Audi inicia produção do A3 Sedan 2.0 no Brasil


Após o início da produção nacional do A3 Sedan 1.4 TFSI, a Audi dá início à fabricação da versão 2.0 Ambition na fábrica de São José dos Pinhais (PR). Mecanicamente, seu principal destaque é o propulsor 2.0 Turbo FSI movido a gasolina de 220 cavalos, que substitui o importado 1.8 TFSI de 180 cv. O próximo passo da montadora será o início da produção do Q3 no Paraná, no primeiro semestre de 2016.


Externamente, o A3 Sedan Ambition brasileiro é rigorosamente igual ao modelo trazido da Hungria, diferenciando-se das outras versões do modelo pelas rodas aro 17'' com pneus 225/45, frisos com acabamento brilhante, faróis de neblina e teto solar panorâmico elétrico de série.


Internamente, também não há diferenças entre nacional e importado no quesito acabamento. A versão Ambition conta com soleiras de alumínio, direção eletromecânica, bancos de material sintético (com apoios mais largos nos assentos dianteiros, além de ajustes elétricos e apoio lombar de quatro vias para o motorista), ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura e saídas de ar traseiras, sistema de som com Audi music interface, rádio MMI e Bluetooth, além do Audi drive select, que interfere nas respostas do pedal do acelerador, na assistência do volante e no câmbio S Tronic, podendo ser alternado entre os modos Comfort, Auto, Dynamic, Efficiency e Individual (este último personalizável pelo motorista).



Como opcionais, há sistema de som MMI Plus com GPS integrado e o pacote Assistance Plus, que inclui o Active Lane Assist (assistente para mudança de faixa), assistente para luz alta, Auto Park (manobras automáticas de estacionamento, com câmera de ré), controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo com Pre Sense Front (sensor que detecta iminência de colisão à frente), computador de bordo com tela colorida e sistema Keyless Go, que permite abrir o carro e ligar o motor com a chave no bolso.

 
O 2.0 Turbo FSI (com injeção direta e indireta de combustível trabalhando juntas), com aumento na potência de 40 cavalos, atinge agora 220 cv. O torque é de 35,7 kgfm entre 1500 e 4400 rotações por minuto. Esta força, aliada à leveza de sua carroceria (1320 kg) confere ao A3 Sedan desempenho comparável ao do esportivo TT: para acelerar de 0 a 100 km/h, bastam 6,6 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h. O câmbio S tronic de seis marchas e dupla embreagem imersas em óleo faz trocas de marchas automáticas ou comandadas na alavanca ou nas aletas atrás do volante.



O sedan também tem boa eficiência no quesito consumo de combustível: movido a gasolina, alcança 10,8 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada. Seu tanque de combustível tem capacidade de 50 litros, e o porta-malas continua acomodando 425 litros. O índice de emissão de dióxido de carbono é de reduzidos 119 gramas por quilômetro rodado.



Peças de aço de alta resistência constituem 26% da carroceria do A3 Sedan, sendo aquecidas até cerca de 1000º C e, em seguida, resfriadas a aproximadamente 200º C, em uma prensa de estampagem refrigerada a água, resultando em composições de ferro e carbono com elevada rigidez torcional. O suporte do eixo dianteiro é feito de plástico de alta resistência e pesa três quilos menos do que no A3 anterior.



Também foi dedicada atenção ao nível de ruído interno: há para-brisa com isolamento acústico, dupla vedação envolvente, isolantes acústicos entre o assoalho e o carpete e até os retrovisores externos foram projetados para minimizar o barulho a bordo.



O preço do A3 Sedan 2.0 Ambition foi reduzido em relação à versão importada: o carro passa a custar R$ 137.990, ante os R$ 140.190 cobrados pelo modelo com motor 1.8.





Comentários