Destaques do Auto REALIDADE

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Toyota Etios 2017 traz câmbio automático e motores mais potentes


Não, não foi desta vez que a Toyota melhorou o visual dos Etios Hatch e Sedan... Mas os modelos trazem substanciais novidades na linha 2017: os motores 1.3 e 1.5 Dual VVT-i ganharam potência e torque, sendo que o câmbio manual para a versão 1.5 passa a ser de seis marchas, e o câmbio automático de 4 velocidades passa a estar disponível para todas as versões. 

Complementam a lista de boas-novas o quadro de instrumentos digital com visor de 4.2 polegadas – o Toyota Smart Screen – mais equipamentos de série em todas as versões, isolamento acústico melhorado, suspensão e direção elétrica recalibradas e revisões no acabamento interno, que se somam a características como bom espaço interno e baixo custo de propriedade. As vendas iniciam dia 28 de abril.


Em seu lançamento, em setembro de 2012, o Etios era simples de dar pena. Passaram-se os anos e a Toyota promoveu alguns aprimoramentos atendendo aos pedidos dos consumidores, essencialmente inclusões de equipamentos - e no ano de 2015, a marca comercializou 61 mil unidades no Brasil.


Desde a versão de entrada X, o Etios traz quadro de instrumentos digital com computador de bordo, antena "short pole", descansa-braço para o motorista (somente na versão automática), banco traseiro com encosto rebatível, direção elétrica progressiva, ar-condicionado, abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível, chave com botões de abertura e travamento das portas, console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro, espelhos nos para-sois, aviso sonoro de portas abertas, chave na ignição e não-uso do cinto de segurança, rodas aro 14'' com calotas, vidros elétricos nas 4 portas (o do motorista traz função um-toque para baixo) e travas elétricas, além dos (obrigatórios) airbags frontais e freios ABS.


A versão XS adiciona som com MP3 Player, Bluetooth, tweeters e entradas auxiliar e USB, controlador de velocidade de cruzeiro (apenas na versão automática), botões de áudio e do computador de bordo no volante, difusores do ar-condicionado e base da manopla de câmbio cromados, destravamento do porta-malas por botão, bancos com tecido em duas cores, além da função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista inserir o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando calcular e monitorar o valor gasto com combustível em uma viagem.


Já a versão XLS (nas imagens) vem com rodas de liga leve de 15 polegadas, central multimídia com tela sensível ao toque e recurso de espelhamento da tela de smartphones; faróis de neblina, tampa do porta-malas com friso cromado, retrovisores com luzes de seta integradas e revestimento dos bancos e volante no chamado "Comfort Drive" (que emula couro). A versão Platinum foi retirada do catálogo.


E o Etios Cross possui rodas com estilo diferenciado, costura exclusiva dos bancos, manopla do câmbio revestida em couro e jogo de tapetes com a inscrição Cross.
 

Os motores 1.3 e 1.5 16 válvulas Flex Fuel passam a ser fabricados nacionalmente, na planta de Porto Feliz (SP). O 1.3 rende 88 cavalos com gasolina e 98 cv a 5600 rpm com etanol - oito cavalos a mais com o combustível vegetal - com torque de 12,3/12,8 kgfm a 4000 rpm - um ganho de 9%.


Já o propulsor 1.5 passa a gerar 102/107 cavalos a 5600 rpm e torque de 14,0/14,4 kgfm a 4000 rpm: uma melhoria de 11% em torque e de 11 cavalos em relação à versão anterior. Ambos trazem bicos injetores dotados de sistema de pré-aquecimento, dispensando reservatório de partida a frio.


O ar-condicionado manual passa a contar com novo software no compressor: assim, após um período constante de uso do equipamento, o sistema é desligado por alguns segundos e religa automaticamente, para não exigir tanta potência do motor e poupar combustível. A direção elétrica progressiva foi recalibrada, mantendo os raios de giro de 4,8 metros no hatch e 4,9 m no sedã, e molas e amortecedores foram recalibrados.


A transmissão automática era a principal reivindicação dos consumidores. Com 4 marchas, traz software de gerenciamento AI Shift Control, que analisa a condição de uso do veículo (ladeiras, trânsito, etc.), a posição do pedal do acelerador e, assim, selecionar e manter a marcha mais adequada. Já nas versões manuais há o IMT, que funciona como um auxiliar de arranque, evitando que o motor "morra" assim que o motorista tira o pé da embreagem para por o carro em movimento. Além disso, foi adotado o acionamento hidráulico da embreagem, adicionada a sexta marcha e ajustada a relação do câmbio para reduzir o consumo de combustível e o nível de ruído em velocidade de cruzeiro.


Todas as versões têm interior predominante em tons escuros, incluindo os revestimentos dos bancos e painéis de porta. O quadro de instrumentos "Toyota Smart Screen" exibe, no lado esquerdo, o velocímetro e o nível do tanque de combustível, enquanto ao lado direito está o conta-giros e o termômetro do motor, exibindo também informações sobre condução, como a marcha usada pelo câmbio automático. Nas versões XS, XLS e Cross, a iluminação "clear blue" pode ser regulada em intensidade.


Com 4 estrelas de proteção para adultos no crash-test frontal realizado pelo Latin NCAP, o Etios passa a contar com encosto de cabeça e cinto de segurança de três pontos para o passageiro central do banco traseiro, além do recurso de ancoragem de cadeiras de crianças ISOFIX, itens que se somam aos airbags frontais e freios ABS com EBD.




Duas cores foram introduzidas – Prata Premium e Cinza Cosmopolita – e se somam às tonalidades Azul Journey, Branco Bossa Nova, Branco Perolizado, Prata Lua Nova, Preto Infinito e Vermelho Fúria.


A Toyota apurou que, do total de clientes que trocaram seus Etios, 65% compraram um zero-quilômetro. Entre outros fatores está o de baixo custo de manutenção: até os 60 mil quilômetros, o custo total com revisões é de R$ 2400.

Tabela de preços

Etios Hatch
X 1.3 manual | R$ 43 990
X 1.3 automático | R$ 47 490
XS 1.5 manual | R$ 48 995
XS 1.5 | R$ 52 495
XLS 1.5 manual | R$ 53 895
XLS 1.5 automático | R$ 57 395
Cross 1.5 manual | R$ 57 395
Cross 1.5 automático | R$ 60 895

Etios Sedan
X 1.5 manual | R$ 48 495
X 1.5 automático | R$ 51 995
XS 1.5 manual | R$ 51 695
XS 1.5 automático | R$ 55 195
XLS 1.5 manual | R$ 56 795
XLS 1.5 automático | R$ 60 295

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.

Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com

Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).

Curta a página do Auto REALIDADE!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...