Os detalhes da nova geração do Kia Sorento


Em 2010, o Kia Sorento passava por uma renovação completa, incorporando a fase "Peter Schereyer" da montadora sul-coreana. Agora, eis que chega ao Brasil a terceira geração, que entrega mais itens de comodidade para os sete passageiros. O SUV se destaca externamente pelos faróis com LEDs de condução diurna integrados, pelas rodas aro 18'' diamantadas com pneus 235/60 e pelos detalhes metalizados pela carroceria, que agora ostenta linha de cintura mais alta e lanternas delgadas.


A aerodinâmica teve uma ligeira melhoria, com Cx de 0,33 (quando menor o valor, menor o arrasto aerodinâmico).

A carroceria cresceu 9,5 centímetros em comprimento (dos quais 8 cm foram aplicados na distância entre-eixos) e 6,5 centímetros na altura.




O interior ganha formas mais contemporâneas, com iluminação branca e mescla de tons bege e preto nos revestimentos. Em relação à geração anterior, o novo Sorento incorpora alerta de pontos cegos, ISOFIX para fixação de cadeirinhas infantis na segunda fileira, ajuste do volante em profundidade, tampa traseira com acionamento elétrico e Auto Hold (em paradas, não é necessário "segurar" o pedal do freio).

De série, o Sorento traz acionamento elétrico da porta-malas por aproximação, ar-condicionado digital com zonas de temperatura independentes na frente, duas saídas de ar centrais para a segunda fileira e outras duas laterais para os ocupantes do fundo; banco do motorista com memória, ajuste elétrico com 10 variações e extensor de joelhos elétrico (o assento do passageiro também traz ajuste elétrico de altura e inclinação), rebatimento facilitado dos bancos das 2ª e 3ª fileira, porta-revistas, botão Start/Stop para partida do motor, chave presencial Smart Key para abertura/travamento das portas e acionamento do alarme, apoio de braço frontal com porta-objetos, porta-óculos e luzes de leitura no teto... 


...encostos de cabeça dianteiros com ajuste de altura e inclinação, retrovisores com função tilt-down ao engatar a ré, faróis com facho direcional adaptativo e luzes auxiliares para manobra, freio de estacionamento eletrônico, iluminação do porta-malas e porta-luvas, luzes vermelhas de posição nas portas dianteiras, maçanetas internas cromadas, para-sóis com porta-ticket, espelho, extensão lateral e iluminação; controlador automático de velocidade, revestimento de couro nos bancos, volante, manopla de câmbio e detalhes das portas, soleiras dianteiras de aço com iluminação em vermelho, tomadas 12 Volts, travamento das portas em velocidade, vidros elétricos com sistema anti-esmagamento e volante com regulagem de altura e profundidade.


No quadro de instrumentos, que fica totalmente apagado quando o botão de partida não é acionado, o layout foi modernizado, trazendo computador de bordo com tela colorida e animações gráficas. Na tela central de sete polegadas, há bússola, velocímetro digital, configuração das funções e indicação gráfica de portas abertas.



O teto solar panorâmico possui cortina elétrica e área envidraçada que se estende até a segunda fileira de bancos, com abertura frontal por botão e defletor de ar.


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No quesito segurança, o Sorento 2016 traz acendimento automático dos faróis, airbags frontais, laterais e de cortina, cintos de segurança de 3 pontos (central traseiro tipo subabdominal) com pré-tensionadores, limitadores de carga e regulagem de altura nos cintos dianteiros, desembaçador traseiro temporizado, freios a disco ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS e assistente em frenagem de emergência (BAS), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle de estabilidade, gerenciamento de estabilidade (VSM), assistente de partidas em aclives (HAC), modos de condução (Eco Drive, Sport e Normal), proteção contra descarga da bateria e fixações ISOFIX para cadeirinhas infantis na segunda fileira.



O sistema multimídia conta com GPS (com pontos de interesse), rádio, MP3 Player, entradas auxiliar e USB, Bluetooth com botões de chamadas no volante, tela sensível ao toque e informações sobre o ar-condicionado, além de som com 4 alto-falantes e dois tweeters.


Sob o capô com amortecedores e manta de isolamento acústico está o motor 3.3 V6 de 24 válvulas movido a gasolina, em posição longitudinal, que rende 270 cavalos a 6400 rotações por minuto e torque de 32,4 kgfm a 5300 rpm. O câmbio automático de 6 marchas possui modo sequencial. A suspensão dianteira é independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores a gás, enquanto a suspensão de trás, também independente, é do tipo Multi-link. A tração é 4x2.



Com este motor, o Sorento praticamente manteve o desempenho do modelo anterior (com motor 3.5) - acelerando de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos e chegando à velocidade máxima de 200 km/h, ainda que com um corpanzil de 1994 quilos, em ordem de marcha - e tem consumo de combustível mais contido: 7,1 km/l na cidade e 9,0 km/l na estrada. Seu tanque possui a capacidade de 70 litros.


Quando os sete bancos estão em uso, o porta-malas acomoda 258 litros; rebatendo-se a última fileira de banco através de uma alavanca lateral, a capacidade chega a 2052 litros (até o teto). O estepe possui as mesmas dimensões dos outros pneus.



Disponível nas cores Branco Perolizado, Metal Stream, Prata, Bronze Imperial, Grafite Platinum e Preto Aurora (nas imagens), o Sorento é vendido por R$ 183 900 (além do valor do frete) e conta com garantia de 5 anos ou 100 mil quilômetros.




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