
A Volkswagen apresenta ao Brasil o Nivus GTS. A versão esportiva (e topo-de-linha) do modelo está chegando às concessionárias da marca em todo o País pelo preço de R$ 174.990. Opcionalmente, é possível adicionar rodas de 18 polegadas com pneus 215/45 por R$ 2.050. Esteticamente, o Nivus GTS traz grade dianteira em preto-brilhante com aberturas hexagonais, aerofólio traseiro com novo formato, teto e capas dos retrovisores externos em preto-brilhante, além de emblemas GTS na grade superior, nas portas dianteiras e na tampa do porta-malas. De série, esta versão possui rodas de 17 polegadas.
Internamente, o GTS possui costuras e molduras na cor vermelha (em contraste com a cabine escurecida), além da identificação com o nome da versão no volante, painel e bancos. Os assentos dianteiros, aliás, trazem encostos de cabeça integrados aos apoios para as costas. Outras exclusividades desta versão são o seletor de modos de condução (com quatro modos: Eco, Normal, Sport e Individual) e as pedaleiras esportivas. Além disso, o pacote de assistentes de condução (ADAS) vem de série. Ele inclui controle adaptativo de velocidade e distância do veículo à frente (ACC), frenagem autônoma de emergência (AEB), assistente ativo de permanência de faixa (Lane Assist) e assistente de condução ativa e permanência na faixa (Travel Assist, combinação dos sistemas ACC e Lane Assist).
De série, o Nivus GTS conta com quadro de instrumentos digital com tela de 10,25 polegadas, grafismos exclusivos e detalhes em vermelho, central multimídia VW Play Connect com tela de 10,1 polegadas, internet 4G embarcada e espelhamento do Android Auto e Apple CarPlay sem fio; carregador por indução com refrigeração, seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), fixações ISOFIX e Top Tether para cadeirinhas, assistente para partida em ladeiras, controles de tração e estabilidade, além do bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro.
A versão GTS conta com o motor 1.4 TSI de 150 cavalos a 5000 rpm e 25,5 kgfm de torque entre 1500 e 3800 rpm, resultando na relação peso/potência de 8,44 kg/cv e na relação peso/torque de 5,06 kg/Nm. Já o câmbio automático de 6 marchas conta com a opção de trocas sequenciais por aletas junto do volante ou em trilho à parte na alavanca. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e alcança a velocidade máxima de 206 km/h. Com freios a disco nas quatro rodas, a distância de frenagem de 100 a 0 km/h é de 37,6 metros. Já o consumo de combustível é de 8,1 km/l com etanol na cidade, 9,9 km/l com etanol na estrada, 11,6 km/l com gasolina na cidade e 14,2 km/l de gasolina na estrada.
O Nivus GTS conta com modificações na barra estabilizadora, braço e coxins dianteiros, amortecedores (dianteiros e traseiros) e molas traseiras, além de novas calibrações do controle de estabilidade e da direção. A rigidez da carroceria cresceu 8%, ao mesmo tempo em que sua taxa de rolagem diminuiu cerca de 6%.
O Nivus GTS está disponível em cinco cores de carroceria. O Preto Ninja é o único tom sem custo adicional. As outras tonalidades são: Branco Cristal (+ R$ 900), Cinza Moonstone (+ R$ 1.750), Azul Titan (+ R$ 1.750) e Vermelho Sunset (+ R$ 1.750). Em todas as alternativas, o teto, o aerofólio traseiro e as capas dos retrovisores são pintados em Preto Ninja. Ainda este ano, a gama de automóveis esportivos da Volkswagen também vai contar com o Jetta GLI reestilizado e com a oitava geração reestilizada do Golf GTI.


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