Chevrolet S10 estreia novidades na linha 2017


Apresentada na Agrishow (de 25 a 29 de abril em Ribeirão Preto - SP), a Chevrolet S10 2017 estreia no Brasil de cara nova e com novidades relevantes tanto na lista de equipamentos como na mecânica. O visual foi antecipado pelo carro-conceito Colorado Xtreme mostrado na Tailândia e incorpora alguns diferenciais da picape homônima fabricada nos Estados Unidos. Na frente, os faróis passam a contar com luzes diurnas de LED, a grade passa a "tocar" o conjunto ótico, o capô ganha vincos e o para-choque traz novos alojamentos para placa e faróis de neblina.


Na lateral, a S10 traz elementos como maçanetas e retrovisores cromados (com luzes de seta) e novas rodas, de 16 polegadas nas versões LS e LT, e de 18 polegadas nos modelos LTZ e High Country. A traseira traz câmera de ré embutida na maçaneta, cobertura rígida na versão High Country e, a partir da LTZ, lanternas com LED. Para arrematar, foram adicionadas à paleta de cores as tonalidades Azul Old Blue Eyes e Preto Ouro Negro, que se complementam às cores Prata Switchblade, Branco Summit, Vermelho Chilli e Cinza Son of a Gun (!!!).


O painel foi extensamente reestilizado, a começar pelo quadro de instrumentos, que traz como opcional o computador de bordo com direções do GPS, pressão dos pneus, velocímetro digital, parâmetros de manutenção do veículo (como a vida útil do óleo) e a função “ECO”, que ajuda o motorista a economizar combustível.


Os painéis de porta foram parcialmente redesenhados, enquanto o volante multifuncional permanece o mesmo, mas agora traz assistência elétrica. Segundo a Chevrolet, foram adotados materiais macios ao toque. Outra novidade está na central multimídia MyLink com GPS e espelhamento da tela de smartphones compatíveis com os recursos Android Auto e Apple CarPlay, que se somam aos comandos de voz e ao OnStar, serviço de concierge que também dá assistência em caso de acidente, roubo e localização, além da central de atendimento humana.


A High Country 2017 conta com acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, retrovisor central eletrocrômico, câmera de ré com linhas de guia, sensor de estacionamento dianteiro, acionamento remoto da partida e vidros com abertura e fechamento automáticos por meio da chave, que se somam a faróis e lanterna de neblina, ar-condicionado digital com oito velocidades (com nova interface), rebatimento elétrico dos retrovisores externos, banco do motorista com ajustes elétricos, controles eletrônicos de tração (TC) e de estabilidade (EPS), além do assistente de partida em ladeiras (HSA) e controlador automático de velocidade em descidas (HDC).


Mecanicamente, os motores 2.5 Flex (206 cavalos) e 2.8 Turbodiesel (200 cv) continuam com o mesmo rendimento (o 2.4 Flexpower foi retirado do catálogo). Mas, além da adoção da direção elétrica (com mecanismos que compensam a inclinação da via e reduzem trepidações geradas pelo desbalanceamento das rodas), houve intervenções nos freios, suspensão e controle de vibrações e ruídos. A S10 perdeu peso e está até 5% mais econômica.


Além dos freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) e duplo airbag, a S10 traz alerta de desvio de faixa (uma câmera na parte superior do para-brisa verifica as faixas da via e emite um aviso toda vez que perceber que o veículo está saindo involuntariamente da pista, a menos que o pisca estiver sendo acionado) e alerta de colisão frontal (o condutor estabelece uma distância mínima em relação ao veículo à frente, sendo alertado caso o outro automóvel sofra uma redução de velocidade repentina - além de luzes vermelhas piscarem na base do para-brisa, um alarme soa pelos alto-falantes da picape).


A S10 2017 conta com quatro versões (LS, LT, LTZ e High Country), três opções de cabine (simples, dupla e chassis-cabine, sem a caçamba), duas de motorização (2.8 TurboDiesel e 2.5 Flex), dois tipos de câmbio (manual e automática, ambas de seis velocidades), além de dois tipos de tração (4x2 e 4x4 com reduzida). Além da reestilização ter promovido melhorias aerodinâmicas, foram adotados pneus verdes de uso misto, freios de baixo arrasto, mudanças na relação do diferencial do câmbio e a introdução de um sistema mais eficiente de gerenciamento das cargas elétricas do motor, que inclui novo software no módulo de controle do carro, sensores, alternador com menos perdas internas, eletro-ventilador sem escovas e a direção elétrica.

Na S10, o OnStar traz alerta de valet: ao ativá-lo, o usuário recebe uma mensagem caso o manobrista se distancie mais de 500 metros. É possível ainda monitorar o deslocamento do automóvel e saber se ele ultrapassou o limite de velocidade predeterminado. Além disso, o motorista é avisado quando seu veículo se aproxima da zona de restrição ou quando dá partida no veículo em local e horário restrito à circulação. Pressionando o botão da esquerda no retrovisor central, o usuário consegue acionar, por comando de voz, serviços como os alertas de velocidade e o de valet, chamar o serviço de assistência mecânica ou ainda iniciar a navegação GPS de destinos cadastrados no aplicativo do OnStar.

Comentários