Audi inicia aplicação de combustível sintético e-gas na linha g-tron


Durante o Salão de Genebra, a Audi anuncia a disponibilidade do combustível sintética e-gas, que irá abastecer, inicialmente, o A3 Sportback g-tron. Os proprietários do modelo poderão abastecer com e-gas pelo preço normal do gás natural, com o qual também é preparado para rodar. As emissões de CO2 com o e-gas poderão ser reduzidas em 80%. Durante o segundo semestre de 2017, a marca irá ampliar a oferta para outros dois modelos: o A4 Avant g-tron e o A5 Sportback g-tron.


Comparado com um modelo movido a gasolina equivalente, o Audi g-tron reduz as emissões de CO2 em cerca de 80%. A gasolina e-gas é produzida usando energia renovável proveniente da água e dióxido de carbono, ou de resíduos orgânicos como palha e resíduos de plantas. Durante sua produção, o Audi e-gas libera exatamente a quantidade de CO2 que é emitida pelo carro durante a combustão. Para incentivar o uso do novo combustível, os clientes que encomendarem o A3 Sportback g-tron até 31 de maio de 2018 terão acesso ao suprimento desse combustível por três anos.


A Audi obtém o e-gas a partir de sua própria instalação de energia em Werlte, cidade localizada no estado da Baixa Saxônia. O processo usa principalmente eletricidade verde para operar três eletrolisadores, que separam o oxigênio e o hidrogênio da água. No processo de metanização que se segue, o hidrogênio reage com CO2. Isso produz metano sintético – o Audi e-gas. O combustível alimenta a rede europeia de gás natural comprimido e substitui a quantidade de gás natural que o modelo g-tron consome no New European Driving Cycle (NEDC).


Cartões de abastecimento não são mais usados como opção de pagamento. Em vez disso, a Audi calcula a quantidade utilizada com base em dados coletados dos carros. A TÜV SÜD, empresa alemã de testes e certificações, monitora e valida o processo. Clientes que possuem carros da linha Audi g-tron recebem um documento que confirma que os carros estão sendo abastecidos com o Audi e-gas e informa sobre a certificação.


A família de modelos g-tron continuará a crescer neste ano. Além do A3 Sportback g-tron, a Audi terá em breve mais modelos movidos a gás natural no mercado. Tanto a A4 Avant g-tron quanto o A5 Sportback g-tron terão motor 2.0 TFSI de 170 cavalos. O módulo de abastecimento, que consiste em quatro tanques de gás com uma capacidade total de 19 quilogramas e um tanque de gasolina de apenas 25 litros, permite um alcance de até 500 quilômetros rodando somente com gás. No modo combinado, a autonomia pode chegar a 950 km.



Comentários