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Os reflexos do aumento do IPI em janeiro


A partir de amanhã (01º de janeiro de 2014), os carros zero-quilômetro vão incorporar IPI mais alto, e que deverá ser seguido de outro aumento em julho, conforme previsto pelo atual ministro da Fazenda, Guido Mantega. Para os carros de cilindrada até 1.0, a alíquota sobe de 2% para 3%, e após 30 de junho de 2014, haveria novo aumento, para 7%, porcentagem idêntica à incidência do IPI antes de 2012. Vale lembrar este aumento não é válido para automóveis nos estoques das concessionárias. Confira abaixo quanto o novo IPI influi nos preços de modelos populares (o valor nas lojas pode ser inferior ou superior aos apresentados):


Chevrolet Celta Advantage: de R$ 31 800 para R$ 32 118


VW Gol 1.0 duas portas 2014: de R$ 30 220 para R$ 30 522


Fiat Uno Way 1.0: de R$ 28 890 para R$ 29 178


Ford Fiesta RoCam: de R$ 30 990 para R$ 31 299


Renault Clio Authentique duas portas: de R$ 24 450 para R$ 24 694


Modelos com motor entre 1.0 e 2.0 flex-fuel atualmente possuem alíquota de IPI de 7%, que subirá para 9% amanhã e poderá retornar a 11% em julho. No caso de carros com motor entre 1.0 e 2.0 movidos a gasolina, a alíquota, atualmente de 8%, sobe para 10% no dia 1º de janeiro e pode voltar a 13% no mês de julho. 


Já os comerciais leves/utilitários terão IPI elevado de 2 para 3% em janeiro, imposto que pode chegar a 8% em meados do ano. 

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