Os destaques da Volkswagen no Salão de Paris


A Volkswagen revelou no Salão do Automóvel de Paris (iniciado no dia 4, e que segue até dia 19 deste mês) diversas novidades: XL Sport, Passat GTE (nas carrocerias Sedan e Variant), Golf Alltrack, Polo GTI e Tristar Concept.


O conceito VW XL Sport é uma modificação radical do ecológico XL1: recebeu o motor de dois cilindros em V da moto Ducati 1199 Superleggera, que rende 200 cavalos e gira a até 11 000 rpm. Equipado com a transmissão DSG (de dupla embreagem) de sete marchas, o propulsor modificado faz o XL Sport acelerar de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos e alcançar 270 km/h de velocidade máxima.



Aerodinâmico por natureza (seu coeficiente é de 0,19), o XL Sport recebeu saídas de ar nos arcos das rodas, otimização da parte inferior da carroceria, difusor traseiro, defletores aerodinâmicos mais largos e rodas maiores.



O XL Sport é mais longo e largo do que o XL1, medindo 4,29 metros de comprimento (3,88 m no XL1), 1,85 m de largura (1,66 m) e 1,15 metro de altura. Por dentro, foram realizadas modificações no ambiente, com tons escuros e detalhes contrastantes na cor vermelha.


Já a linha Passat GTE é a primeira a ser oferecida comercialmente como híbridos plug-in. Seu motor a combustão 1.4 TSI trabalha junto com um motor elétrico, que tem autonomia de até 50 quilômetros. Utilizando os dois propulsores, a potência combinada é de 160 kW, equivalentes a 218 cavalos, com autonomia de mais de 1000 quilômetros.


O torque máximo do sistema de propulsão híbrido plug-in é 40,7 kgfm. Além disso, o consumo, seguindo o padrão europeu NEDC, é de aproximados 50 km/l. A emissão de dióxido de carbono é de reduzidos 45 gramas por quilômetro rodado.



Com tração dianteira e câmbio automático DSG de dupla embreagem e seis marchas, o Passat GTE acelera de 0 a 100 km/h em 8,0 segundos e atinge velocidade máxima de 220 km/h. Utilizando somente o motor elétrico, é possível atingir 130 km/h.


No lugar da Jetta Variant, a perua Golf SportWagen acaba de estrear a derivação Alltrack, com aparência off-road diferenciada. O modelo dispõe da tração integral permanente 4MOTION de série, além de suspensão elevada em dois centímetros, em relação ao modelo "de rua".



A perua Alltrack é a décima segunda variante da linha Golf VII em dois anos, e estará disponível com quatro opções de motores: 1.8 TSI com 180 cavalos, 1.6 TDI de 110 cv, 2.0 TDI com 150 cavalos e 2.0 TDI com 184 cv.


A atual geração do Polo recebe a versão esportiva GTI, com motor 1.8 TSI que rende 12 cavalos a mais que o modelo anterior e torque de 32,6 kgfm. Os detalhistas devem ter reparado a placa, que indica a potência (192) em PS, unidade equivalente aos cavalos no Brasil. 

O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 236 km/h. Quem não se contentar com a transmissão automática DSG de dupla embreagem com sete velocidades pode optar pelo câmbio manual de seis velocidades.



Por fora, o Polo GTI ostenta logotipos vermelhos, novos spoilers laterais e aerofólio na tampa traseira. Internamente, os diferenciais são o volante esportivo, o quadro de instrumentos e os bancos esportivos que lembram as padronagens dos kilts escoceses, como no Golf GTI. Como opcional, são oferecidos a suspensão “Sport Select” com amortecedores ajustáveis eletronicamente e o “Sport Performance Kit”, que realiza o acerto mais esportivo de parâmetros do carro ao toque de um botão. O modelo já tem preço: 22 275 euros.





O Tristar Concept é uma homenagem aos 30 anos da picape Syncro, baseada na T3, a terceira geração da Kombi. Este modelo foi primeiramente apresentado no salão de veículos utilitários em Hannover (Alemanha) e pode indicar elementos visuais da T6. Seu motor 2.0 TDI de 200 hp a faz acelerar de 0 a 100 km/h em 10 segundos cravados, alcançando velocidade máxima de 185 km/h.



Comentários