Ford apresenta novos Edge e Focus ST


A Ford revela quase ao mesmo tempo duas novidades interessantes: a segunda geração do Edge e o novo Focus ST.


Antecipado pelo Edge Concept, mostrado em novembro do ano passado no Salão de Los Angeles, a nova geração chega oito anos após o lançamento do Edge original, que passou por uma extensa reestilização em 2010. O design frontal mais ousado deverá ser fonte de inspiração para as futuras modificações visuais na Ranger e no EcoSport. Na traseira, destaque para as lanternas mais estreitas, que lembram as do atual Fusion e são interligadas pelo refletor na tampa do porta-malas.

O Edge 2015 conta com airbags na tampa do porta-luvas (para a proteção dos joelhos do passageiro frontal em colisões) e nos cintos de segurança dos assentos traseiros (exceto o cinto do meio); câmeras na traseira e dianteira (com lavador e visão de 180°, sistema SYNC, Auto Start-Stop, controle de velocidade adaptativo, direção progressiva, AdvanceTrac e Roll Stability Control, anticapotamento.


Serão oferecidas três motorizações: 2.0 EcoBoost turbinado de quatro cilindros em linha, de 245 hp e 37,3 kgfm de torque; 2.7 EcoBoost V6 com "mais de 300 horsepower", para a versão Sport, e o 3.5 V6 aspirado atual.


Já o Focus ST chega, por incrível que pareça, com um motor a diesel: o 2.0 TDCi, de 180 cavalos; há também a versão movida a gasolina, com o 2.0 EcoBoost de 250 cv. Este cumpre a prova de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos, alcançando a velocidade máxima de 248 km/h. A versão a diesel é menos veloz - acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e atinge a máxima de 217 km/h - mas dá o troco em consumo (até 22,7 km/l, contra 14,7 km/l do modelo a gasolina) e emissão de dióxido de carbono (114 contra 158 gramas/quilômetro).

Além do visual atualizado, acompanhando as mudanças da linha Focus, o ST ganha três estágios de atuação do controle eletrônico de estabilidade e otimização da distribuição de torque entre as rodas. Sua chegada às concessionárias européias é aguardada para o início de 2015.



Comentários