Destaques do Auto REALIDADE

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Lexus LF-SA: um compacto com jeitão de SUV


O Salão de Genebra mostra que os profissionais de imprensa não podem crivar informações com certeza absoluta ao terem em mãos os teasers. Primeiro, a Kia "enganou" jornalistas com o carro-conceito Sportspace, que alguns identificaram como o sedan sucessor do Optima, mas que na verdade é uma station wagon que poderá ser produzida em série junto com o ousado sedan. Depois, ao olhar a primeira imagem do LF-SA Concept, alguns afirmaram se tratar de um futuro SUV. O conceito na verdade é compacto, acomoda apenas duas pessoas, mas de fato incorpora a agressividade de um utilitário esportivo e a ousadia típica dos modelos novos da Lexus, observada em especial no NX, o concorrente direto do Range Rover Evoque.


Com sua grade à la trono de espadas unidas do Game of Thrones, faróis estreitos e curvilíneos, entradas de ar para as caixas de roda dianteiras cravadas nos para-choques, apliques foscos contrastantes no teto, nas portas e nos para-lamas traseiros e enormes rodas que se incorporam aos pneus Goodyear, o LF-SA estende o estilo original ao interior, designado com foco no motorista. Mais detalhes do modelo serão divulgados durante o Salão de Genebra (Suíça), a partir de 3 de março.


Fim da linha para os utilitários da Mahindra


Os utilitários Mahindra, que vinham em regime Completely Knocked-Down da Índia e eram montados em Manaus (AM) desde 2007, têm a produção interrompida pelo grupo Bramont. O fraco desempenho da linha em vendas, a despeito de um pequeno aumento no número de unidades em 2014 (comparando-se ao ano de 2013), e a desvalorização acentuada do real culminaram nesta decisão.


A linha era composta pelo M.O.V (lançado como Scorpio e depois rebatizado SUV, que contava com sete lugares), pela Pik-Up de cabine dupla e ainda pela versão Chassi. Em oito anos de produção, além das mudanças de nomes, apenas uma reestilização leve foi aplicada. Todos contavam com garantia de 3 anos ou 100 000 quilômetros rodados. Dezessete lojas estavam espalhadas pelo Brasil.





MINI mostra o Clubman Vision Gran Turismo


Diversas marcas já criaram carros virtuais exclusivos para o game Gran Turismo 6, e agora é a vez da MINI apresentar seu modelo especial, o Clubman Vision Gran Turismo, uma pequena perua de duas portas com a modernidade da atual geração do Cooper, incorporando estilo agressivo, porém ainda carregando os genes da divisão de compactos atualmente pertencente à BMW. Os faróis ovalados ostentam o X que lembra os clássicos carros de competição (era uma proteção com fitas adesivas, antigamente), a grade frontal evoca o belo Superleggera Vision, as rodas são de 22 polegadas e por toda a carroceria encontramos elementos com aerodinâmica otimizada, como spoilers, aerofólio traseiro, entradas de ar frontais e até mesmo a única palheta do limpador de para-brisa.


Como não custa sonhar, o motor que acelera o Clubman Vision Gran Turismo possui 395 hp, o que o faz acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos, mais rápido do que qualquer MINI de série. O câmbio é sequencial de seis marchas (com borboletas para trocas de marcha atrás do volante), a tração é integral e a velocidade máxima é de 290 km/h, dependendo da relação de transmissão, que é específica para cada pista de corrida.


Assim como os MINI de verdade, há várias opções de personalização: cinco cores disponíveis (com a parte inferior sempre na cor Cyber Silver), diferentes cores para as faixas na carroceria e adesivos laterais. O modelo estará disponível para download no próximo pacote de atualização do Gran Turismo 6.

Flagramos os novos Hyundai Tucson e Elantra 2016


Texto e imagens | Júlio Max, de Teresina (Piauí)

A cidade de Teresina mais uma vez recebe carros de teste, agora duas novidades da Hyundai: a nova geração do Tucson, que substitui o ix35 na Europa, e o novo Elantra, que receberá aprimoramentos para ganhar competitividade no segmento dos sedans médios. Ambos pesadamente disfarçados - com pintura quadriculada em toda a carroceria, além dos enchimentos e panos que dissimulam as formas externas - e emplacados em Anápolis (GO), onde se localiza a fábrica da CAOA que produz os utilitários e caminhões da Hyundai. 


O Tucson 2016 nacional deverá ficar praticamente igual ao modelo que será apresentado no Salão de Genebra (Suíça): note que o carro de teste traz as luzes diurnas de LEDs na mesma posição, os retrovisores externos são idêntivos e, pelo pouco que pudemos ver do painel (que estava encoberto por panos), volante e console central serão similares. As rodas - mais comportadas que as do modelo nas imagens de divulgação - e a saída única de escape devem ser as adotadas no modelo brasileiro.


No Velho Continente, a nova geração traz uma gama mais ampla de itens de segurança e comodidade, como tampa do porta-malas acionada eletricamente, Smart Parking Assist System (realiza manobras de estacionamento com o motorista intervindo apenas com o acelerador e o freio), frenagem de emergência em iminência de colisão, ar-condicionado dual-zone com regulagem de temperatura de meio em meio grau Celsius e até o Active Bonnet System (quando é detectada colisão com pedestre ou ciclista, o capô se eleva automaticamente para evitar o choque da cabeça com o para-brisa ou as colunas dianteiras). O porta-malas terá capacidade de 513 litros. Lá, serão duas motorizações movidas a gasolina (1.6 GDI de 135 cavalos e o 1.6 T-GDI de 176 cv) e três a diesel (1.7 de 115 cavalos e 2.0 de 136 ou 184 cv).


Já o novo Elantra é um mistério mais bem guardado (ao menos até o segundo semestre deste ano, quando deverá ser revelado oficialmente), mas é possível notar o perfil mais esportivo. No exterior, onde já foram flagradas unidades apenas com a frente com disfarce quadriculado, é possível identificar a grade frontal bem mais larga, os faróis alongados e as fendas laterais do para-choque que abrigam as luzes diurnas de LEDs.

Ainda não há data confirmada para as duas novidades serem lançadas no Brasil.



sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Mercedes-AMG GT3 é apresentado em Genebra


A Mercedes-Benz apresenta a versão do AMG GT para as competições da categoria GT3 em março, com a primeira aparição pública marcada para o Salão de Genebra (Suíça). No lugar do motor 4.0 do modelo de rua, o AMG GT3 traz o 6.3 V8 aspirado que era utilizado no SLS AMG e implica confiabilidade maior e intervalos de manutenção mais longos. O câmbio também é exclusivo para o modelo de competição, manual de seis marchas com trocas sequenciais.

Para aliviar o peso, diversas partes (capô, aerofólio, difusores laterais, tampa do porta-malas) são feitos de fibra de carbono, e a suspensão do tipo double-wishbone é praticamente inteira de alumínio.



Chevrolet Spin 2015 é convocada para recall


A banalização dos recalls da General Motors do Brasil foi tamanha a ponto de alguns internautas, em tom irônico, sentirem preocupação em não haver nenhuma convocação de carros da marca de volta às oficinas em 2015... Mas a Chevrolet acaba de anunciar o recall de unidades da Spin modelo 2015, fabricadas entre 09 de dezembro de 2014 e 27 de janeiro de 2015, para inspecionar (e caso necessário, substituir) a mangueira do respiro do tanque de combustível. Existe a possibilidade de ocorrer uma fissura nesta mangueira, ocasionando o vazamento de combustível.


Existindo um corte ou furo na mangueira, somada a condições atípicas (como capotamento), há o risco iminente de um vazamento contínuo de combustível que poderá causar um princípio de incêndio, com perigo de lesões físicas ou fatais aos ocupantes e a terceiros. A Chevrolet assegura que não tem conhecimento de nenhum caso de de incêndio relacionado a esta falha até o momento.

O serviço poderá ser executado de imediato, mediante agendamento prévio, em quaisquer das oficinas autorizadas, de segunda-feira à sexta-feira, entre 08:00 e 17:00. O tempo estimado para a execução do serviço é de 30 minutos.

Chassis envolvidos

De FB181493 a FB199568

Maiores informações

0800 702 4200

Audi R8 estreia nova geração


O tempo passa para todos, mas os anos não tiraram o brilho do Audi R8, apresentado há 12 anos (!) como carro-conceito (Le Mans quattro) e desde 2006 em produção. O superesportivo da montadora alemã surge no Salão de Genebra em nova geração, parcialmente inspirada nas linhas do conceito nanuk, mas mantendo a personalidade forte. A nova carroceria, 50 quilos mais leve que o R8 antecessor e com 40% a mais de rigidez torcional, é marcada pela nova iluminação de LEDs, pelo "corte" da lâmina lateral, pelas entradas de ar mais agressivas e também pelo ganho de quatro centímetros na largura (suas outras dimensões permanecem parecidas com a geração anterior: 4,42 metros de comprimento, 2,65 m de distância entre-eixos, 1,94 m de largura e 1,24 metro de altura).


A versão "menos potente" V10 traz o motor 5.2 FSI aspirado, com injeção direta e indireta de combustível, desativação de cilindros quando necessário para poupar gasolina, 540 horsepower e 55 kgfm de torque. Esta versão acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e chega à velocidade máxima de 323 km/h. Seu consumo médio de combustível é de 8,5 km/l.


Já o R8 V10 plus é ainda mais potente e leve, rendendo 610 horsepower e registrando 1454 quilos na balança (sem fluidos): este modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, vai de 0 a 200 km/h em 9,9 segundos e alcança a velocidade máxima de 330 km/h. O consumo médio é de 8,1 km/l, e a emissão de dióxido de carbono na atmosfera, de 289 gramas por quilômetro rodado. Visualmente, o R8 V10 plus se diferencia pelo aerofólio fixo e pelas rodas aro 20'' (opcionais no V10).


O interior segue algumas características do TT ultra quattro, como o quadro de instrumentos inteiramente digital que dispensa o sistema multimídia MMI do R8 anterior e o volante de base achatada com comandos similares aos de carros de competição, mas conserva formas da primeira geração, como as saídas de ar centrais, o console central e a disposição dos comandos nos painéis de portas, que agora abrigam as saídas de ar laterais.


Futuramente, serão revelados o R8 e-tron e a versão para as pistas de corrida, LMS. O modelo elétrico teve a capacidade da bateria aumentada de 49 para 92 kWh, alcançando a autonomia de 450 quilômetros, contra 215 km da geração anterior. São entregues 170 kW (o equivalente a 231 cavalos) e 46,9 kgfm de torque - esta versão acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e tem a velocidade máxima restrita a 210 ou 250 km/h. Já o R8 LMS, com a retirada de materiais e uso de componentes mais leves, chegou ao peso de 1225 quilos. O motor é basicamente o mesmo do R8 de produção, rendendo 585 horsepower, e o modelo começa a ser utilizado em competições no próximo ano.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Mitsubishi apresenta o conceito XR-PHEV II


A Mitsubishi apresenta uma reinterpretação do carro-conceito XR-PHEV (originalmente apresentado no Salão de Tóquio de 2013), que deverá ser apresentado como modelo de produção em um futuro não tão distante, possivelmente herdando o conjunto motriz elétrico, que gera 120 kW (o equivalente a 163 cavalos). O crossover, de 4,49 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 2,67 m de distância entre-eixos e 1,62 metro de altura, ostenta linhas bastante arrojadas: linha de cintura alta, vincos horizontais que dão a impressão de fluidez e grade frontal que se "espalha" em direção aos faróis e às extremidades dos para-choques.


O conceito inaugura o Smartphone Link Display Audio da Mitsubishi, compatível com o Android Auto e o Apple CarPlay, interagindo com os smartphones dos ocupantes (há lugar para quatro adultos).



VW Fox e CrossFox 2015 são convocados para recall


Proprietários dos Volkswagen Fox e CrossFox, fabricados entre 03 de fevereiro de 2014 e 21 de janeiro de 2015 deverão agendar a partir de hoje a substituição do volante, no caso das unidades com comandos multifuncionais.

Nestas unidades, o dimensional fora das especificações na região de fixação do volante pode fazê-lo se soltar, gerando o risco da perda de controle de direção, podendo causar acidentes fatais ou graves, com danos físicos e materiais aos ocupantes e a terceiros.


O tempo estimado de serviço é de uma hora. Ao todo, são 3785 unidades envolvidas, modelos 2015.

Chassis envolvidos (não-sequenciais)
Fox - F4000024 a F4900425
CrossFox - F4000024 a F4900425

Maiores informações

0800 019 8866

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