Nissan celebra cinco anos do elétrico Leaf



Realidade em diversos países (Japão, EUA e continente europeu) e em estudos no Brasil, o Nissan Leaf completa 5 anos, sendo um dos automóveis elétricos de maior sucesso comercial - em janeiro de 2016 serão 200 mil unidades circulando em todo o mundo. Nós do Auto REALIDADE tivemos a oportunidade de dirigir o Leaf em outubro de 2011, durante o Inova Show, e saímos com boas impressões gerais sobre o hatch movido a eletricidade.



Os proprietários do Nissan LEAF acabaram de ultrapassar a marca de dois bilhões de quilômetros rodados, que é equivalente a 2600 viagens de ida e volta da Terra à Lua e proporcionalmente reduzindo a emissão de 328.482 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera.


Apesar de ser o modelo elétrico de maior sucesso da Nissan, o Leaf não foi o pioneiro: em 1947, a montadora japonesa já desenvolvia o Tama (foto acima), com autonomia de 65 quilômetros e velocidade final de 35 km/h. A primeira bateria de íon-lítio para um veículo elétrico foi inserida na perua Prairie Joy EV, de 1996 (abaixo). Foram mais de 500 bilhões de ienes em projetos sobre veículos elétricos, com planos de expansão conforme a demanda por carros recarregáveis na tomada.


Com as vendas crescentes do Leaf, a demanda por energia fez com que fossem criados "QuickChargers", que levam o modelo de "carga baixa" para 80% da capacidade em 30 minutos. Dos 10 mil QuickChargers existentes no mundo, cerca de 6 mil se concentram no Japão. Nos EUA, o hatch elétrico ganhou nova bateria de 30 kWh em novembro, o que estende a quantidade de quilômetros por carga em mais de 20%.


Comentários