Renault Sandero Tech Run: vale a pena?


No início do mês de outubro, a Renault lançou no Brasil a série especial Tech Run do Sandero (nomenclatura já adotada em uma edição do Clio em 2002), trazendo visual diferenciado e pacote recheado de equipamentos - destaque para a central multimídia Media Nav, introduzida em 2012 e que começou equipando o Duster Tech Road, mas logo se propagou na linha Logan e Sandero. Baseado na versão Expression 1.0, ele beira os R$ 38 000. Seria vantajoso comprá-lo, sabendo que a nova geração do modelo (ao lado) será lançada no próximo ano?


Externamente, o Sandero Tech Run agrada. Os faróis e lanternas com máscara negra foram adotados em toda a linha 2014, e aliados à parte externa dos retrovisores e maçanetas na cor cinza, os logotipos nas portas dianteiras e na tampa do porta-malas e as rodas aro 15'' (iguais às do antigo Sandero Vibe) garantem um pouco mais de exclusividade ao Sandero, fator relevante para o público jovem.


Por dentro, o Tech Run traz decoração exclusiva, com laterais dos bancos dianteiros e cintos na cor azul e o nome da série especial no raio inferior do volante. Mas o que enche os olhos (e que não é exclusivo da série...) é o sistema Media Nav, com tela touchscreen de sete polegadas (os únicos botões são o de ligar/desligar e o de ajuste do som) e fácil operação. A entrada USB, no canto direito superior, deixa o dispositivo "exposto". O sistema traz Bluetooth, GPS, entrada auxiliar/iPod e quatro alto-falantes. O acabamento melhorou em relação aos Sandero pré-linha 2012, embora não seja exatamente a referência do segmento. O painel e as laterais das portas continuam a usar muito plástico rígido. De série, ar-condicionado, direção hidráulica com ajuste de altura, airbags frontais e freios ABS, travamento automático das portas a partir de 6 km/h, três apoios de cabeça traseiros, limpador, lavador e desembaçador traseiro, abertura interna da tampa do tanque de combustível, vidros elétricos (apenas dianteiros), regulagem de altura do banco do motorista, protetor de cárter e computador de bordo. O espaço interno, assim como o porta-malas de 320 litros, são mais amplos que a maioria dos concorrentes.


O pecado do Tech Run é ter apenas opção de motor 1.0 16v. Com 76 cavalos e torque de 9,9 kgfm utilizando gasolina ou 77 cv e 10,1 kgfm com etanol, o Sandero não se dá muito bem com o propulsor, com seu peso de 1025 quilos. Ironicamente, na Argentina esta série especial é oferecida com o motor 1.6. A montadora declara que o Sandero Tech Run acelera de 0 a 100  km/h em 14,1 segundos com etanol e 14,2 s com gasolina, alcançando 161 km/h com etanol, 1 km/h a mais do que com gasolina. Ao menos o consumo é adequado: com gasolina, faz 12,4 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada. Já com etanol, as médias são de 8,1 km/l em circuito urbano e 8,6 km/l em circuito rodoviário.

O Sandero Tech Run custa R$ 37 790 A garantia é de três anos. Há quatro opções de cores: Branco Glacier (carro das imagens), Vermelho Vivo, Prata Etiole e Preto Nacré (estas duas últimas adicionam R$ 1030 ao preço final). Os concorrentes ainda começam a dispor de centrais multimídia (um deles é o Chevrolet Onix 1.0 LT, que custa R$ 37 690 equipado com MyLink). Para quem aprecia as características do Sandero, a opção mais similar é o recém-chegado Logan 1.0 Authentique, que é mais espaçoso e traz ar-condicionado, Media Nav e sensor de estacionamento traseiro por R$ 36 840.



Veredicto: quem é fã dos atributos do Renault Sandero encontra vários atrativos na série especial Tech Run, como o design diferenciado, o pacote completo de equipamentos, o amplo espaço para passageiros e bagagem e o consumo moderado de combustível. Entretanto, o motor 1.0 exige paciência do condutor e a iminência do lançamento da nova geração é um fator que desestimula sua compra, ainda mais com o preço pouco animador.  

O Sandero Tech Run tirou... 

Design_ 8,5 
Espaço interno_ 9,0 
Conforto_ 7,5 
Acabamento_ 8,5 
Equipamentos_ 8,5 
Desempenho_ 6,5 
Consumo_ 8,5 
Custo-benefício_ 7,0

Nota Final = 8,0



Comentários

Anônimo disse…
Eu tenho um desses e, realmente, o que deixa a desejar é só o motor, que é muito fraquinho. De resto é muito bom (não excelente).
Unknown disse…
Comprei uma ,é bonita ,mas não estou contente. O ar é muito fraco ,moro no litoral e não consegue gelar . os isopor entre a lata e tapete ficou orrivel . na estrada é uma porcaria ,não anda nada . de 1 a 10 dou 4.5
Unknown disse…
Comprei uma ,é bonita ,mas não estou contente. O ar é muito fraco ,moro no litoral e não consegue gelar . os isopor entre a lata e tapete ficou orrivel . na estrada é uma porcaria ,não anda nada . de 1 a 10 dou 4.5
Tenho esse modelo desde 2014, rodo pouco mas realmente o motor desagrada. No geral acho um bom carro pelos equipamentos embarcados,mas não recomendo pra quem tiver um pé mais pesado. Um motor 1.6, seria a escolha mais acertada para o peso desse carro.
Anônimo disse…
Viajei de Curitiba com meu tech run até Fortaleza sem problemas,10000 km.maravilhoso,! Que outro 0km . Recomendo
Airton Maia disse…
Tenho um Tech Run 2014, ótimo carro e para falar a verdade acho o motor bem forte por ser 1.0, já andei em fox, gol etc.. o Sandero é bem mais forte. Minha nota é 9,0
Anônimo disse…
Eu recomendo, tenho um, é um excelente carro!
Anônimo disse…
Aff! Tenho um, ano 2014, é muuuuitoo lento. O peso não deixa o motor desenvolver! Sou mulher, não ligo muito pra velocidade, mas na subida da raiva!
Binho decente disse…
Tenho um sandeiro Tech run 2014 e viajo sempre com ele e faço média de 15.5 kml na estrada com 4 pessoas no carro e até 5, única coisa de Ruin é em subidas de ladeiras longas que fica fraco, mas todos carros com.motor 1.00 ficam fraco em subidas longas.
Eu estou muitíssimo satisfeito, e no meu caso que moro no litoral o carro fica frio sim com ar condicionado.
Faço revisão de 10.000 km certinha com troca de óleos e filtros de ar, combustível, motor e óleo.
Comprando disse…
Pessoal to pensando em comprar o Tech Run, está em ótimo estado aparentemente, poremmmm odeio carro que quebra até com o vento tio o W Fox de 2000 á 2010. Esse Sandero Tech Run da muita manutenção?
Rodrigo disse…
Carro não quebra! Tinha um gol que me deixava sempre na mão! Comprei um Sandero 2014 techrun nunca deu problema... estou com ele a 2 anos ( a não ser um vazamento de óleo da direção).
Binho decente disse…
Eu TB não tenho o que falar do Sandeiro 2014 Tech Run, viajo sempre com ele e até hj não me deixou naao e olha que são viagem de 2.000 a 2400 km.
Como disse anteriormente nas subidas longas ele fica fraco,mas todo carro mil é assim.
Conforto, segurança,economia e espaçoso para viajar com até 5 pessoas.
Vhfreire96 disse…
Estou querendo comprar um TechRun 2014 com 34mil km rodados, ainda é recomendação ?