos da namorada...


No Out Run Coast 2 Coast, você (Alberto) precisa atender aos pedidos de Clarissa, Jennifer e Holly durante a condução do carro. Alguns pedidos são até plausíveis, enquanto outros são completamente absurdos. Os pontos acumulados garantem colocações nos Ranks AAA, AA, A, B, C, D e E (do maior para o menor), sendo que só há mudança de nível do Rank A para cima. Confira algumas dessas doideiras!

Dá para fazer...


Ultrapassagem de comboios de caminhões


Ultrapassagem de carros do tráfego


Fazer drift


Não bater
 

Andar na faixa vermelha



Andar na faixa azul


Cortar as linhas

Tá brincando com a minha cara???

Atropele os fantasmas


Evitar abdução


 Bater nos carros de tráfego


Empurrar a bola de praia


Escape dos meteoros

Mais imagens

Xsara Picasso é um dos carros do tráfego


Comentários