Chevrolet S10 2021: enfim, os detalhes da picape renovada


Pouco tempo após completar 25 anos, a Chevrolet S10 estreia seu novo visual para o mercado brasileiro. É a segunda reestilização sobre a carroceria que estreou no País em 2012. À primeira vista, as mudanças foram pequenas, mas há novidades em termos de visual, conectividade, mecânica e segurança. 


A S10 linha 2021 teve suas alterações de estilo concentradas na parte frontal, com inspiração na Silverado norte-americana, em especial na versão High Country, a opção topo-de-linha que possui visual diferenciado das demais versões. Nela, a grade é toda escura e traz o nome Chevrolet em alto relevo sobre uma barra central. A gravata dourada da marca aparece deslocada do centro, ficando agora mais embaixo, à esquerda, sobre uma trama tipo colmeia. Os faróis com LEDs conservam o formato. Já o para-choque passa a ter novos alojamentos para os faróis de neblina (agora mais elevados), bem como um aplique central prateado; com o redesenho do para-choque da frente, o ângulo de ataque passou de 27 para 29 graus.


Na lateral, a única novidade é o estilo das rodas, que na versão High Country das fotos são de 18 polegadas, em preto brilhante e com bordas usinadas. Esta versão também conta com o santoantonio envolvente, pintado na cor da carroceria, para a caçamba com capacidade de 1329 litros.


Vista de traseira, a S10 não teve nenhuma mudança estética, mas a tampa da caçamba passa a ter como acessório para todas as versões o amortecedor, que torna a abertura mais suave. Além disso, a câmera de ré agora possui melhor definição e conta com linhas de guia específicas para a operação com engate e zoom para facilitar a operação. Também é possível acionar temporariamente a câmera traseira em movimento para checar como está o reboque.


As demais versões (LS, Advantage, LT e LTZ) trazem grade com elementos cromados e o logo da Chevrolet ao centro, além de rodas específicas de acordo com a versão.


Internamente, a picape está praticamente igual. Mas o sistema multimídia MyLink agora se alinha ao presente no novos Onix, Cruze e Tracker ao trazer o Wi-Fi a bordo compartilhável, com sinal até 12 vezes mais estável que o de um smartphone e atualizações remotas (Over the Air) de sistemas eletrônicos do veículo. A picape agora é capaz de identificar a necessidade de troca de óleo, por exemplo, e enviar um alerta para o WhatsApp do proprietário, que também pode comandar várias funções do veículo (como destravamento de portas e partida do motor à distância) através do aplicativo myChevrolet. Mas a S10 vai além e passa a ser a primeira da linha Chevrolet a ter o espelhamento de conteúdo de celulares sem cabo, tanto para Android Auto quanto para Apple CarPlay. 


Em termos de segurança, a S10 também avançou na linha 2021, recebendo reforços estruturais na carroceria, ficando até 20% mais resistente em caso de impacto, segundo a Chevrolet. Na versão topo-de-linha, a lista de equipamentos inclui alerta (sonoro e visual) de colisão frontal, alerta de saída involuntária de faixa e controles eletrônicos de estabilidade e tração. 


Agora, ela passa a vir nas versões mais completas com a frenagem autônoma de emergência, que, ao identificar uma situação de risco envolvendo o veículo à frente ou um pedestre, aplica os freios sem intervenção do motorista ou aplica mais força no freio caso o condutor não pise o suficiente, minimizando consequências de um acidente ou evitando-o. Este recurso funciona de 8 km/h a 80 km/h e pode mitigar ou mesmo evitar um acidente. Ele entra em ação quando percebe que o condutor está distraído ou que o veículo logo à frente realizou uma manobra abrupta.


Todas as versões da S10 (cabine simples e dupla) passam a vir com 6 airbags - antes, só a High Country trazia os airbags laterais e de cortina. A picape também vem com as fixações ISOFIX e Top-tether para fixação de cadeirinhas infantis nas versões de cabine dupla, além do controle eletrônico de oscilação do trailer, que identifica alguma instabilidade dinâmica da carreta e freia seletivamente as rodas da picape.


Mecanicamente, a única novidade está no motor 2.8 Turbodiesel, que passa a ter a mesma turbina da Chevrolet Colorado norte-americana. Mas os números de força não mudaram: ela continua a ter 200 cavalos e 51 kgfm de torque. Existe diferentes calibrações, uma específica para as versões mais caras da picape (transmitindo mais agilidade) e outra para as versões voltadas para o trabalho (visando melhoria no consumo de combustível). Segundo a General Motors, a aceleração de 0 a 100 km/h ficou 0,2 segundo mais rápida, passando para 10,1 segundos para as versões com câmbio automático. Já o consumo de combustível melhorou de 3% a 10%, dependendo da versão e das condições de rodagem, com maiores ganhos nas versões com câmbio manual.


A S10 2021 está disponível em três opções de carroceria (cabine dupla, cabine simples e chassi cabine), cinco versões (LS, Advantage, LT, LTZ e High Country), duas opções de motor (2.5 Flex e 2.8 Turbo Diesel), assim como duas opções de câmbio (MT6 e AT6) e tração (4x2 e 4x4).


São sete opções de cores para a carroceria: Branco Summit, Cinza Graphite, Prata Switchblade, Preto Ouro Negro, Vermelho Edible Berries e as inéditas Cinza Topázio e Azul Eclipse.



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