Genesis surge com seu sedã de luxo G90/E900


A tendência do momento em algumas montadoras consiste em desmembrar alguns de seus modelos em marcas próprias, ainda com ligações mecânicas com os carros da montadora de origem, porém com filosofia de estilo diferenciada e maior requinte. Os Citroën DS4 e DS5 já não carregam na grade o duplo chevron invertido que caracteriza os modelos da marca. Já o Hyundai Genesis, primeiro sedan grande de luxo da montadora sul-coreana (acima do Grandeur, também conhecido como Azera), deu origem a uma marca própria que leva seu nome e visa mais prestígio do que a Hyundai, vista no exterior como uma empresa de automóveis de baixo custo e pouco refinamento.


O novo sedan da Genesis será chamado G90 nos Estados Unidos, China, Rússia e Oriente Médio, enquanto em seu país de origem (Coreia do Sul) atenderá por EQ900. Em verdade, a primeira geração do Hyundai Genesis já trazia logotipos próprios, porém continuava sendo tratado como Hyundai. As linhas externas são sóbrias, próximas às de outros modelos da categoria e da segunda geração do próprio Hyundai Genesis.



No EQ900 sul-coreano, ao entrar e sentar no banco do motorista, automaticamente serão ajustados as posições do volante, do assento, dos retrovisores e também do head-up display, tudo baseado no biotipo da pessoa ao volante. Outro recurso exclusivo para a Coreia do Sul é o Highway Driving Assistance, que reduz a fadiga do motorista ao combinar recursos como o controlador de velocidade adaptativo e o sistema que evita que o carro saia de sua faixa de rodagem a menos que seja acionada a luz de seta. O sistema de som Lexicon traz efeito surround, enquanto o software Clari-fi recontroi os detalhes da música perdidos em sua compressão para formatos digitais (!).

O acabamento emprega madeira de verdade e couro Nappa; ao centro do painel, uma tela de 12,3 polegadas gerencia diversos mecanismos, transmitindo as imagens das câmeras que auxiliam no estacionamento - a câmera traseira tem resolução de 1 Megapixel. O porta-malas acomoda 484 litros.


Serão três as opções de motorização, todas movidas a gasolina: 3.3 T-GDI V6 de 370 cavalos e 52 kgfm de torque, 3.8 V6 GDI com 315 cv e torque de 40,5 kgfm ou o 5.0 GDI V8 de 425 cavalos e 53 kgfm (a sigla indica a injeção direta de combustível). Com motor V8, o sedan arranca de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos; na versão 3.3 turbinada, a prova é cumprida em 6,2 segundos, enquanto o 3.8 V6 acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 s. Todos contam com tração traseira, trazendo como opcional a tração integral. O plano é lançar outros cinco automóveis na gama Genesis até 2020.


Comentários