Volkswagen Gol GT reinterpreta o sucesso dos anos 1980


Quando foi lançado, em 1980, o VW Gol não empolgou logo de cara. Só em 1984 é que a marca bolou uma versão realmente desejável do hatch, a GT, que contava com o mesmo motor 1.8 que seria adotado no médio Santana. Resgatando as glórias do passado e tentando reatrair atenções para seu atual hatch, a Volkswagen apresenta no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo o Gol GT Concept.


A carroceria duas-portas (reservada ao modelo de entrada Trendline na linha de produção) é pintada na inédita cor metálica Cinza Volcano, com detalhes contrastantes em tom Lava Red nas saias laterais, capas dos retrovisores, grade superior com aberturas do tipo colmeia e pinças de freio.


Os faróis possuem dupla parábola (atualmente ausentes nos Gol de produção) e trazem LEDs nos fachos baixo e alto. Nas laterais, destaque para as rodas Serron diamantadas, de 18 polegadas. O logotipo GT, nos para-lamas traseiros e no vidro da tampa do porta-malas, são referências diretas ao modelo de 1984. O brake-light contorna todo o comprimento do aerofólio traseiro. O teto e a coluna central do Gol GT Concept são pintados na cor preto-brilhante.


No interior do Gol GT Concept, os destaques são os bancos do tipo concha (com o emblema da versão e faixas dégradé), volante de Golf GTI com base reta e emblema GT gravado, acabamentos horizontais nas telas dos alto-falantes e dos tweeters, além de porta-objetos com o logo GT e detalhes especiais nos puxadores de porta. 


As saídas de ar têm formato de colmeia, com largas molduras de alumínio - material também presente nas pedaleiras e na alavanca de câmbio (manual de 5 marchas). As soleiras das portas também trazem o logo GT. O motor, no entanto, não foi revelado.


Comentários

Xracer disse…
Muito legal essa homenagem, mas senti falta dos faróis auxiliares e de neblina (redondos e quadrados respectivamente) que o GOL GT e GTS tinham e que faziam parte de sua identidade visual. Tive um GTS 90 e gostava muito do carro, seu desempenho e o agradável ronco do escapamento.
Júlio Max disse…
Realmente era de se esperar mais referências que remetessem à época de ouro das versões esportivas do Gol (como os bancos Recaro ou as cores diferenciadas que eram oferecidas), o resultado foi algo mais futurista e menos próximo das linhas de produção :P
Phzin disse…
lindo o carro, tenho um gol g7 e fiquei apaixonado com esse modelo gt, so poderia estar a venda