BMW X4, o novo "SUV-Coupé"


As três principais montadoras de luxo alemãs - Audi, BMW e Mercedes-Benz - procuram criar novos carros de acordo com os novos nichos de mercados que surgem. Quando o Mercedes CLS foi lançado, em 2004, inaugurou o mercado de sedans com estilo de cupê, seguido pela BMW com o Série 6 Gran Coupé e pela Audi com o A7. Anos antes, o lançamento do Audi A3 (um hatch médio mais requintado que o Golf) mobilizou o desenvolvimento do BMW Série 1 e do Mercedes-Benz Classe A.

Já a BMW, que ousou com o X6, um utilitário com alma de cupê, ainda não foi desafiada pela concorrência e aproveita para lançar o X4, com design próximo ao X6 (lançado há seis anos), porém com parentesco direto com o X3. Seu design básico é o do X4 Concept, apresentado no Salão de Xangai (China) em abril de 2013. As imagens são da versão topo-de-linha xDrive35i com pacote M, na cor Melbourne Red e com rodas aro 20''.



Sua posição de dirigir é 2 centímetros mais baixa que no X3, enquanto os passageiros sentam-se em posição 2,8 cm inferior (com 1,62 metro de altura, a carroceria é 3,6 cm mais baixa), enquanto o comprimento (4,67 metros, apenas 14 mm mais longo) e o painel são muito semelhantes ao irmão de projeto, incluindo o sistema multimídia iDrive com superfície sensível ao toque e acesso a aplicativos como Deezer, Napster (ambos relacionados a músicas), Facebook, Twitter, Real Time Traffic Information, entre outros.


Serão oferecidos os motores 2.0 de 184 hp com câmbio Steptronic de oito marchas (versão xDrive20i), 2.0 TwinPower Turbo de 245 hp (no xDrive28i) e o 3.0 seis-cilindros em linha, com 306 hp e 40,8 kgfm de 1200 a 5000 rpm (xDrive35i), que acelera de 0 a 100 km/h em 5,5 segundos e chega a 247 km/h.

Há também os propulsores movidos a diesel. O X4 xDrive35d chega a ser mais potente (313 hp), com mais torque (64,2 kgfm entre 1500 e 2500 rpm) e rápido (acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos, também alcançando velocidade máxima de 247 km/h). As outras opções são o xDrive20d (2.0 de 190 hp, com emissão de dióxido de carbono mais baixa - entre 131 e 141 gramas por quilômetro rodado) e xDrive30d (3.0 seis-cilindros de 258 hp).


Comentários