Citroën oficializa linha 2017 do C4 Lounge, agora só com motor THP


A Citroën apresenta o C4 Lounge em sua linha 2017, com alterações de conteúdo para manter sua competitividade no segmento de sedans médios. Por fora, a única diferença está nos faróis, que traziam piscas na cor âmbar, agora substituído pela cor "cristal". Descontinuado, o motor 2.0 aspirado dá lugar ao 1.6 THP Flex (turbinado e com injeção direta de combustível), que na versão de entrada Origine está aliado ao câmbio manual de 6 marchas (o mesmo do DS3, porém com redução no diferencial), raridade nesta categoria. Segundo a montadora, a economia de combustível em relação ao motor anterior é de 17%.


Outra novidade é a central multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas, idêntica a incorporada por Aircross e C3. O sistema inclui GPS, comandos de voz, rádio, CD Player, Bluetooth (com streaming de áudio), entradas auxiliar e USB (com exibição de capas, corrente de 1 ampère e visualizador de fotos), calculadora, calendário e o MirrorScreen, que faz o espelhamento da tela de celulares compatíveis com os recursos MirrorLink ou Apple CarPlay.



Também é disponibilizado o aplicativo Link MyCitroën, que exibe informações como consumo de combustível, localização do veículo, percurso realizado, quilômetros percorridos, próxima revisão, entre outros. A central multimídia também recebeu melhorias em sua qualidade de áudio, sob o ponto de vista da recepção do rádio e da distribuição sonora. O C4 Lounge também dispõe do ar-condicionado automático digital de duas zonas, com saídas de ar traseiras.


O motor 1.6 THP Flex conta com injeção direta sequencial, turbocompressor do tipo Twin-scroll, cabeçote de 16 válvulas com duplo comando de válvulas no cabeçote, bomba de óleo com gestão de vazão e cárter duplo. Este propulsor gera 166 cavalos com gasolina e 173 cv com etanol a 6000 rpm; já o torque é de 24,5 kgfm, entre 1400 e 4000 rpm - sendo que 15,9 kgfm está disponíveis já a 1000 rpm. De acordo com a Citroën, o C4 Lounge acelera de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e atinge a velocidade máxima limitada eletronicamente de 215 km/h.

Na versão Origine manual, há indicador de mudança de marcha (GSI) no quadro de instrumentos, uso de óleo lubrificante de baixo atrito e o controle de gestão da energia da bateria: o alternador identifica o modo de utilização do veículo e se adapta à necessidade de momento. Se a bateria estiver carregada, por exemplo, ela é “desacoplada” do alternador; já se estiver descarregada, ela se “acopla” ao alternador, mas no momento em que o motor estiver em baixa carga de utilização (em uma desaceleração, ele mantém o alternador ligado; em aceleração, o alternador é desacoplado). Isto resulta em uma economia de combustível na ordem de 1%.


Por sua vez, o câmbio automático sequencial de 6 marchas recebeu alterações em suas leis de passagem, com o intuito de diminuir o consumo, e passa a trazer a função Eco Drive, acionada por uma tecla em sua base. Buscando mais economia, ela altera a relação de marchas para melhorar em até 5% o consumo em ciclo urbano. O logotipo “Eco” aparece no quadro de instrumentos quando o sistema está acionado. Desta forma, a melhora no consumo é da ordem de 17% com câmbio manual (até 13,21 km/l na estrada) e de 11% nas versões automáticas (até 13,24 km/l na estrada). Com isso, todas as versões do Citroën C4 Lounge passaram de etiqueta C para A de consumo no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro.

Com novos amortecedores na dianteira e capacidade diferenciada de amortecimento, a Citroën garante que as respostas de direção do C4 ficaram mais ágeis. A suspensão dianteira utiliza eixo pseudo McPherson com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora. Já a suspensão traseira permanece inalterada, com travessa deformável, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos telescópicos e barra estabilizadora.


Todas as versões do C4 Lounge 2017 (Origine, Tendace e Exclusive) passam a trazer de série o controle eletrônico de estabilidade (ESP) e o Hill Assist, assistente de partida em aclives, em complemento aos freios ABS com distribuição da força de frenagem (REF) e auxiliar em frenagem emergencial (AFU), além de seis airbags, cintos de três pontos e pontos de fixação Isofix nas laterais do banco traseiro.

Medindo 4,62 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,50 metro de altura e com distância entre-eixos de 2,71 metros, o C4 Lounge traz porta-malas de 450 litros e banco traseiro com reclinação de 29 graus. Visualmente, as três versões do C4 Lounge se distinguem pelas rodas - a Origine traz rodas Sansiro e pneus 205/55 R16, enquanto o Tendance é equipada com rodas Arena e pneus 225/45 R17. Já no C4 Lounge Exclusive, as rodas são Arena Diamantada.

O Citroën C4 Lounge está disponível nas cores Gris Aluminium (prata), Gris Moondust (cinza escuro), Noir Perla Nera (preto metálico), Blanc Nacré (banco perolizado) e Blanc Banquise (branco sólido).

Tabela de preços

1.6 THP Manual Origine - R$ 69 990

1.6 THP Auto Origine - R$ 77 590

1.6 THP Auto Tendance - R$ 81 590

1.6 THP Auto Exclusive com GPS - R$ 91 590

Comentários

  1. Excelente Carro!!! Sedan confortavel com desempenho de esportivo!!! mecanica espetecular! Carro bonito por dentro e por fora!!!

    ResponderExcluir
  2. Já estou no meu segundo Lounge. Excelente carro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.

Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com

Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).