Contran legaliza automóveis rebaixados e suspensão regulável


De acordo com a resolução Nº 479, de 20 de março de 2014 e publicada no Diário Oficial da União hoje, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) permite o sistema de suspensão fixo ou regulável e a altura mínima permitida para circulação de 10 centímetros em relação ao solo, em automóveis de até 3500 quilos. O conjunto de rodas e pneus, entretanto, não poderá tocar na carroceria ao esterçar o volante. A nova altura livre do solo deverá constar no campo de observações do Certificado de Registro de Veículo (CRV), bem como do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

Veículos com peso bruto total acima de 3500 quilos deverão ter inclinação da longarina de no máximo dois graus, a fim de evitar o eixo dianteiro mais baixo do que o (s) traseiro (s).

A alteração é feita sobre o artigo 6º; ainda assim, o artigo 8º, que veta a utilização de rodas e pneus que ultrapassem os limites dos para-lamas, o aumento ou diminuição do diâmetro formado pelo pneu e roda originais, além de alterações e retirada das molas originais, continua em vigor.


Comentários

  1. Respostas
    1. Arison, o nivelamento da longarina em qualquer condição de operação é limitado a 2 graus e a legislação continua proibindo alterações na suspensão dianteira, exceto para instalação do sistema de tração e para incluir ou excluir eixo auxiliar, direcional ou auto-direcional.

      Excluir
  2. como eu faço para constar no documento agora?

    ResponderExcluir
  3. sim no caso se eu quiser colocar suspensão a ar ou fixa , qual procedimento deve ser feito para a legalizaçao tem que levar em um orgao para fazer a expeçao ? quanto sai isso obrigado !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.

Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com

Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).