Renault Twizy recebe homologação para o Brasil



O Renault Twizy, compacto elétrico à venda em 35 países, agora está homologado no Brasil pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A  resolução do órgão classifica o Twizy como sendo um quadriciclo, permitindo a circulação estritamente urbana. Assim, ele poderá ser emplacado e comercializado em território nacional. O modelo acomoda duas pessoas (uma sentada atrás da outra) e possui singelos 2,33 metros de comprimento e 1,18 metro de largura. Seu conjunto elétrico fornece o equivalente a 20 cavalos, que lhe proporcionam autonomia de aproximadamente 100 quilômetros.



Atualmente, a Renault oferece no exterior quatro opções de carros elétricos (Zoe, Kangoo Z.E, Fluence Z.E e Twizy), liderando em aliança com a Nissan o mercado de veículos movidos a bateria, com mais de 274 mil veículos vendidos.



Atualmente, duas unidades do Twizy rodam por praças e parques de Curitiba: a Renault e a prefeitura da capital do Paraná estabeleceram parceria para órgãos como Guarda Municipal, Setran e Centro Móvel de Informações Turísticas utilizarem unidades do Zoe e do Kangoo Z.E.. São mais de 130 unidades da gama Z.E. circulando no Brasil, destinadas à instituições e empresas que desenvolvem projetos voltados ao uso e disseminação de veículos elétricos.



Em 2013, Itaipu e Renault assinaram um acordo prevendo a montagem de 32 Twizy a partir de 2014 no Centro de Pesquisa Desenvolvimento e Montagem de Veículos Elétricos de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR). Os veículos, que chegaram semi-desmontados, são utilizados exclusivamente para estudos e trabalhos internos, dentro dos limites do complexo hidrelétrico.


Comentários