Configuradores de carros novos estão cada vez mais detalhados: confira!

Desde a popularização da internet em todo o mundo (em especial na segunda metade da década de 1990), montadoras de automóveis já ofereciam aos consumidores a possibilidade de configurar o carro de seu interesse de forma online. Nos primórdios, o mais comum era que pudessem ser vistas apenas fotos (em ângulos limitados), para que os usuários pudessem alterar a cor da carroceria. Na virada dos anos 2000, começavam a aparecer os visualizadores em 360 graus do interior, embora baseados em fotos. Hoje, várias montadoras estão apostando em configuradores online cada vez mais detalhados, a partir de modelagens em 3D, que permitem uma interação mais próxima do real diante do carro a ser explorado. O Auto REALIDADE mostra agora os configuradores mais legais disponíveis na web:

Configurador da Genesishttps://www.genesis.com/

A divisão de luxo da Hyundai caprichou em seu configurador online para os modelos G70 e G90. Na visão externa em 3D e 360 graus, é possível, com cliques do mouse, acender as luzes externas, mudar a cor da carroceria, abrir todas as portas e o porta-malas, acionar os limpadores de para-brisa e abrir o teto solar. Com o scroll do mouse é possível fazer zoom. Também é possível "entrar" no carro tanto pelo banco do motorista quanto pelo assento do passageiro traseiro, na parte direita. Dentro do carro, é possível acender as luzes, subir e descer as janelas, abrir consoles, o porta-luvas e o teto solar, além de aproximar de detalhes como o relógio analógico no painel.

Configurador do Fiat 500e https://www.fiat.it/500-elettrica-esperienza-3d-virtuale

Neste site, é possível conferir o Cinquecento elétrico em 3D por dentro e por fora nas versões Cabrio, Berlina (o hatch tradicional) e Trepiùno (modelo com portas que abrem em sentidos contrapostos na lateral direita). É possível alterar a cor da carroceria, abrir a capota do modelo conversível, conferir a animação da abertura de portas com o rebatimento do banco do carona do modelo Trepiùno, ver "highlights" do modelo e até "ligar" o carro, o que faz com que seja reproduzido o som real de inicialização do hatch elétrico da Fiat, e sejam exibidas informações aleatórias nas telas do quadro de instrumentos e da central multimídia.

Configurador da Porschehttps://www.porsche.com/international/modelstart/

Os carros da Porsche possuem opções praticamente infinitas de personalização. Para tornar a configuração mais intuitiva, o site apresenta duas telas: à direita é possível escolher as cores (externas e internas), equipamentos e acessórios de cada veículo. Já na tela esquerda é mostrada a imagem em 3D do veículo configurado (externa e interna) para alguns modelos. É possível alterar o ambiente e a perspectiva (é possível ver o interior como o motorista, o passageiro dianteiro ou o ocupante do banco traseiro; também é possível alternar entre a visão dianteira ou traseira na visualização externa). Como o configurador 3D demora um pouco a carregar, é possível acessar a configuração em 2D, baseada em fotos.

Configurador da Morgan https://configure.morgan-motor.com/

O configurador da tradicional fabricante inglesa Morgan mais parece um menu de jogo moderno. Ok, ele demora um pouco a carregar, mas é possível fazer uma rica personalização nos modelos Plus Four e Plus Six. Todas as configurações selecionadas são incorporadas no modelo em 3D, que pode ser girado em 360 graus. A personalização inclui a cor da carroceria, o estilo das rodas, o acabamento dos bancos, da capota e do painel; o estilo da grade frontal e os acessórios. É possível, também, ver o carro com a capota levantada e a cobertura das portas instalada.

Configurador da smart https://www.smart.com/gb/en/configurator#1993

Tão lúdico quanto seus próprios carros, o configurador online da smart proporciona uma visão em 360 graus dos modelos fortwo, forfour e cabrio na parte externa e interna. É possível alterar os fundos (claro, escuro e ambientado), tirar a capota do modelo conversível, abrir a(s) porta(s) do lado em que o carro é girado e até colocar o compacto para "andar". Inclusive, pela lógica do configurador, não é possível que o carro continue andando quando uma porta é aberta ou quando o cenário estático é escolhido. Também é possível ver pontos ao redor do carro que mostram determinados equipamentos do modelo em questão.

Configurador do Tata Altrozhttps://imaginator.tatamotors.com/altroz/#/build/showcase?utm_source=HOMEPAGE&utm_medium=traffic&utm_campaign=AbsoluteSafety

Apresentado para a Índia em 2020, o Altroz é um carro de estilo bastante ousado para os padrões da Tata Motors, e mereceu atenção especial da marca em seu lançamento. Além das miniaturas em escala 1:20, o modelo recebeu um configurador online com visão em 360 graus do exterior e interior, além de ambiente que pode ser alterado para conferir as luzes do hatch. Outro fator interessante é que é possível conferir as diferenças de cada uma das versões por dentro e por fora. Bem que as montadoras do Brasil podiam seguir este exemplo...

Configurador do Audi e-tronhttp://audietron.zerolight.com/

A ZeroLight contribui com o desenvolvimento de diversos configuradores virtuais, e o do e-tron é um dos mais interessantes feitos por ela. É possível rotacionar o modelo elétrico em 3D por dentro e por fora, alterar a cor da carroceria, as rodas, os revestimentos internos, e também é possível abrir o porta-malas e as portas, além de acender as luzes e alternar entre 3 ambientes. Porém, este configurador é uma demonstração e não está disponível de forma oficial nos sites da Audi pelo mundo, onde a personalização online do e-tron é feita de modo bem mais tradicional, apenas com fotos externas e internas.

E no Brasil?

Um dos configuradores mais avançados disponíveis hoje no Brasil é o DDX (Digital Dealer Experience) da Volkswagen. Nele, é possível conferir modelos como Nivus, Amarok e T-Cross em 360 graus tanto na parte externa quanto no interior, e também é possível conferir a disponibilidade e o valor de acessórios. Também é possível ver os modelos com dispositivo de realidade aumentada. Só tem um problema: esse recurso só está disponível nas concessionárias da VW, sendo acessado por smart TVs com monitores sensíveis ao toque.

Comentários