Exposição em comemoração aos 10 anos de Clube do Carro Antigo PI (Parte 02)



No domingo, os carros antigos das imagens circularam por diversas ruas de Teresina (PI) e estiveram expostos ao público na entrada da Potycabana (próxima ao Teresina Shopping). O Auto REALIDADE apresenta agora os modelos representantes das décadas de 1960, 1970 e 1990.



Um dos modelos mais emblemáticos da exposição, o Dodge Dart Seneca (ano 1960) foi lançado naquele ano como uma opção (relativamente) menor da marca. Conservava os cromados, os detalhes "aeronáuticos" e o rabo-de-peixe que foram adotados em vários carros norte-americanos produzidos na década anterior. Esta unidade carregava no bagagito uma miniatura do Plymouth Fury 1959.



Outro carro de 1960 era o Chevrolet Impala (que naquele ano estreava sua terceira geração). Aliás, a exposição contava com três Impala: um vermelho, um vinho e outro azul.



Também esteve em dose tripla o Ford Corcel I: uma unidade de quatro portas, vermelha, e outras duas na  carroceria cupê, já reestilizados (um amarelo e outro azul).



Ao lado do Corcel, o norte-americano Mercury Cougar (modelo 1972), ainda baseado no Ford Mustang, com diversas mudanças em relação ao Cougar anterior, lançado em 1967.



Falando em Mustang, havia duas unidades do pony-car na exposição: um 1965 Hardtop e um Mach I, ano 1971 (este modelo apareceu no filme "007 - Os Diamantes São Eternos").



Outro esportivo marcante da Ford, o Maverick GT V8 também compareceu na comemoração dos 10 anos do Clube do Carro Antigo do Piauí. O motor 4.9 (302) tinha 197 cavalos.



Arquirrival do Maverick, o Chevrolet Opala esteve presente na versão cupê, ano 1977, com motor quatro-cilindros e transmissão automática.



O Dodge Charger R/T surgiu em dose dupla: um vermelho e outro branco. Derivado do Dart cupê já comercializado no Brasil, seus 215 cavalos eram abastecidos com gasolina azul (de alta octanagem).



A Rural, utilitário de apelo familiar, também se fez presente. Primeiramente produzida pela Willys, com alterações em relação ao Jeep Station Wagon, seu estilo recebeu modificações que, diz-se, foram inspiradas nas obras de Oscar Niemeyer. A Ford continuou a produzir a Rural após a compra da Willys, basicamente igual até o fim de produção, em 1977.



Também houve espaço para os grandes sedans nacionais: Aero-Willys, Simca Chambord, Ford Landau...


Mais esportivos no visual do que na mecânica em si, os Volkswagen Karmann-Ghia e SP2 também estiveram expostos.



Duas unidades do Fusca (um amarelo, 1980, outro azul, 1963), ambos com placas pretas, também estacionaram na Potycabana.


Também esteve presente o concorrente do Fusca nos anos 1960, o DKW Belcar (1966). Produzido entre 1958 e 1967, trazia um motor dois-tempos de três cilindros, que deixava um característico odor por onde passava.


O sueco Volvo P1800 S, ano 1964, incorporava modificações em relação ao P1800 lançado no ano anterior. Tornou-se famoso com sua aparição na série de TV "O Santo".


As picapes também tiveram espaço: estiveram expostas a Chevrolet Brasil 3100, ano 1963, e uma Ford F-1 customizada.


O Ford Fairlane, 1963, também deu as caras. O modelo norte-americano era uma opção maior do que o Falcon, porém menor que o Galaxie.


Uma legítima "banheira" norte-americana, o Lincoln Continental Mark V foi a geração que teve maior êxito em vendas, apesar de ser produzido apenas entre 1977 e 1979.


Tão grande quanto o Continental, o Cadillac Eldorado (oitava geração) foi produzido de 1971 a 1978 e também foi sucesso em sua época.


Até a bruta Chevrolet Veraneio (inicialmente C-1416) esteve presente, na versão Luxo.


O Dodge Magnum, cupê de luxo produzido no Brasil entre 1978 e 1981, substituiu o Dart Gran Luxo e teve sua carreira marcada pelas baixas vendas e pelo fim de linha, com a compra da Chrysler do Brasil pelo grupo Volkswagen.


O MP Lafer 1979, aclamada réplica dos MG ingleses, esteve ao lado do Ford Escort XR3 Conversível, o carro mais novo do evento (ano 1990/1991).


Esta unidade do XR3 não trazia logotipos na traseira e as rodas foram substituídas por outras maiores, embora seu interior esteja original e a capota elétrica (com travas manuais), operando normalmente. Nesta época, o XR3 adotava o motor 1.8 AP da Volkswagen, que nele gerava 99 cavalos.



Algumas curiosidades



Havia dois "intrusos" no evento: um Chevrolet Cruze LTZ e uma S10 LT cabine simples. Mais para exposição que para comercialização (não havia estande de vendas para os dois, que permaneceram trancados durante o evento).


Os suportes para as faixas de isolamento eram rodas de ferro de carros... E o que você acha da faixa abaixo?


Comentários