Opinião: BeamNG


Quem aprecia jogos de carro com danos realistas em acidentes vai gostar de BeamNG, que começou a ser desenvolvido em 2011 e agora está sendo lançado na versão DRIVE Alpha (paga) e Techdemo (gratuita, porém limitada). É considerado o sucessor espiritual do Rigs Of Rods (jogo que trazia diversas opções de veículos, como aviões, barcos, carros, helicópteros, caminhões e ônibus, entre outros), mas agora focado apenas nos automóveis e oferecendo uma realista física, com dirigibilidade e deformações da carroceria próximas às da vida real. Vale lembrar que BeamNG ainda está em desenvolvimento: inclusões de novos carros e alterações podem ocorrer a qualquer momento. Confira abaixo o vídeo que apresenta o jogo.



A versão Techdemo traz um único carro, o Gavril D-Series (picape à imagem e semelhança da Chevrolet Silverado dos anos 1990, na foto de abertura), nas versões 4WD seis-cilindros, RWD (tração apenas nas rodas traseiras) e V8 AWD Stripped (esta última sem caçamba, portas, entre outras peças). Sua dirigibilidade é um pouco estranha no início: tende a deslizar na pista durante curvas e frenagens. Mas é fácil se acostumar - e os bons gráficos e riqueza de detalhes nos acidentes divertem, embora não haja missões ou carros desbloqueáveis. Há quatro câmeras padrões: visão traseira, do motorista, do capô e da roda dianteira.

Painel detalhado, com iluminação, indicadores de setas, luz alta, freio de mão e equipamentos


O cenário de demonstração reúne partes do início do desenvolvimento da versão Alpha, o que explica as florestas contrastando com o piso branco. Há várias lombadas e rampas, além de túneis com "obstáculos". É possível fazer ajustes (apertando CTRL + W), onde se pode alterar ou retirar peças, o que influencia no comportamento do carro (já partes como motor, direção e suspensão impossibilitam o funcionamento do carro ao serem removidas).


Já o BeamNG DRIVE traz cinco carros (acima, Gavril Grand Marshall e Ibishu Covet; há também o Civetta Bolide, o Gavril H-Series e a Gavril D-Series) e seis cenários (além de um editor de terrenos em três dimensões) por US$ 15, com updates gratuitos.


A falta de carros de verdade em BeamNG se justifica: uma montadora dificilmente aprovaria o uso de seu carro para ser destruído de diversas formas e há altos custos para licenciamento de um veículo real, daí a recriação de modelos conhecidos.


Há algumas falhas e faltas em BeamNG, mas que podem ser corrigidas com as atualizações que serão feitas periodicamente no jogo. As marcas de pneus são círculos redondos, algumas deformações atravessam os pneus, não há motorista, os reflexos dos retrovisores nem sempre acompanham o cenário e não há buzina ou abertura de portas, que o Rigs of Rods trazia.


BeamNG não traz um objetivo traçado: o jogador pode usar o carro como entender, seja para destruí-lo, seja para uso urbano. Não há competição ou tráfego, nem recompensas. Os gráficos também exigem muito do computador, especialmente na qualidade máxima. Mas agrada - e com aprimoramentos, tem tudo para fazer sucesso.

Download de BeamNG Techdemo: beamng.com/techdemo (94,3 MB)
Compra de BeamNG DRIVE: sites.fastspring.com/beamng/instant/alpha (295 MB)






Comentários

Unknown disse…
como q aciona o freio de mao
Unknown disse…
como eu fasso para escolher outros carros ?
Renan disse…
jogo boo sem objetivo, só ficar batendo o carro no nada