Embaixada norte-americana e seus carros


Se há um local que zela pela segurança e integridade das pessoas, é a embaixada dos Estados Unidos. Tanto em Brasília (DF) quanto em Recife (PE), os locais são bastante monitorados e cercados de seguranças. Por lá, não é permitido portar celulares, câmeras e outros objetos que seriam acusados por um detector de metais.

As embaixadas naturalmente são ocupadas por pessoas norte-americanas e brasileiras, e o estacionamento é ocupado por veículos de ambas nacionalidades. Além de alguns 206 e Tiida, também eram guardados...


  • Cadillac STS
  • Chevrolet Tahoe
  • Toyota Land Cruiser
  • Ford Focus SW e US-spec (pós-reestilização de 2005)
  • Ford Escape Hybrid (o carro da foto de abertura)
  • Volvo XC60 R-Design

Geralmente, estes veículos circulam com uma placa de licença especial, com as iniciais "CD" no local onde está o estado e a cidade de emplacamento, e letras brancas sobre fundo azul. Mas alguns carros foram emplacados com as placas tradicionais. 

É relativamente fácil encontrar um desses carros de embaixada circulando, seja para transporte (como no caso do Escape) ou mesmo por para rodar um pouco. É muito interessante ver esses "gringos" rodando por aqui, ao invés de serem trocados por carros disponíveis no Brasil.

Comentários

Anônimo disse…
Na verdade, devido a acordos internacionais, as embaixadas têm tratamento especial, livres de impostos. Assim os sofisticados veículos importados podem sair mais barato do que os nacionais, embora as montadoras instaladas no Brasil façam, também, concessões especiais. O motivo, porém, é, também, a questão da segurança. Há não muito tempo, por exemplo, uma empresa chinesa distribuiu pen-drives com virus para rastrear informações sigilosas. Quem duvidaria, por exemplo, que alguém não pudesse implantar algum equipamento num veículo de embaixada para obter informações sigilosas?