Fiat Palio é líder de vendas em 2014; Gol perde título mantido desde 1987


Por uma diferença mínima, de meras 385 unidades, o Fiat Palio fecha o ano de 2014 como o automóvel mais vendido no Brasil e encerra a hegemonia de 27 anos do Volkswagen Gol, que - é verdade - perdera a liderança em vendas em alguns momentos (para os Fiat Uno, Palio e Tipo), porém ainda tivera fôlego para ser o mais vendido no acumulado anual desde 1987, quando o Chevrolet Monza perdera a majestade entre os carros mais vendidos. No mês de dezembro, o Gol chegou a ser líder com larga vantagem, mas no acumulado de 2014, o Palio sagrou-se campeão em vendas.


O ano de 2014 iniciou para o Gol sem o reforço da Geração 4, que deixou de ser produzida com a obrigatoriedade de todos os carros zero-quilômetro saírem de fábrica com freios ABS e airbag duplo - e o painel do antigo Gol não previa instalação das bolsas infláveis (vale notar que os raros Gol G4 Power dotados do equipamento de segurança na verdade contam com o painel do G3). Fato é que o Gol Geração 4, apesar das vendas minguantes, ainda tinha mercado por conta de seu preço reduzido, abaixo dos R$ 30 mil. A Volkswagen apostou alto no up!, subcompacto que ainda não é propriamente sucesso de vendas: fechou 2014 com 58 894 unidades vendidas, em uma pálida décima-sexta posição.


O Gol teve poucas novidades na linha 2015 - novas nomenclaturas para as versões e motor 1.6 16v MSI, reservado apenas ao modelo Rallye, na faixa de preço de salgados R$ 50 mil. Versões como Seleção, de decoração algo exagerada à seleção brasileira de futebol (que ainda amargou a derrota de 7 x 1 para a Alemanha e fechou a Copa do Mundo como quarta colocada), e Fun, com decoração esportiva, não caíram no gosto dos brasileiros. Na tentativa de atrair clientes unicamente pelo fator preço, foi lançada a versão Special, que nada mais é do que a versão Trendline sem vidros elétricos dianteiros, limpador e lavador do vidro traseiro ou preparação para som. Mas quem (excetuando-se frotistas) gostaria de levar para casa um carro zero-quilômetro sem ar-condicionado ou direção hidráulica? A VW ainda cobra caro por estes itens.


Já o Fiat Palio, mesmo sem mudanças significativas, aproveitou oportunidades de se manter vendendo bem. No início de 2014 foi lançada a versão Fire que, com pouquíssimos equipamentos de série além dos mandatórios airbags, freios ABS e cintos de segurança para cinco pessoas, passou a ser o carro nacional mais barato. Depois foi lançada a versão Way, com visual fora-de-estrada e suspensão 1,5 centímetro elevada, além de novas molas e pneus de perfil mais alto (165/75 aro 14''). Além disso, a linha 2015 do Palio de carroceria mais recente incorporou vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, logotipo da Fiat como local de abertura do porta-malas, chave-canivete com telecomando e retrovisor direito com inclinação para baixo ao engatar a ré.


Em terceiro lugar, a picape Fiat Strada, que por meses também chegou a vender mais do que o VW Gol e, até agosto do ano passado, reinou sozinha com suas três opções de cabine (curta, estendida e dupla) e boa variedade de opcionais e versões (Working, Trekking e Adventure). Mesmo com o lançamento da VW Saveiro Cabine Dupla para cinco pessoas, os números de vendas da Strada - disparada o utilitário mais vendido do Brasil - seguiram animadores.


A quarta posição é assumida pelo Chevrolet Onix, que mesmo com os descabidos aumentos sucessivos de preços ao longo deste ano, ganhou mais equipamentos (ar-condicionado, direção hidráulica, alerta de cintos de segurança não-afivelados e vidros dianteiros elétricos) e tornou-se um dos modelos preferidos entre pessoas físicas, e também o GM nacional mais vendido do Brasil, enquanto Celta e Classic recuaram drasticamente na preferência dos consumidores. Bastariam pouco mais de 2000 unidades a mais emplacadas durante o ano e o Onix superaria a Strada.


Em quinto lugar surge o Uno, reestilizado em 2014 e com novos equipamentos (Start-Stop na versão Evolution, câmbio Dualogic Plus com botões no lugar da alavanca e, como acessório, central multimídia Mopar) - apesar de perder mercado durante alguns meses, as mudanças da linha 2015 o fizeram retomar o bom desempenho em vendas. Em seguida vem o Hyundai HB20, acompanhado do Ford Fiesta, Fiat Siena, VW Fox e, fechando o Top 10 nacional, o Renault Sandero.

No Piauí...



O mês de dezembro foi de expressivo crescimento em vendas, e em nosso Estado não foi diferente. O Palio manteve-se líder vendendo quase o dobro dos meses "normais", mas a Strada caiu da segunda para a quarta posição, enquanto Gol e Siena subiram. O recém-lançado Ka perdeu um pouco de fôlego em vendas, mas em compensação o Ka+ estreou na lista, na 23ª posição (curiosamente, a mesma posição alcançada no ranking brasileiro). As picapes médias S10 e Hilux cresceram expressivamente em emplacamentos. O Etios Sedan foi o carro proporcionalmente mais vendido para a capital Teresina (92,8%), seguido de (muito) perto pelo Renault Duster (92,5%).

Legenda

... = subiu de posição em relação ao mês anterior
... = desceu de posição em relação ao mês anterior
... = manteve a posição no ranking do mês anterior
... = não constava do ranking do mês anterior

Acumulado - os 50 carros mais vendidos de 2014

1º Palio --- 183 741 unidades
2º Gol --- 183 356 unidades
3º Strada --- 153 130 unidades
4º Onix --- 150 829 unidades
5º Uno --- 122 241 unidades
6º HB20 --- 119 776 unidades
7º Fiesta --- 108 382 unidades
8º Siena --- 106 968 unidades
9º Fox --- 101 339 unidades
10º Sandero --- 95 373 unidades
11º Prisma --- 88 373 unidades
12º Saveiro --- 83 033 unidades
13º Voyage --- 75 137 unidades
14º Corolla --- 63 290 unidades
15º HB20S --- 59 937 unidades
16º up! --- 58 894 unidades
17º EcoSport --- 54 263 unidades
18º Fit --- 53 684 unidades
19º Civic --- 52 255 unidades
20º S10 --- 50 812 unidades
21º Duster --- 48 866 unidades
22º Classic --- 48 397 unidades
23º Cobalt --- 47 055 unidades
24º Logan --- 46 456 unidades
25º Ka --- 43 835 unidades
26º Hilux --- 43 304 unidades
27º Celta --- 42 651 unidades
28º Etios Hatch --- 38 811 unidades
29º Spin --- 36 795 unidades
30º Montana --- 35 731 unidades
31º C3 --- 28 740 unidades
32º Etios Sedan --- 27 605 unidades
33º City --- 24 730 unidades
34º March --- 24 650 unidades
35º Punto --- 24 647 unidades
36º Cruze Sedan --- 24 506 unidades
37º Ranger --- 24 134 unidades
38º Fiorino --- 23 818 unidades
39º 208 --- 23 520 unidades
40º Focus --- 21 859 unidades
41º L200 --- 20 558 unidades 
42º Clio --- 20 301 unidades
43º Tucson --- 18 176 unidades
44º Amarok --- 17 849 unidades
45º Cruze Sport6 --- 17 049 unidades
46º Idea --- 16 775 unidades
47º Golf --- 16 118 unidades
48º Versa --- 15 400 unidades
49º ix35 --- 15 315 unidades
50º Pajero --- 14 747 unidades

Ranking Nacional - 25 mais vendidos

1º Gol --- 24 150 unidades
2º Palio --- 22 958 unidades 
3º Onix --- 17 951 unidades
4º Strada --- 13 343 unidades
5º HB20 --- 12 921 unidades
6º Sandero --- 12 911 unidades
7º Ka --- 12 720 unidades
8º Uno --- 10 269 unidades
9º Prisma --- 9549 unidades
10º Fox --- 9523 unidades
11º Saveiro --- 9449 unidades
12º Corolla --- 7587 unidades
13º HB20S --- 7361 unidades
14º Fiesta --- 6900 unidades
15º up! --- 5702 unidades
16º Voyage --- 5630 unidades
17º Logan --- 5407 unidades
18º Cobalt --- 4980 unidades
19º Celta --- 4794 unidades
20º City --- 4686 unidades
21º Classic --- 4506 unidades
22º Civic --- 4262 unidades
23º Ka+ --- 4199 unidades
24º Etios Hatch --- 4182 unidades
25º Spin --- 3231 unidades

Ranking Piauiense - 25 mais vendidos

1º Palio --- 491 unidades
2º Gol --- 354 unidades
3º Siena --- 257 unidades
4º Strada --- 256 unidades
5º Classic --- 155 unidades
6º Onix --- 144 unidades
= Uno --- 144 unidades
8º Corolla --- 143 unidades
9º Saveiro --- 138 unidades
10º Prisma --- 137 unidades
11º Ka --- 110 unidades
12º S10 --- 98 unidades
13º Hilux --- 91 unidades
14º Sandero --- 90 unidades
15º HB20 --- 75 unidades
16º Voyage --- 72 unidades
17º HB20S --- 61 unidades
18º EcoSport --- 59 unidades
19º Cobalt --- 57 unidades
20º Etios Sedan --- 56 unidades
21º Clio --- 52 unidades
22º Fox --- 50 unidades
23º Ka+ --- 48 unidades
24º Logan --- 45 unidades
= up! --- 45 unidades

Ranking teresinense - 25 mais vendidos

1º Palio --- 331 unidades – 67,4% das vendas piauienses

2º Gol --- 209 unidades – 59% das vendas piauienses
3º Siena --- 162 unidades – 63% das vendas piauienses
4º Strada --- 106 unidades – 41,4% das vendas piauienses
5º Classic --- 104 unidades – 67,1% das vendas piauienses
= Prisma --- 104 unidades – 75,9% das vendas piauienses
7º Corolla --- 103 unidades – 72% das vendas piauienses
8º Onix --- 96 unidades – 66,7% das vendas piauienses
9º Ka --- 84 unidades – 76,4% das vendas piauienses
10º Uno --- 80 unidades – 55,5% das vendas piauienses
11º Saveiro --- 79 unidades – 57,2% das vendas piauienses
12º Sandero --- 76 unidades – 84,4% das vendas piauienses
13º S10 --- 66 unidades – 67,3% das vendas piauienses
14º Hilux --- 60 unidades – 65,9% das vendas piauienses
15º HB20 --- 58 unidades – 77,3% das vendas piauienses
16º Etios Sedan --- 52 unidades – 92,8% das vendas piauienses
17º HB20S --- 50 unidades – 81,9% das vendas piauienses
18º Voyage --- 45 unidades – 62,5% das vendas piauienses
19º Cobalt --- 43 unidades – 75,4% das vendas piauienses
20º Clio --- 41 unidades – 78,8% das vendas piauienses
= EcoSport --- 41 unidades – 69,5% das vendas piauienses
22º Logan --- 40 unidades – 88,9% das vendas piauienses
23º Etios Hatch --- 39 unidades - N/A
24º Duster --- 37 unidades – 92,5% das vendas piauienses
25º Fiesta --- 34 unidades - N/A
= up --- 34 unidades – 75,5% das vendas piauienses

Comentários