Ao volante do Renault Sandero Stepway com câmbio Easy'R


Na mudança de geração pela qual passou o Renault Sandero em 2014, a versão de apelo aventureiro urbano, a Stepway, recebeu estilo em dia com as diretrizes de design da montadora. O para-choque dianteiro traz duas molduras laterais acima dos faróis de neblina e grade com aberturas em formato de colmeia. Olhando para a lateral, destacam-se as molduras das caixas de roda, os retrovisores com luzes de seta integradas, o rack de teto e as rodas aro 16''. Já na traseira, as lanternas com lentes transparentes combinam com os faróis de máscara negra, e o para-choque traz molduras nos refletores e base central prateada.



Para quem já teve a oportunidade de dirigir um carro automático, é fácil se acostumar ao câmbio automatizado Easy'R, de cinco marchas. A alavanca corre por dois trilhos: à direita, seleciona-se R (ré), N (ponto-morto) e D (drive, com passagens de marcha automáticas). Movendo-se a alavanca para a esquerda, o sistema assume o modo manual, com passagens das marchas mais altas para trás e reduções para a frente. A passagem de marchas, ainda que não seja suave como os automáticos, poupa o condutor do constante acionamento do pedal de embreagem. No computador de bordo aparecem as indicações da marcha engatada.



O ar-condicionado automático ajusta-se à temperatura selecionada (com ajuste de temperatura entre 18 e 26 graus Celsius), ainda que haja variações no ambiente, e possui boa eficiência. Uma boa surpresa é a direção - hidráulica, mas com grau de maciez em manobras que lembra modelos com direção elétrica.



O motor 1.6 Hi-Power, de oito válvulas, 98 cavalos com gasolina/106 cv com etanol e torque de 14,5/15,5 kgfm (com gasolina e etanol, nesta ordem), possui desempenho similar ao do modelo manual durante a troca sequencial de marchas. Os números de desempenho da Renault são iguais para ambas as transmissões: o Stepway acelera de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos com etanol e 11,6 s usando gasolina, chegando à velocidade máxima de 169 km/h com etanol.

Com o câmbio automatizado, o modelo obteve classificação A na categoria, no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, chegando a 9,6 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada, com gasolina no tanque (de 50 litros).



O Stepway também conta com espaço interno para cinco adultos - todos eles com apoios de cabeça - e espaço de porta-malas de 320 litros, que pode ser ampliado com o rebatimento do encosto do banco traseiro. O estepe viaja dentro do porta-malas.



Outro mérito do Stepway está na boa lista de equipamentos, que inclui de série airbags frontais, alarme perimétrico, ar-condicionado automático, banco do motorista com altura regulável, porta-revistas integrados aos bancos dianteiros, chave com comando de abertura e travamento das portas, computador de bordo (com distância percorrida, autonomia e consumo, alternados pelo botão na haste do limpador de para-brisa), direção hidráulica com regulagem de altura, retrovisores com ajuste elétrico, controlador e limitador da velocidade de cruzeiro, sensor de estacionamento traseiro, indicador de temperatura externa, travamento automático das portas a 6 km/h, vidros elétricos, detalhes em laranja no interior, iluminação do porta-luvas, espelhos nos para-sóis e o sistema Media NAV 1.2, que reúne tela sensível ao toque de 7 polegadas, rádio com memória de posições, GPS, Bluetooth, entradas auxiliar e USB, além das funções Eco Coaching (informa dicas para reduzir o consumo de combustível) e Eco Scoring (informa, ao final de um trajeto, o modo de condução do motorista). Como opcionais, há bancos parcialmente revestidos em couro e as rodas de liga leve de 16 polegadas dos modelos nas fotos.



Para modelos como o Sandero Stepway, o câmbio automatizado é uma opção aos automáticos tradicionais, com consumo de combustível, preços de compra e de manutenção relativamente menores. Pessoas com deficiência, mas que ainda façam questão de dirigir seu próprio carro, encontram uma posição de dirigir elevada e condições facilitadas de compra.


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