Latin NCAP: Palio cai de 4 para 1 estrela; BYD F0 leva zero estrela


Os mais recentes resultados do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe, o Latin NCAP, foram apresentados em Assunção, Paraguai, no âmbito do Congresso Americano da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Reavaliado em uma fase mais rigorosa, o Fiat Palio teve seu conceito de proteção a adultos rebaixado de 4 para apenas 1 estrela para adultos (18,09 pontos de 34 possíveis), mantendo as 3 estrelas de proteção a crianças em suas cadeirinhas (31,57 de 49 pontos possíveis).

A baixa qualificação veio justamente no recém-introduzido impacto lateral, onde o dummy teve proteção pobre para o peito, apesar da estrutura ser estável a esse impacto. Vale lembrar que algumas versões do Palio contam como opcional com side-bags.



Nas avaliações anteriores, feitas em 2014 e 2015, os veículos eram submetidos apenas à colisão frontal com 40% da área da frente a 64 km/h. No primeiro teste, o Palio recebeu 3 estrelas; no segundo, obteve 4 estrelas para adultos e 3 estrelas para crianças. A configuração do teste de impacto frontal é a mesma de 2014 e 2015. O modelo Attractive avaliado não conta com airbags laterais; porém, demonstrou ter uma estrutura lateral capaz de proporcionar boa proteção lateral e pouca penetração na área dos ocupantes.


Já o BYD F0, fabricado na China, foi testado na versão mais básica disponibilizada nos mercados do Latin NCAP - e fazendo jus ao seu nome, recebeu zero estrela de proteção a adultos (0 de 34 pontos possíveis), já que não traz airbags. A baixa qualificação para proteção do ocupante infantil (12,65 de 49 pontos possíveis) ocorreu devido às cargas elevadas nos dummies durante a colisão, a falta de cintos de segurança de três pontos em todas as posições, as instruções escassas no manual em referência à proteção infantil e a difícil instalação das cadeirinhas.



O F0 não foi testado em impacto lateral, já que no impacto frontal obteve zero estrela. Contudo, oferece proteção básica estrutural, como barras de proteção nas portas.


María Fernanda Rodríguez, Presidente do Latin NCAP, comentou: “Estes resultados do Latin NCAP evidenciam, mais uma vez, como alguns fabricantes da região ainda não levam em conta a segurança, mais especificamente a segurança infantil, como uma prioridade. Como consumidores, pedimos que os governos e fabricantes trabalhem junto conosco e com outras organizações para conseguir democratizar a segurança nos automóveis, para todos os países poderem oferecer os mesmos níveis de segurança a todos os habitantes da região, iguais aos níveis oferecidos na Europa, no Japão, na Austrália e nos EUA”.


Jorge Tomasi, Presidente da FIA Região IV, se manifestou: “Estes novos resultados do Latin NCAP são decepcionantes, já que continuamos a encontrar veículos populares, líderes em vendas, com níveis muito baixos de proteção tanto para adultos quanto para crianças. A FIA e, em particular, a Região IV trabalham para promover a segurança viária na América Latina e no Caribe, e temos certeza de que apoiando iniciativas como a do Latin NCAP a mudança em direção a carros mais seguros é possível. Os consumidores de nossa região precisam acessar veículos com os mesmos padrões de segurança que os de outras regiões sem ter que pagar mais por isso”.


A respeito dos últimos resultados, Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse: “É uma grande preocupação para o Latin NCAP o fato de que ainda em 2016 continuem a ser vendidos modelos sem airbags. O BYD F0 imita o Peugeot 107, um modelo lançado no mercado com airbag em todas as unidades. O Latin NCAP considera que o importante seria incorporar o mesmo equipamento de segurança se o F0 queria ser similar ao 107. Apesar do fraco resultado para a proteção do ocupante adulto do Fiat New Palio, o desempenho da estrutura lateral foi uma surpresa positiva; conseguindo um bom desempenho para um modelo popular desenvolvido localmente”.

O Latin NCAP informa que os próximos resultados de crash-tests serão apresentados no mês de setembro.

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