Toyota Etios Hatch e Sedan ganham versão Platinum


Depois de lançar no Brasil a linha 2017 das versões X, XS, XLS e Cross do Etios, a Toyota "ressuscita" a versão topo-de-linha Platinum para os modelos Hatch e Sedan, com alterações estéticas e de conteúdo. Do lado de fora, o Etios Platinum traz nova frente, com grade afinada e para-choque mais agressivo, com novas molduras para os faróis de neblina. Também são destaques visuais: rodas de liga leve de 15 polegadas, acabamento preto na coluna das janelas laterais, sensores de ré na cor da carroceria, spoilers laterais, lanternas com máscara negra, além do aerofólio traseiro (na versão sedã).



Por dentro, o Etios Platinum traz os aprimoramentos recebidos pelo restante da linha 2017, como melhorias no isolamento acústico, molas, suspensão e direção elétrica recalibrados, quadro de instrumentos digital com visor colorido de 4.2 polegadas, além de acabamento dos bancos em couro (material sintético e natural). Outro destaque é o sistema multimídia "Toyota Play", com rádio, TV digital, DVD Player, GPS, câmera de ré e Bluetooth.



Outros itens de série são: antena externa menor, do tipo short pole; retrovisores com luzes de seta integradas, apoio de braço dianteiro, banco traseiro com encosto rebatível. direção elétrica progressiva, ar-condicionado, destravamento elétrico (hatchback) e interno (sedã) da tampa do porta-malas e do tanque de combustível, controlador de velocidade de cruzeiro, travas elétricas, computador de bordo com função EcoWallet (que possibilita o cálculo e o monitoramento do valor gasto com combustível durante uma viagem), além de airbags frontais e freios ABS.



Esta versão estará unicamente disponível com motor 1.5 Dual VVT-i e câmbio automático de 4 marchas. O propulsor adota duplo comando de válvulas variável, que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão. Seu rendimento é de 102/107 cavalos a 5600 rpm e torque de 14,3/14,7 kgfm a 4000 rpm (com gasolina/etanol, nesta ordem), um ganho em torque de 11% e de 11 cv em potência, comparando com o ano-modelo anterior.



O ar-condicionado recebe um compressor de software que, após um período constante de uso, desliga o sistema por alguns segundos e religa automaticamente, a fim de não tomar tanta potência do motor e ajudando a economizar combustível. Os raios de giro são de 4,8 m no Etios Hatch e 4,9 metros no sedã.



No quadro de instrumentos, o lado esquerdo mostra velocímetro e nível de combustível, enquanto o lado direito exibe conta-giros e termômetro do motor, mostrando também posição do câmbio e com regulagem do brilho da tela.



Na linha 2017, houve a inclusão do encosto de cabeça e do cinto de segurança de três pontos para o passageiro central do banco traseiro, além da ancoragem de cadeirinhas para crianças ISOFIX.


O Etios Platinum 2017 está disponível em três cores – Prata Lua Nova, Branco Perolizado e Preto Infinito (!). O Toyota conta com um bom nível de fidelidade (65% dos clientes compraram um novo Etios) e custo de manutenção contido – até os 60.000 quilômetros, o custo total com revisões é de R$ 2400.



O Etios Platinum 2017 chega à rede de concessionárias Toyota no dia 4 de agosto, por R$ 62 490, na carroceria hatchback, e R$ 65 990, na sedã.


Comentários