Frente a frente com o VW Gol 2013


O Volkswagen Gol acaba de passar por uma reestilização que o alinhou com os recentes modelos da marca, e já está disponível nas concessionárias. As fotos são contribuição de Handlay Pinho Brandão, que teve contato com a versão Trend (pacote de equipamentos intermediário entre a versão "sem nome" 1.0/1.6 e a Power).


A frente lembra bastante a do Fox. Faróis trapezoidais, grade reta com filetes e para-choque são bem similares aos do compacto. A lateral não traz novidades. Para Handlay, o único ângulo do novo Gol que traz ar de novidade é a nova traseira, que possui lanternas e tampa traseira de novo formato, que fazem lembrar o Polo comercializado na Europa.

Por dentro também há novidades. As saídas de ar foram redesenhadas e ganharam cromados. Os instrumentos agora são iluminados na cor branca. Travas e vidros dianteiros elétricos, conta-giros, limpador, lavador e desembaçador traseiro e abertura elétrica do porta-malas foram incorporados como itens de série desde a versão 1.0. O sistema de som, de série a partir da versão Trend, é novo e traz 4 alto-falantes, 2 tweeters, entradas USB e Bluetooth.




"Quando eu entrei no carro ele não tinha a direção do Jetta (para o desgosto de vocês, estava com aquela direção antiga da versão básica), não estava com aquela central no painel black piano, e a única diferença que percebi foi no painel que estava com o computador de bordo central vermelho e que os comandos do ar condicionado mudaram. Estava ligando o motor quando o revendedor me disse que "era o novo motor da Volkswagen", mas nem liguei para a idiotice que ele falou. Quando estava ligando senti certa dificuldade em colocar o câmbio em ponto morto, algo que a VW poderia melhorar nessa reestilização. Liguei o motor e nenhuma novidade "grande" apenas o motor que não estava tão suave quanto antes da reestilização."
O motor 1.0 TEC recebe novos coletores de admissão, bicos injetores e calibração, reduzindo o consumo de combustível em cerca de 4% (de acordo com a VW) e diminui a emissão de poluentes. Já o 1.6 EA111 não recebeu alterações: segue com os 101 cavalos com gasolina/ 104cv com etanol @ 5250 rpm, torque de 15,4 kgfm/15,6 kgfm @ 2.500 rpm e câmbio manual MQ200 ou automatizado I-Motion (opcional de R$ 2600), ambos de cinco marchas.

O Gol 1.0 sem opcionais parte de R$ 27 990, enquanto o 1.6 parte de R$ 31 890. O Power 1.6 custa R$ 38 280. Há o pacote Bluemotion Tecnology, por R$ 324. Chama a atenção o fato de o Trend testado custar R$ 37 000 e vir sem airbags e freios ABS. Completo (1.6 Power I-Motion), chega a impagáveis R$ 50 111.

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Fotos | Handlay Pinho Brandão

Comentários

Anônimo disse…
Excelente matéria!

Os projetos nacionais da VW infelizmente são "do jeito que o brasileiro gosta": Focados basicamente na beleza estética do projeto, sem melhorias mecânicas ou no campo da ergonomia... A Chevrolet, que também adotava motores ultrapassados (com a ressalva de seus projetos também o serem), "caiu na real", passando a trazer seus carros globais, projetados recentemente.
Anseio pela "aposentadoria" dos motores baseados no "AP".

De qualquer forma, esse é um ótimo blog. Pretendo me tornar um leitor assíduo!
Abraços!
Anônimo disse…
Não senhor(a)!
A GM ainda utiliza o Powertech na maioria de seus carros ainda, o Spin, Onix, Agile, Celta, Montana por exemplo usam Powertech família I.
Que é da época do Chevette pra se ter uma ideia!