Lamborghini Centenario Roadster: limitado a 20 unidades (e já esgotado)


Meses antes de ser apresentado publicamente em Pebble Beach, o Lamborghini Centenário Roadster - assim como seu irmão Coupé - teve todas as suas unidades comercializadas. Serão 20 unidades de cada carroceria - o cupê teve preço estabelecido em 1.750.000 euros, e o conversível, em 2 milhões de euros, sem incluir impostos; para completar, os carros só serão entregues no próximo ano. Como eles conquistaram esta clientela em tão pouco tempo? Uma das explicações é que os modelos, baseados no Aventador, receberam profundas modificações para homenagearem os 100 anos do fundador da marca, Ferruccio Lamborghini - é, portanto, um daqueles modelos que marcam história.


Ainda que o modelo exposto no concurso de elegância seja pintado na cor "Argento Centenario", os proprietários tiveram a oportunidade de encomendar o carro em qualquer cor em qualquer acabamento, ou inclusive sem pintura, com a fibra de carbono à mostra. Por fora, o Centenario se destaca pelas formas agressivas, com faróis e lanternas afilados com LEDs em forma de Y, spoilers aerodinâmicos (o aerofólio traseiro se estende em 15 centímetros e varia a angulação em até 15 graus), portas que se abrem para cima e rodas de 20 polegadas na frente e 21 atrás, calçadas com pneus Pirelli PZero.


Com motor 6.5 V12 aspirado de 770 horsepower com corte de giro ampliado de 8350 para 8600 rpm, resultando em relação peso-potência de 2,04 quilos por HP (a carroceria tem peso sem fluidos de 1570 quilos), o Centenario Roadster acelera de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e ultrapassa 350 km/h. Mas como a Pirelli diria, "potência não é nada sem controle" - e para frear de 100 km/h até a imobilidade, bastam 31 metros.


O interior também pode ser personalizado ao gosto do consumidor. O Centenario em exibição traz fartas inserções de couro Alcantara Tierra di California com costuras e detalhes contrastantes em Bianco Polar. O sistema multimídia possui tela de 10,1 polegadas vertical com acesso à internet, rádio digital, espelhamento da tela de iPhones compatíveis com Apple CarPlay e registro de desempenho (aceleração, força G, tempos de volta, etc.). Opcionalmente estão disponíveis duas câmeras internas para gravar as experiências dos ocupantes.


Comentários