Auto REALIDADE completa quatro anos!


No dia 23 de outubro de 2009 era criado o blog Auto REALIDADE, e nestes quatro anos de postagens diárias, muitas notícias, curiosidades, reportagens e avaliações foram publicadas! Inicialmente, sem maiores pretensões, o objetivo era mostrar o universo dos carros de forma espontânea. Situando-se melhor naquela época...


  • O Chevrolet Agile chegava ao mercado sob fortes polêmicas, tanto em relação ao design quanto à plataforma derivada do Corsa B. O hatchback tinha a responsabilidade de alavancar as vendas da GM Brasil, afetada pela crise financeira de 2008.
  • Logo depois chegava o VW Fox 2010, uma reestilização que agradou aos brasileiros, trazendo ar jovial por fora e um painel mais completo, com acabamento superior ao modelo 2009.
  • A Fiat, que apresentara a Strada Cabine Dupla em julho daquele ano, mostrava aos jornalistas a versão Sporting da picape. Entretanto, o lançamento dela sofreu um atraso, e o motor 1.8 de origem GM foi substituído pelo 1.8 E-TorQ.
  • Outra novidade da Fiat era o Doblò, anunciado como novidade no Brasil mas que circulava desde 2005 na Europa - e ao mesmo tempo que chegava ao País, dava lugar a uma nova geração no Velho Continente.
  • A Dacia apresentava o Duster Trophée Andros, que antecipava muito do novo SUV da marca, que seria lançado em 2010 e fabricado no Brasil no ano seguinte.
  • Já a Bugatti mostrava o luxuoso sedan 16C Galibier no Salão de Frankfurt. Na época, a montadora previa sua produção em 2013, mas posteriormente o projeto foi adiado para 2015.
  • Naquele mês, o Rio de Janeiro foi escolhido como sede das Olimpíadas de 2016, Barack Obama recebeu o Prêmio Nobel da Paz e a Microsoft lançou o Windows Seven.

Evolução do layout em cerca de três anos


Antes, a grande maioria das matérias era curta, de fácil leitura mas sem profundas análises, o que mudou a partir de 2010, com reportagens e as Avaliações, que começaram amadoras mas logo ganharam destaque. No começo, a avaliação em "estrelas" foi substituída por uma nota final. A partir deste ano, o carro avaliado recebe notas individuais nos quesitos design, espaço interno, conforto, acabamento, equipamentos, desempenho, consumo e custo-benefício.

Desde 2009 o Auto REALIDADE publica flagra de carros em testes. A partir de 2011, algumas de nossas imagens foram publicadas em mídias como as revistas Autoesporte e Car And Driver, além dos sites Autos Segredos, Novidades Automotivas e Autoweb Argentina.

Atualmente, o Auto REALIDADE possui perfis no Facebook (https://www.facebook.com/AutoREALIDADE), Twitter (http://twitter.com/AutoREALIDADE), Orkut (http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=83297273), Instagram (http://instagram.com/autorealidade), Google+ (https://plus.google.com/u/0/b/107336531347160544219/107336531347160544219/posts) e VK (http://vk.com/autorealidade). Foram contabilizadas mais de 3,3 milhões de visitas, 110 seguidores no blog, 745 curtidores na página do Facebook e cerca de 2500 acessos todos os dias!

O Auto REALIDADE, como se percebe em algumas matérias, é (na maior parte do tempo) editado em Teresina (PI), porém traz direcionamento de público nacional e contribuições de internautas de diversos pontos do Brasil. Para ficar em alguns exemplos este ano, as postagens do Nordeste Motor Show foram ilustradas com fotos de Thiago Barbosa, de Recife (PE); o flagra do Chevrolet Prisma veio de Porto Alegre (RS), via Luciano Mainardo; de Sorocaba (SP) vieram imagens do Mercedes-Benz A 200 Urban e Volvo V40, clicadas por Cláudio Fatara; e de São Paulo (SP), Rafael Susae enviou imagens das matérias do XVIII Encontro de Autos Antigos em Águas de Lindóia, Nissan Inova Show, Focus Pop-Up Gallery, Exposição Giugiaro - 45 Anos de Design e muitas outras!


Participamos de diversos eventos automotivos e lançamentos ocorridos na capital do Piauí, como a inauguração da concessionária Mercedes-Benz Newsedan, a exposição em comemoração aos 10 anos do Clube do Carro Antigo, o Tuning Show, além da chegada de modelos como Toyota Prius, Chevrolet Prisma e Tracker, VW Golf VII (acima), Peugeot 208, entre muitos outros carros.


Para celebrar os quatro anos do Auto REALIDADE, o blog estreia novo layout, conservando o Koenigsegg Agera R (os aclamados superesportivos da marca sueca praticamente sempre figuraram nos nossos banners). E para o futuro... esperamos contar com o apoio de todos que nos acompanham: a galera do grupo Auto REALIDADE no Facebook, as pessoas que curtem e divulgam o Auto REALIDADE, as turmas (de Desenvolvimento de Software, do IFPI, e Jornalismo, da UFPI), os amigos e sites/blogs que trocam ideias sobre automóveis... Fica registrado nosso muito obrigado a todos vocês!

Comentários

CoMdC disse…
Parabéns Júlio pelo ótimo trabalho com o Auto Realidade, um excelente blog de carros, pra deixar todos nós atualizados nesse assunto que tanto gostamos. Parabéns, sucesso ao AR!
Miguel
Júlio Max disse…
Muito obrigado, Miguel! A propósito, desejo muito sucesso ao Conheça o Mundo dos Carros: que este blog sempre lhe dê muita satisfação. Um abraço!