Destaques do Auto REALIDADE

sexta-feira, 1 de abril de 2016

As melhores zoeiras automotivas de 1º de Abril!


Como você já deve ter acompanhado em anos anteriores no Auto REALIDADE, o dia 1º de Abril é uma data em que as montadoras automotivas aproveitam para descontrair jornalistas e consumidores através de criações malucas, trocadilhos e, claro, muitas mentiras... A BMW é uma das que mais dá importância a esta data e apresentou o MINI Cooper com portas que se abrem ao estilo tesoura, que segundo ela, irão custar 1959 euros (alusão ao ano de lançamento do compacto). A ideia é proporcionar maior comodidade em espaços apertados. Há inclusive o dispositivo pirotécnico Pyrotechnic Emergency Exit (PEE, que significa fazer xixi, em inglês): em uma emergência, as portas são ejetadas em milissegundos para facilitar o trabalho das equipes de resgate...


Apesar da placa com as letras LOL (lots of laughts, ou muitas risadas, em inglês), a MINI fez questão de conferir quanto espaço o carro ocupa com as portas tradicionais abertas em comparação com as portas ao estilo tesoura. Resultado: a "envergadura" de 2,68 metros é reduzida quase 30%, para 1,93 metro (a largura do Cooper é de 1,73 metro). No comunicado à imprensa, a montadora ainda afirma que as portas podem ser destravadas à distância e que as scissor-doors estarão primeiramente nos modelos Cooper duas-portas, Paceman e Convertible, e na linha 2017 estarão presentes no Countryman, no Cooper quatro-portas e no Clubman.


Não satisfeita com uma mentira tão bem bolada, a MINI também apresentou o Hipster Hatch, para quem quer fugir do mainstream... Com rodas de três raios que lembram esportivos dos anos 1990 (notavelmente o Dodge Viper) e um padrão de kilt escocês, o modelo traz leitor de fita cassete, um enorme subwoofer no lugar do sistema de som original, janelas com 12 opções de filtros do Instagram (entre eles, Lo-Fi, Clarendon e Crema), revestimentos que imitam jeans desgastados e novo câmbio com uma marcha à frente e outra à ré, contendo o fôlego do carrinho a 40 km/h... Disponível nas cores Brooklyn Blue, Orange Pumpkin e Monochromatic Green.


A Nissan foi uma das poucas no Brasil a entrar na onda do Dia da Mentira e pôs o March para dizer que não era econômico - pura lorota, já que o hatch, na versão 1.6 SL da foto, consegue chegar às médias de 12,1 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada, usando gasolina, e 8,1 km/l em percurso urbano/10,0 km/l em circuito rodoviário com etanol no tanque.


Já a Lexus apresenta, em seus modelos da linhagem esportiva F, a tecnologia V-LCRO (Variable Load Coupling Rear Orientation). Sabe aquela história de que alguns bancos de carros esportivos são feitos para "grudar o corpo"? Opcionalmente, os modelos RC F (foto acima) e GS F trariam bancos com uma camada feita para literalmente grudar o piloto - que, obviamente, teria que vestir uma roupa especial para colar os velcros... Só que tem um problema: para sair, é preciso pedir ajuda para descolar o corpo do banco!




Se os pirralhos no banco de trás não pararem de gritar, o Ford Edge traz o recurso CALM (Child Anarchy Layoff Mode), integrado à central multimídia SYNC, que neutraliza o barulho das crianças no banco de trás do carro por meio de ondas sonoras opostas geradas pelo sistema de áudio. "O CALM é particularmente eficiente na redução de ruídos agudos de passageiros mais novos, mas também estamos desenvolvendo uma versão que neutraliza frequências mais graves, como as sogras", conta Theresa Earthly, técnica do Laboratório de Oscilação Intrusiva da Ford.


A Hyundai, em seu perfil do Twitter na França, lançou o Ioniq Hover, sem rodas e flutuante, uma alusão a suas formas futuristas. O perfil da Citroën entrou na brincadeira, relembrando o estilo peculiar de modelos como Ami e Visa, dizendo "bem-vindo ao clube dos carros voadores!".


A novidade da Citroën, por sua vez, foi desenvolvida em conjunto com a BMW: um par de sapatos infantis que alia duas tecnologias automotivas: os Airbumps presentes no C4 Cactus, que protegem conta impactos moderados, e a tração xDrive nos dois pés...


Uma das mais famosas marcas de superesportivos fabricando... perfumes? É a proposta da Porsche, que apresenta a fragrância Eau d’Essence, limitada a 919 unidades (sugestivo número que é o nome do atual modelo que compete nas 24 Horas de Le Mans), com perfume que traz essências de óleo de motor e nanopartículas da borracha dos pneus...


Se você não vive sem o aplicativo Instagram, a Toyota lançou um Aygo para você: o compacto traz câmera de ré com os mesmos filtros do app de imagens que é sensação em todo o mundo.


Algumas vezes, a grade dos automóveis é referida como grelha. Alguém na Jeep levou essa associação a sério demais e deu a proposta de apresentar uma proteção frontal do Wrangler que também serve para fazer churrasco ao ar livre... Mas cadê o radiador do jipe? Ou será que é uma versão elétrica?


Logo depois que concluímos a avaliação do Fiat 500 Abarth, apresentaram sua versão 5995 Gelato, que deve ser uma delícia, ainda mais considerando que sua parte traseira é repleta de sorvetes! O.K., já não poderemos chamá-lo de "hot-hatch"... 


Já o perfil da Renault francesa no Twitter tirou onda da concorrência, tapando os logotipos de carros da concorrência com o losango da montadora envolvido na silhueta de um peixe. Algumas marcas, como Peugeot e Volkswagen, ignoraram solenemente a provocação. Mas outras tiveram jogo-de-cintura no "social media"...


"@FordFrance Ei, vocês não acham que hoje é um dia absolutamente engraçado?" (trocadilho com a palavra "Ka")
"@renault_fr É verdade que é engraçado: os trocadilhos com as palavras hoje estão uma Fiesta! ;)"


A Fiat, em resposta à mensagem de feliz Primeiro de Abril (em italiano), perguntou, em alusão à montagem: "Isso é tudo o que vocês sabem fazer?" e colou o peixinho com o logotipo da marca em carros da concorrente: Clio, Captur, Sandero e Laguna...


Em alusão ao trio citadino Citroën C1, Peugeot 108 e Toyota Aygo, a Renault cobriu o duplo chevron e deixou a mensagem "não foi visto nem reconhecido...". A Citroën atacou na mesma moeda, dizendo: "realmente vocês não são muito discretos (referindo-se ao novo Twingo). Agradeçam à nossa câmera de ré". 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.

Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com

Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).

Curta a página do Auto REALIDADE!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...