Piocerá 2015: os veículos do rali


A cidade de Teresina (PI) recepciona os competidores da vigésima-oitava edição do Rally Piocerá, que como o nome denota, parte do Piauí e termina no Ceará, ocorrendo nos anos ímpares, enquanto o Cerapió, no sentido inverso, acontece nos anos pares. O evento reúne participantes das mais diversas partes do Brasil (além dos Estados que sediam o rali, há carros do Rio de Janeiro, Maranhão, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Pará, Pernambuco...). Confira abaixo o cronograma da expedição:

Teresina a Pedro II (Piauí) - 27 de janeiro
Pedro II a Crateús (Ceará) - 28 de janeiro
Crateús a Quixadá (Ceará) - 29 de janeiro
Quixadá a Beberibe (Ceará) - 30 de janeiro


A principal novidade desta edição é o grande número de unidades participantes do novo Troller T4, lançado em 2014. O jipe traz nova carroceria em fibra de vidro, motor 3.2 cinco-cilindros Turbodiesel de 200 cavalos e 48 kgfm de torque a 1750 rpm (um incremento de 35 cv e 9,3 kgfm; é o mesmo motor da Ford Ranger), câmbio manual de seis marchas e tração 4x2, 4x4 ou 4x4 reduzida.


Seu interior, menos rústico, também tem inspirações na Ranger, no volante, quadro de instrumentos e comandos do ar-condicionado. O acabamento é simples, para facilitar manutenção e limpeza após um uso radical fora-de-estrada. Traz bancos de couro, seletor giratório de tração, Rádio Double-DIN Kenwood, direção hidráulica com ajuste de altura, computador de bordo e freios ABS. Fica devendo os airbags, aproveitando-se de uma brecha na legislação brasileira (e, antes que digam que as bolsas infláveis atrapalham no uso off-road, em alguns modelos há uma chave de desativação para evitar seu acionamento involuntário). 


Curiosamente, diversos pilotos guardaram o estepe no banco traseiro, visando expor o pneu sobressalente ao menor risco possível: galhos e colisões traseiras podem comprometer o estepe e prejudicar a viagem.

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Tão numeroso quanto o Troller é o Mitsubishi TR4 - boa parte de suas unidades com preparação específica para ralis (veja o interior abaixo, bruto, rústico e sistemático). O jipe de entrada da linha Pajero (que teve sua produção em Catalão, Goiás, encerrada em dezembro de 2014) conta originalmente com motor 2.0 Flex de 135 cavalos com gasolina e 140 cv com etanol.

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O Troller T4 "tradicional" também esteve onipresente, em suas diversas variações ao longo do tempo: entre 2001 e 2005, era movido pelo motor 2.8 MWM, substituído pelo 3.0 Eletronic de 132 cavalos. A Ford comprou a fábrica cearense e em 2008 reestilizou o T4, alterando painel, faróis, grade e motor, que passava a render 165 cv.

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Outros modelos de boa aptidão off-road, como Suzuki Jimny, Mitsubishi Pajero Full 3D e Chevrolet Tracker participam dos "briefings".

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Os quadriciclos também são destaque no Rally Piocerá: entre os modelos presentes, Polaris RZR XD 1000 e Can-Am Maverick (acima) e Outlander.

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Motos e bicicletas comparecem em peso ao Piocerá, acompanhadas dos carros de apoio (a grande maioria picapes, como L200 Triton, Hilux, S10 e Amarok).

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Discretamente, a fabricante chinesa de caminhões Foton anuncia a chegada de sua concessionária no Piauí em 2015. O modelo Aumark 3.5-11T traz motor 2.8 Cummins Turbodiesel e câmbio de cinco marchas da ZF, além de ar-condicionado e freios ABS de série.

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