Chevrolet Montana 2017 adota modificações para poupar combustível


Acompanhando as evoluções pelas quais boa parte da linha Chevrolet passou este ano para economizar combustível, a linha 2017 da Montana recebeu mudanças para obter nota A do Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, com até 13,2% de melhora em eficiência energética. Por fora, é praticamente a mesma de 2010; a diferença é que as versões LS e Sport contam de série com capota marítima, spoilers laterais e peças aerodinâmicas embaixo do assoalho para diminuir a resistência frente ao ar.


Mecanicamente, o motor 1.4 8 válvulas passa a contar com novos pistões e bielas, alternador de rendimento aprimorado, sistema de arrefecimento com ventilador de menor atrito, utilização de óleo de baixa viscosidade (0W20), freios de baixo arrasto, novos rolamentos e pneus “verdes”, além de indicador de mudança de marcha no quadro de instrumentos.


De acordo com dados do Inmetro, a Montana percorre 11,7 km/l na cidade e  13,4 km/l na estrada usando gasolina. Com etanol, os números são de 7,9 km/l em circuito urbano e 9,2 km/l em percurso rodoviário. Segundo a GM, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita agora em até 10,4 segundos, quase um a menos que o modelo anterior.


A versão LS passa a ter rodas de ferro de 15 polegadas com calotas. Outras pequeníssimas novidades são as duas opções de cores para a carroceria: Vermelho Pull me Over (sólida) e Preto Ouro Negro (metálica), que se juntam ao Branco Summit, Cinza Grafite e ao Prata Switchblade.


A caçamba possui protetor plástico de série, dez ganchos para amarrar cordas e, nas laterais, os degraus "Step Side". A capacidade de carga é de 756 quilos.


Desde a versão LS, são itens de série: direção hidráulica, banco do motorista e cinto de segurança com regulagem de altura, alerta sonoro de esquecimento dos faróis ligados, iluminação na cor "Ice Blue", para-sóis com espelho, para-choques na cor da carroceria, lanternas escurecidas, airbag duplo e freios ABS com EBD. São opcionais: ar-condicionado, grade do vidro traseiro e travas, vidros e retrovisores elétricos.


Na versão Sport, que por fora se diferencia pelas rodas de liga leve aro 16'', faróis com máscara negra, rack de teto, faróis de neblina e adesivo preto entre as janelas laterais, são equipamentos adicionais: acendimento automático dos faróis, coluna de direção regulável em altura, detalhes plásticos na cor cinza, controlador de velocidade de cruzeiro, computador de bordo e som com Bluetooth e entrada USB. 


O motor 1.4 rende, com etanol, 99 cavalos e 13,0 kgfm de torque. O câmbio é sempre manual de 5 marchas. Nas concessionárias estão disponíveis itens como suporte de bicicleta (para magrelas de aro 20 a 29), tapete de E.V.A. removível para caçamba, módulo para ativação da função Tilt Down do retrovisor externo direito, sensor de estacionamento traseiro, santantônio, entre outros equipamentos.

Fotos - Montana LS (a linha 2017 traz spoilers laterais de série)


Fotos - Montana Sport

Comentários