Os detalhes do Renault Duster Dakar, em versões 1.6 e 2.0 4x4


A Renault prepara a série especial Dakar para o Duster, que estará nas concessionárias de todo o Brasil nas próximas semanas. O Auto REALIDADE teve acesso a informações detalhadas sobre este modelo, baseado na versão completa Dynamique e que terá duas opções de conjunto mecânico: motor 1.6 16v com câmbio manual de cinco marchas ou 2.0 16v aliado à tração nas quatro rodas, com câmbio manual de 6 marchas.


Externamente, o Duster Dakar se destaca pelas rodas de liga leve aro 16'' que mescla acabamento diamantado e preto-brilhante, logotipo Dakar no alto das portas dianteiras, adesivos com mapas estilizados e molduras pretas dos para-choques (prateadas na versão Dynamique). Estarão disponíveis quatro cores: Branco Neige (sólida), Prata Étoile, Preto Nacré e Marrom Safari (metálicas). 


De série, tanto o Dakar 1.6 quanto o 2.0 4x4 trazem ar-condicionado, banco traseiro bipartido, câmera de ré, computador de bordo, direção hidráulica, duas tomadas de 12 Volts no console central, porta-malas com iluminação, indicador de temperatura externa e relógio digital, luz indicadora de troca de marcha, regulador e limitador de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, volante com regulagem de altura e revestimento parcial em couro, vidros, travas e retrovisores elétricos, alarme perimétrico, faróis de neblina, freios ABS com EBD e AFU (assistente de frenagem de emergência), airbags frontais e a central Media Nav Evolution, com tela sensível ao toque de 7 polegadas, GPS com informações do trânsito em tempo real para algumas cidades, Eco Coaching e Eco Scoring (que permitem avaliar o consumo de combustível), rádio com 4 alto-falantes, entradas USB e auxiliar, Bluetooth para som e telefone, conectividade com aplicativos como SIRI e Aha Radio, além dos comandos-satélite à direita do volante.


Como opcional estarão disponíveis os bancos parcialmente revestidos em couro. Itens como o protetor frontal com faróis de neblina integrados e os alargadores dos para-lamas estarão disponíveis como acessórios, de forma semelhante à picape Oroch.


O Duster Dakar 1.6 rende 110 cavalos e 15,1 kgfm de torque com gasolina, ou 115 cv e 15,9 kgfm com etanol. Seu porta-malas tem a capacidade de 475 litros. De acordo com a Renault, esta versão acelera de 0 a 100 km/h em 12,7 segundos com etanol (13,5 s com gasolina) e atinge a velocidade máxima de 164 km/h com etanol (160 km/h com gasolina). Com gasolina, esta versão alcança 10,0 km/l na cidade e 10,7 km/l na estrada (dados do Inmetro).

Já o Dakar 2.0 16v 4x4 possui seletor de tração e porta-malas de 400 litros, devido à suspensão traseira independente Multilink. Seu motor gera 143 cavalos e 20,2 kgfm com gasolina; com etanol, os números são: 148 cv e 20,9 kgfm a 4000 rpm. O utilitário acelera de 0 a 100 km/h em 10,3 segundos com etanol e 11,9 s com gasolina; a velocidade máxima é de 187 km/h com etanol, e 180 km/h com gasolina. O tanque possui capacidade de 50 litros, assim como a versão 1.6.


Comentários

Unknown disse…
Hi guys,
Thank you so much for this wonderful article really!
If someone want to know more about the Dreamracer I think this is the right place for you!