Volkswagen Golf Variant traz novidades na linha 2016


Importado do México, o Volkswagen Golf Variant passa a trazer em sua linha 2016 as centrais multimídias com o App-Connect, que reúne os sistemas MirrorLink (faz com que a tela do celular seja “espelhada” na tela no painel), Apple CarPlay e Google Android Auto. Os sistemas de "infotainment" disponíveis são o Composition Media, o Discover Media e o Discover Pro. Os dois primeiros contam agora com telas de 6,5 polegadas.


O sistema Discover Media, oferecido nas versões Comfortline (à esquerda, R$ 89 690) e Highline (R$ 97 450), traz comando de voz e GPS integrados, além do MapCare, que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas durante toda a vida útil do carro. Também pode-se visualizar fotos, vídeos e escutar músicas em diversos formatos.


Para a versão Highline há a opção do Discover Pro, que traz tela sensível ao toque de 8 polegadas, DVD Player e HD interno de 60 GigaBytes compartilhado. Para facilitar a operação, há teclas no volante e seleção de mídias (CD, Cartão SD, Bluetooth, entradas auxiliar e USB), operação do telefone e do GPS utilizando a voz. O computador de bordo I-System exibe as operações de rádio, telefonia e navegação, além do controle de velocidade.


A Volkswagen apresentou o MirrorLink no lançamento do Polo na Europa em 2014. Passado um ano, o Fox teve a primazia de inaugurar o recurso entre os VW nacionais. Para evitar distrair o motorista, aplicativos específicos podem ser utilizados com o carro em movimento, como My Guide, Shared Audio, Glympse, Aupeo!, miRoamer, Parkopedia e Sygic – aplicativo de navegação offline, que permite baixar os mapas localmente e utilizar a navegação mesmo sem sinal GSM.


O Android Auto foi desenvolvido pelo Google para smartphones que utilizam a plataforma Android. Assim como no MirrorLink e no CarPlay, uma conexão USB serve de interface. Os aplicativos que podem ser incorporados incluem Google Maps, Google Play Music, WhatsApp e Spotify. Também estão planejados: SoundCloud, Text Me!, textPlus, Sticher Radio, Pandora® internet radio, iHeartRadio, TuneIn Radio, Pocket Casts, Joyride Podcast e Umano. Também sera possível a utilização dos comandos de voz Google Voice.

Já o Apple CarPlay é a tecnologia de espelhamento desenvolvida pela Apple e incorpora o controle por voz da Siri. É possível realizar chamadas telefônicas, retornar ligações e escutar mensagens de voz por meio dos alto-falantes do veículo. O sistema também é capaz de ler, enviar e responder mensagens de texto. Entre os aplicativos disponíveis estão: Spotify, Podcasts, Stitcher, Overcast e Umano.


No mais, o Golf Variant mantém o motor 1.4 TSI BlueMotion Technology, com 140 cavalos na faixa de 4500 rpm a 6000 rpm. De série, a perua traz sete airbags, espelhos retrovisores elétricos, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e de Tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS e XDS), regulagem de altura para os bancos do motorista e do passageiro, vidros elétricos com acionamento automático “um-toque”, ar-condicionado, assistente de partida em ladeiras (Hill Assist), monitoramento da pressão dos pneus, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e sistema Start-Stop de desligamento do motor em paradas. A perua comporta 605 litros (até a altura dos encostos de cabeças) em seu porta-malas; rebatendo-se os bancos traseiros, a capacidade aumenta para 1620 litros.

Comentários