Peugeot 3008 chega em nova geração ao Brasil, por R$ 135 990



Fotos - Júlio Max, de Teresina (PI), e Divulgação

A Peugeot propõe sua própria reinvenção com o lançamento da segunda geração do crossover 3008. A aposta da marca no modelo visa estabelecê-lo como um SUV diferenciado, entre tantas opções disponíveis no mercado brasileiro. O estilo é o primeiro ponto que chama a atenção: a frente com grade verticalizada, os faróis Full LED recortados com luzes de seta dinâmicas que formam continuidade com o capô e o para-choque de estilo robusto são levemente inspirados no carro-conceito HX1.



A parte inferior da carroceria traz plásticos que, no para-choque e nas portas, são emoldurados por frisos cromados. A linha de cintura é alta, com vincos fortes, e a lateral também é marcada pelas rodas de 19 polegadas diamantadas com acabamento em dois tons.



Visto de traseira, o principal destaque vai para as lanternas com 3 secções e moldura escurecida, que forma continuidade com o aplique em preto brilhante central onde vai o logotipo do leão da Peugeot. O 3008 é vendido em quatro opções de cores, sendo três metálicas (Cinza Artense, Metallic Copper, Preto Perla Nera) e Branco Nacré (perolizada).


Por dentro, um dos principais diferenciais está no esquema de quadro de instrumentos sobreposto ao volante, já adotado no 208 e no 2008, batizado i-Cockpit, agora em versão "2.0". O display possui 12,3 polegadas e pode ser customizado. Já o volante, em formato praticamente hexagonal, fica abaixo da linha de visão do motorista e traz dimensões compactas, com aro e base achatados, revestimento em couro, inserções cromadas e em preto brilhante.


A tela sensível ao toque de 8 polegadas fica suspensa no painel e é capacitiva, podendo ser operada também por seis teclas ("toggle switches") com atalhos para rádio, climatização, GPS, configurações do veículo, telefone e aplicativos móveis.


O display  de 12,3 polegadas é personalizável, com quatro modos de visualização selecionáveis pelo volante. Outro destaque são os bancos do motorista e passageiro dianteiro com massageador. São oito bolsas de ar e cinco tipos de massagens: Cat Paw (Patas de Gato, usa oito bolsas), onda ascendente (oito bolsas), área superior (ombros) e inferior (lombar, oito bolsas), massagem lombar (quatro bolsas) e área dos ombros (quatro bolsas).


Com materiais de boa qualidade, como couro nos bancos e revestimentos no painel macios ao toque, o novo 3008 conta também com teto solar panorâmico com abertura e iluminação azul em LED. O porta-luvas possui cerca de oito litros e há um console central refrigerado. São 32 litros de espaço disponível pela cabine.


Com a plataforma modular EMP2, o 3008 emagreceu cerca de 100 quilos (passando a registrar 1567 kg na balança) e conta com motor 1.6 THP (turbinado e com injeção direta de combustível) de 165 cavalos a 6000 rpm, abastecido somente com gasolina. Em relação ao torque, de 24,5 kgfm, surge a partir de 1400 rpm. Já o câmbio automático possui seis marchas com opção de trocas manuais por meio da alavanca ou dos Paddle Shifters junto ao volante. Este conjunto faz o 3008 acelerar de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, com velocidade máxima de 206 km/h.

O tanque de combustível possui 53 litros. De acordo com o Inmetro, o 3008 faz 9,2 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada.



O Peugeot conta com airbags adaptativos frontais, bolsas laterais e de tórax para os passageiros da frente e airbags de cortina, totalizando 6 bolsas de ar. Em termos de conectividade, conta com a função Mirror Screen para utilização do Android Auto e Apple CarPlay (a partir do iPhone 5) e a recarga do celular por indução no console (compatível com aparelhos que disponham da tecnologia).


Já o porta-malas possui 520 litros e pode ser ampliado com o banco traseiro rebatível nas proporções 2/3-1/3, criando um assoalho plano. O assoalho pode ser encaixado em dois níveis. Também é possível fazer o rebatimento do banco do carona para a frente, liberando espaço para objetos de até 3 metros de comprimento.



A Peugeot inicia com o 3008 o plano Total Care, que estabelece dez compromissos para com o consumidor. Em serviços de Revisões agendadas, a Peugeot entrega o veículo em até 24 horas, e se não cumprir, o cliente não paga. Se o valor da fatura for diferente do valor informado no orçamento, a Peugeot paga a diferença. A marca também promete transparência nos preços fixos das revisões, controle de qualidade em todos os veículos que passam nas oficinas, apresentação de todas as peças substituídas do veículo, no momento da entrega (na data e hora combinada), entrega do veículo lavado após a revisão, empréstimo de outro veículo Peugeot nos casos em que o reparo ultrapasse mais de 4 dias, mesmo se o veículo se encontre fora da garantia e serviço de reboque gratuito, 24h por dia, durante 8 anos, em casos de pane ou colisão. Em caso de descumprimento de qualquer Compromisso, o cliente pode acionar o SAC da marca pelo 0800 703 2424.



O 3008 chega ao mercado custando R$ 135 990, com três anos de garantia total, além do pacote de revisões com preços fixos.





Comentários